Teste Fanático: ASUS Geforce GTX 950 Strix

Teste Fanático: ASUS Geforce GTX 950 Strix

Em agosto deste ano, a ASUS anunciou a Geforce GTX 950 Strix, placa de vídeo baseada na GPU Geforce GTX 950, da Nvidia, e indicada para aqueles que gostam de jogar games do estilo MOBA, como League of Legends e Dota. Com tecnologias exclusivas e componentes de alta qualidade, a placa entrega alto desempenho, confiabilidade e durabilidade.

Como sempre, a ASUS criou um projeto muito bonito para a placa, com as duas ventoinhas remetendo aos olhos de uma coruja. Bonito e eficiente. Além do design moderno, a GTX 950 Strix traz soluções que deixam a placa mais silenciosa e refrigerada, com velocidade de clock mais alta e, tudo isso, com um consumo menor de energia.

Tecnologia Auto Extreme e componentes Super Alloy Power II

Essa placa foi uma das primeiras a ser fabricada a partir de uma nova tecnologia de fabricação da ASUS chamada Auto Extreme. Com essa tecnologia, a montagem das placas passou a ser totalmente automatizada, eliminando a participação humana durante o processo e aumentando o nível de precisão para soldar peças minúsculas, por exemplo. Esse novo método também permite que a ASUS faça testes mais rigorosos no produto e uma inspeção de qualidade mais detalhada.

 

E os componentes utilizados são Super Alloy Power II. Além de durarem por mais tempo, eles entregam uma melhor eficiência energética, menor temperatura e redução dos ruídos elétricos.

ASUS Geforce GTX 950 Strix componentes

 

DirectCU II

A tecnologia DirectCU II, exclusiva da ASUS, consegue fazer com que a dissipação do calor seja mais eficiente, deixando a placa 20% mais refrigerada que o modelo de referência. Como ela faz isso? A DirectCU II faz com que a GPU esteja em contato direto com os heat pipes, que são os tubos responsáveis pela transmissão do calor para longe do chip. Sem falar nas ventoinhas, que com suas hélices em formato de asa fazem a dissipação do calor ser ainda mais eficiente. E quando você não puder fazer barulho e o jogo não precisar de um processamento elevado, é possível fazer com que as ventoinhas parem de girar, diminuindo o ruído a 0db.

ASUS Geforce GTX 950 Strix

GPU Tweak II

Com essa ferramenta, o usuário pode tirar melhor proveito do desempenho da placa. O GPU Tweak II permite ajustar as velocidades de clock da GTX 950 Strix e selecionar três modos. Numa interface super fácil de mexer, é possível escolher uma velocidade de até 1329MHz no modo gaming. Quem gosta de fazer overclock também vai ter acesso a opções mais avançadas.

O utilitário vem acompanhado de uma licença premium de 14 dias do XSplit Gamecaster. Com essa licença, os usuários vão poder fazer streaming das suas jogatinas ou gravar as partidas através de um programinha super intuitivo.

Eficiência Energética

A GPU que equipa a GTX 950 Strix foi desenvolvida com base na nova arquitetura Maxwell, da Nvidia. Um dos benefícios dessa arquitetura é a capacidade de oferecer uma melhor relação entre desempenho e consumo de energia. Esse modelo da ASUS tem um consumo de 90W, o que não exige uma fonte tão forte. A alimentação pode ser feita por a partir de um modelo de 350W.

Unboxing

Especificações

GPU

Nvidia Geforce GTX 950

Memória de Vídeo

2GB GDDR5

Padrão de conexão

PCI Express 3.0

OpenGL

OpenGL 4.5

Clock da GPU

Modo OC – GPU Boost: 1355MHz, GPU Base: 1165MHz

Modo Gaming – GPU Boost: 1329MHz, GPU Base: 1140MHz

CUDA Core

768

Clock da memória

6610MHz

Interface de memória

128-bit

Interface

1 Display Port, 1 DVI-I, 1 DVI-D, 1 HDMI. Traz suporte a HDCP

Dimensões

22 x 12,5 x 4 centímetros

Desempenho

Apesar de ser direcionada para games do estilo MOBA, a ASUS Geforce GTX 950 Strix mandou bem até mesmo em jogos medalhões como GTA V, The Witcher 3 e Battlefield 4. Todos eles rodando em Full HD. Confira o que eu tô falando no vídeo abaixo.

E esses games exigem bastante da placa. Se o desempenho nesses títulos já foi alto, imagine em Dota, League of Legends e outros games MOBA. Os gráficos abaixo mostram um comparativo entre a placa da ASUS e a placa de referência da Nvidia. Quanto maiores os números, melhor. Eles mostram a média de FPS em cada um dos jogos. Em The Witcher, mesmo com a placa referência overclockada, a Strix se saiu melhor.

Gráficos

Disponibilidade e Preço

A ASUS GeForce  GTX 950 Strix está disponível para compra nos distribuidores da ASUS pelo preço sugerido de R$1.200,00.

O que achou da placa de vídeo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo 🙂

Comentários

comments

Share this: