Teste Fanático: ZenFone 3 Zoom

Teste Fanático: ZenFone 3 Zoom

Lançado oficialmente no Brasil durante o ASUS OnBoard 3, o novo ZenFone 3 Zoom surpreende ao vir com duas câmeras traseiras e bateria de 5000mAh. Estamos com o aparelho desde o evento de anúncio e agora você pode conferir abaixo a análise que fizemos do aparelho. Acomode-se e aperte o play!

Câmera

A câmera do Zenfone 3 Zoom traz vários recursos. O principal, sem dúvida, é a combinação de duas câmeras traseiras de 12 megapixels. Uma é a principal e a outra é a responsável pelo zoom. A principal traz uma lente grande angular, que captura mais do ambiente, e abertura de f/1.7. Pra quem não entende muito sobre de abertura, quanto menor for o número, maior é a abertura. E quanto maior a abertura, mais luz consegue ser capturada pelo sensor da câmera. Então aqui a gente já tem uma característica que permite fazer fotos melhores em ambientes com baixa luminosidade. Para se ter uma comparação, normalmente os smartphones têm abertura de f/2.2 ou 2.0.

Mas além da abertura, a câmera traz também lente de seis elementos e um sensor da Sony que auxiliam nesse processo de capturar mais luz. Esse sensor possui pixels de 1,4 micrômetros (ou microns, como tbm são chamados), bem maiores que o normal. E sendo maiores, eles captam mais luz. O Zenfone sempre fez fotos muito boas nessa situação com o modo pouca luz, que é um recurso do software. Mas agora, com o zenfone 3 zoom, essa é uma característica que está presente também no hardware, no módulo da câmera, além do software. E o resultado fica muito bom, como vocês podem ver nessa imagem em pouca luz que eu fiz com o aparelho.

Bom, eu falei, então, da câmera principal. A outra câmera é responsável por entregar o zoom óptico de 2,3 vezes. Isso é muito legal, porque eu consigo aproximar de algo que tá mais ou menos longe, e a foto sai como se eu estivesse próximo do objeto, porque a qualidade é a mesma, olha só esses exemplos que eu tenho aqui:

Sem zoom

Com Zoom óptico de 2,3X

E além do Zoom óptico, tem também o zoom total de até 12X, que aproxima ainda mais, porém a qualidade é um pouco reduzida se compararmos com o zoom óptico. Mesmo assim, o pós processamento do Zoom é muito bom e consegue gerar imagens melhores que outros aparelhos nessas condições.

Zoom digital de 7X

Zoom digital de 12X

As cores das imagens do Zenfone 3 zoom são fieis, nítidas e com um bom contraste, inclusive na hora de filmar. Isso acontece porque a câmera vem com uma tecnologia chamada deep trench isolation que impede que a luz capturada por um pixel interfira nos outros. Assim as cores não se misturam e a gente tem uma imagem fiel. E um sensor de correção de cores abaixo da câmera serve para identificar o tipo de luz e faz com que o balanço de branco seja mais preciso, entregando imagens mais naturais e realistas. Ainda tem bastante aparelho por aí que se perde no balanço de branco e entrega imagens azuladas, por exemplo. Isso não aconteceu com o Zenfone 3 zoom nas fotos que tiramos.

Outro detalhe que eu reparei na câmera do Zenfone 3 zoom , é a velocidade que o aparelho foca numa imagem. É muito rápido. A tecnologia por trás disso é chamada de autofoco tritech plus. Ela é capaz de focar em apenas 3 centésimos de segundo. Durante o uso eu consegui perceber que o foco acontece muito rápido mesmo. Assim não tem perigo de tirar uma foto desfocada, algo que costuma acontecer em outros aparelhos quando você fotografa com pressa, pra não perder algo. E além de ter se mostrado bem rápido, ele também consegue manter o foco em objetos que estão se movimentando. Assim a gente não precisa refazer o foco quando o objeto que você quer fotografar se move.+

Outro ponto que eu preciso destacar é a estabilização da câmera do Zenfone 3 zoom. Ela surpreendeu. Eu coloquei o aparelho da ASUS lado a lado com o Moto Z Play pra nós termos uma ideia. Assista à análise e repare como o Zenfone 3 zoom estabiliza a imagem e dá uma sensação muito mais suave no deslocamento. Não fica tremida. Além disso, o zenfone 3 zoom consegue gravar vídeos até na resolução 4K. Outra possibilidade, também, é filmar em Full HD a 60 frames por segundo.

Essa estabilização usada na hora de gravar vídeos é a eletrônica. Mas o Zenfone 3 zoom traz também estabilização óptica, pra fotografar, e funciona muito bem. Ao fotografar com o zenfone 3 zoom as fotos não saíram tremidas ou borradas, já que esse sistema funciona compensando o movimento natural das mãos.

Uma novidade da linha zenfone que vem com esse modelo aqui é a possibilidade de capturar fotos em formato RAW no modo manual, que é um formato cru, digamos assim. Ele não tem compressão ou perda de qualidade e mantém todos os dados da foto sem qualquer alteração. Vai ser possível tirar fotos nesse formato assim que o aparelho receber a versão 7.0 do android, a nougat.

Além disso, o modo manual permite alternar entre as duas lentes, alterando assim a distância focal. Ele permite que a gente escolha se quer fotografar com a grande angular de 25mm, pegando mais do ambiente, ou com a câmera zoom de 59mm, pra aproximar mais de um objeto, focando nele e não em toda a cena.

Opções do modo manual

O modo manual é bem completo. Ele dá a opção, ainda, pra mexermos em cada detalhe da foto, como balanço de branco, ISO, compensação de exposição, velocidade do obturador que pode ser de até 32 segundos pra tirar fotos no estilo light painting, foco… E ele exibe essas informações na tela, pra ajudar na hora de fotografar e você ter um controle maior das configurações manuais.

A qualidade das imagens é também é alta ao fotografar com a câmera frontal de 13 megapixels. Ela vem acompanhada de flash na tela, quando a tela emite um branco bem forte na hora de fotografar, e os vários modos da câmera já conhecidos, como o embelezamento, selfie panorama… enfim, aqueles modos legais da câmera do Zenfone.

Design

A primeira impressão ao pegar o Zenfone 3 Zoom na mão é a sua leveza. Pra um aparelho de 5,5” polegadas, ele é bem leve, pesando apenas 170 gramas. E também é fino, com 7,9 milímetros. Essas medidas dão uma pegada segura e confortável ao aparelho.

O acabamento dele é de qualidade, em metal que vai de borda a borda do aparelho. Ele também possui essas linhas metálicas na parte de cima e de baixo da parte traseira, ao redor da câmera e do leitor de digitais que dão um aspecto mais sofisticado ao aparelho. Essa linha também contorna a parte da frente do aparelho. Na lateral temos os botões de volume e desligar, e na outra o slot pra cartão sim e micro SD. Lembrando que ao utilizar micro SD, o slot pro segundo cartão sim fica comprometido.

Na parte superior temos apenas esse furinho aqui, que deve ser um microfone, e na parte inferior temos alto-falante, entrada USB tipo-c e conector pra fone de ouvido.

A cor que eu recebi aqui pra testes é a preta, mas o Zenfone 3 zoom também vai estar disponível nas cores prata e rose gold. Eu cheguei a ficar com o zenfone 3 zoom prata por um tempo e ele é muito bonito também.

A tela do Zenfone 3 zoom tem cinco polegadas e meia e resolução Full HD. E uma novidade desse modelo é o painel AMOLED, que entrega cores mais fieis, com alto contraste além de consumir menos energia que outros tipos de tela, já que os pixels só acendem quando necessário. Além disso, o brilho também é alto, com 500 nits. Isso significa que ao usar o smartphone sob a luz do sol, por exemplo, é possível visualizar bem o conteúdo da tela.

Para proteção da tela, o Zenfone 3 zoom traz vidro Gorilla Glass 5 no formato 2.5D. É a proteção Gorilla Glass mais recente disponível no mercado, e ela possui uma curvatura nas bordas que dá uma proteção maior em caso de queda e batidas.

E algo que a ASUS tem feito muito bem, e nós sempre lembramos aqui, é a relação entre o corpo do aparelho e o tamanho da tela. Em números, o Zenfone 3 Zoom tem tela que ocupa 76,5% do corpo do smartphone. Um aproveitamento melhor que do iPhone 7 Plus, por exemplo . Isso faz com que o Zenfone tenha bordas menores e, consequentemente, um corpo menor, tornando a pegada mais segura e confortável. Outro aspecto que ajuda muito a segurar firme esse aparelho, é o acabamento arredondado nas extremidades!

Desempenho

O Zoom vem equipado com o mesmo processador do Zenfone 3. É um snapdragon 625 de oito núcleos que entrega alto desempenho ao rodar jogos e aplicativos mais pesados. Durante o uso, não se percebe nenhum tipo de travamento ou lentidão. E mesmo entregando alto desempenho, ele consome menos energia que as gerações passadas desse processador graças à estrutura FinFET sob a qual ele foi desenvolvido e arquitetura de 10nm.

O processador gráfico também é o Adreno 506. Além dos jogos rodarem rapidamente, sem travamentos, a qualidade gráfica deles também é muito boa graças a esse chip. Podemos comparar, inclusive, à qualidade que nós vemos em computadores desktop.

Na parte de memória RAM, o Zenfone 3 zoom está disponível em versões de 3 ou 4GB. Essa versão que eu tenho aqui é de 4GB e a transição entre aplicativos se mostrou muito rápida, assim como a inicialização deles.

O alto-falante do Zenfone 3 zoom também entrega alto desempenho. O volume é alto, os tons graves são bem definidos e a distorção do áudio é mínima. Uma coisa legal é que o zenfone 3 zoom é compatível com áudio Hi-Res – um formato de baixa perda. Isso quer dizer que é o formato digital mais próximo da gravação original.

Outro aspecto legal do audio é que ele é compatível com a tecnologia DTS Headphone X 7.1, que cria uma experiência virtual de 7 canais de áudio. Na prática, você tem uma experiência de que o som está vindo de diversos lugares. Fica algo mais realista, imersivo. É bem legal.

Autonomia

Com uma bateria de 5000mAh, o Zenfone 3 zoom entrega autonomia de até dois dias em uso moderado e de um dia inteiro de uso intenso. Em dias que eu usei apenas redes sociais pra dar uma checada nas notificações, whatsapp e aplicativo de músicas, a bateria durou dois dias tranquilo. Já nos dias em que, além disso tudo, eu também joguei bastante, eu tirei o celular da tomada de manhã e só precisei recarregar na manhã do outro dia. Ele aguentou bem o tranco.

Outra possibilidade dessa bateria que eu acho muito legal é o que a ASUS chama de Carregamento Reverso. Eu posso usar o zenfone 3 zoom como um carregador portátil pra outros dispositivos. Pra isso, é só ter um cabo OTG. Numa ponta, você tem a entrada USB Tipo-c e na outra uma USB que a gente chama de “fêmea”, na qual vai ser conectado o outro aparelho. Conexão feita, o zenfone 3 zoom vai transferir parte da energia da sua bateria pro outro aparelho. É bem legal. Dá para salvar um amigo numa emergência!!!

Leitor de Digitais

O leitor de digitais do Zenfone 3 zoom funciona muito bem. Ele lê a digital rapidamente e é capaz de reconhecer até 5 dedos, em 360º. Então não importa como eu coloque meu dedo, que ele vai ler. Com ele eu consigo desbloquear o aparelho rapidamente e é possível usar em outros apps que pedem senha, como apps de banco, por exemplo. Aos poucos, mais e mais aplicativos estão trazendo a biometria como uma opção à senha de números.

E o zenfone 3 zoom permite configurar o sensor de digitais pra executar outras funções também. É possível atender chamadas, abrir a câmera e tirar fotos dando alguns toques no leitor. Então ele não fica limitado a desbloquear o aparelho e autenticar em apps. Tem outras funções também.

ZenUI

O ZenFone 3 Zoom vem equipado com Android Marshmallow, com garantia de atualização para o Android Nougat, e interface exclusiva da ASUS, a ZenUI 3.0. Essa interface traz alguns recursos que deixam a usabilidade do sistema mais prática. Uma delas é o ZenMotion, que permite desbloquear e bloquear a tela com dois toques. É ideal pra quando o zenfone está em cima da mesa, por exemplo, e você não tem acesso ao leitor de digitais. Além disso, esse recurso permite utilizar gestos com a tela desligada para acionar alguns comandos. Como fazer um C pra abrir a câmera, W para o navegador. Você escolhe o que cada comando faz nas configurações.

Além disso, o Zenfone vem com dois recursos bem legais, que vale a pena citar. Um deles é o Game Genie, que faz gravação local ou transmissão online de gameplays. É uma ferramenta bem legal, que funciona muito bem e permite transmitir tanto no youtube quanto no twitch. E outra é o ASUS Mobile Manager, um aplicativo que te ajuda a gerenciar o zenfone. Ele permite escolher perfis de uso de bateria, limpar apps indesejados, limpar a memória e até armazenamento. É uma ferramenta bacana pra você ter um diagnóstico, digamos assim, do seu zenfone e a partir daí executar comandos que melhoram o desempenho do aparelho.

Conclusão

Vamos agora ao preço do aparelho. O Zenfone 3 zoom está sendo vendido na loja online da ASUS nas versões de 32, 64 e 128GB por a partir de R$1899. É um valor bastante competitivo, com uma boa relação entre custo e benefício.

Comentários

comments

Share this: