A ASUS Republic of Gamers (ROG) anunciou hoje o novo notebook gamer Zephyrus G14, que traz uma potência sem precedentes, a um formato ultrafino de 14 polegadas.
Os engenheiros da ROG continuam a redefinir o que é possível na categoria de ultrafinos gamers. Fazer com que os componentes de ponta atinjam os níveis de desempenho máximos é um desafio em uma máquina tão pequena. Apesar de ter um chassi com menos de 20 mm de espessura, o Zephyrus G14 personalizou, cuidadosamente, o resfriamento que traz o melhor de seus novos processadores mobiles AMD Ryzen 4900HS, construídos na inovadora arquitetura de núcleo “Zen 2”, combinada com a tecnologia de processo de 7nm até um GPU NVIDIA GeForce RTX 2060.
Os usuários podem otimizar para jogos ou atividades criativas com uma escolha entre telas de altas atualização e resolução, ambas com cores validadas PANTONE e tecnologia de sincronização adaptável.
Mais de 10 horas de vida útil da bateria e capacidade de carregar a partir de carregadores portáteis Type-C compatíveis tornam o G14 extremamente portátil. O estilo sutil da cor Eclipse Grey é limpo e profissional, acentuando um design versátil e repleto de recursos premium que aprimoram o uso diário. A tela AniMatrix opcional aprofunda a personalização, permitindo aos usuários mostrar gráficos, animações e outros efeitos personalizados em mais de mil mini LEDs embutidos na tampa.
Muito compacto, menor do que as alternativas de 15 polegadas, o G14 cabe, facilmente, em bolsas e mochilas convencionais para laptop. O sistema tem apenas 17,9 mm de espessura e 1,7 kg.
Para manter o notebook leve e forte, os reforços em formato sextavado sob o apoio para as mãos adicionam resistência com o mínimo de material extra. O deck de liga de magnésio-alumínio é resistente a impressões digitais, para um polimento profissional. Alta resistência e baixo peso tornam o alumínio ideal para a tampa, cujo design é produzido por um processo de fresagem CNC que coloca 6.536 perfurações precisas no painel externo.
O splash do ROG na tampa ganha vida com o display AniMatrix. Este display utiliza 1.215 mini LEDs para dar aos jogadores um novo meio de expressar à sua individualidade. Cada LED emite um brilho branco com 256 níveis de controle de brilho.
Os usuários podem importar GIFs animados e outros gráficos, criar animações personalizadas quadro a quadro e digitar mensagens de texto com fontes diferentes. As visualizações reagem à música e outros tipos de áudio, criando uma plataforma única para DJs e outros artistas.
Aperfeiçoar o display AniMatrix foi um marco significativo no projeto G14. Foram necessárias 15 iterações para criar a máscara que distribui, uniformemente, a luz de cada LED. O alinhamento desta camada de difusão deve ser perfeito para obter o efeito ideal, especialmente, porque as luzes individuais são retangulares, ao invés de quadradas. Os engenheiros da ROG também tiveram o cuidado de equilibrar o número de mini LEDs para minimizar o calor, o hardware do controlador e os requisitos de energia.
O Zephyrus G14 vem com a GeForce RTX 2060 turbinada por ROG Boost, até 1285 MHz a 65W. A placa gráfica é baseada na mais recente arquitetura NVIDIA Turing, que combina núcleos dedicados para sombreamento programável, rastreamento de raios em tempo real e inteligência artificial. Essa combinação permite iluminação aprimorada, sombras mais realistas e outros efeitos no jogo, e, também, oferece uma variedade de recursos de computação para acelerar cargas de trabalho exigentes, como criação de conteúdo, modelagem 3D e aprendizagem profunda.
O codificador de vídeo dedicado de Turing é amplamente responsável pela capacidade do G14 de jogar e transmitir de maneira simultânea. O hardware especializado permite maior qualidade de stream com impacto mínimo no desempenho e é compatível com Open Broadcaster Software (OBS), uma ferramenta de captura popular entre criadores emergentes e aspirantes a streamers Twitch.
O G14 oferece traz uma tela Full HD mais rápida, que vai até 120Hz. Telas menores de notebook, geralmente, não estão disponíveis com taxas de atualização mais altas, mas a ROG trabalhou, em conjunto com fornecedores de painel, para criar novos monitores de 14 polegadas, capazes de acompanhar. A tela de 120Hz dobra a velocidade de telas de notebooks tradicionais para uma ação mais suave e de alta intensidade.
A tecnologia de sincronização adaptável adiciona outro nível de suavidade, ao coordenar a entrega de quadros entre a GPU e a tela. O desempenho do jogo tende a variar, de acordo com as demandas do título e do cenário. A maioria das telas é atualizada em uma taxa consistente, o que cria problemas quando os novos quadros não estão prontos no momento certo. A tecnologia de sincronização adaptável faz o alinhamento entre a taxa de atualização da tela com a de quadros da GPU, a fim de eliminar o rasgo visual, que pode arruinar a imersão, e, também, minimizar a trepidação e o atraso de entrada.
Embora a tecnologia de sincronização adaptativa exista há anos, ela ganha maior funcionalidade com os novos processadores móveis AMD Ryzen™ série 4000. Seus gráficos integrados Radeon™ permitem que a taxa de atualização variável de sincronização adaptativa funcione com monitores e dispositivos habilitados para essa tecnologia.
O monitor é calibrado de fábrica com PANTONE e validados para garantir que os criadores obtenham a precisão de cores que desejam. As telas do tipo IPS têm ângulos de visão amplas e cobrem 100% da faixa sRGB. Elas são emolduradas por engastes excepcionalmente finos, criando uma proporção expansiva de 85% da tela para o corpo.
A ROG trabalhou em parceria com a AMD para criar uma série exclusiva, especificamente, para chassis menores. O Zephyrus G14 usa uma CPU especial que gera menos calor, permitindo um nível de desempenho sem precedentes para um chassi tão compacto. A tecnologia de ponta, no processo de produção de 7nm, coloca até 8 núcleos e 16 threads para passar por cargas de trabalho exigentes, mas são ajustados para tornar as térmicas mais gerenciáveis. Ainda há bastante poder para aplicativos exigentes, como edição de vídeo e renderização 3D, e para multitarefa pesada, como mixar jogos com streaming, gravação e bate-papo.
Com o poderoso processador de 8 núcleos e até 16 GB de memória DDR4-3200 Dual Channel, o ROG Zephyrus G14 está preparado para as tarefas mais exigentes do dia a dia. Esta memória RAM excepcionalmente rápida tem largura de banda para lidar com estudos simultâneos, streaming e navegação na web sem problemas, com maior desempenho geral e eficiência energética do que as gerações anteriores.
O chassi ultrafino deixa pouco espaço para o fluxo de ar e uma pegada menor torna o G14 ainda mais difícil de manter a temperatura ambiente. Então, os engenheiros térmicos da ROG desenvolveram um recurso exclusivo que ajusta, dinamicamente, a potência disponível para a CPU, com base nas temperaturas da GPU. Ele pode fazer alterações a cada segundo para reagir a picos na utilização da GPU, garantindo um desempenho de jogo ideal para cada condição.
Com a dobradiça ErgoLift que inclina o teclado em um ângulo mais confortável. A parte inferior da tela levanta a parte traseira da máquina quando a tampa é aberta, dando às aberturas na base mais espaço para respirar. O design, também, esconde parte do painel inferior, mas ao fazer isso pode impedir o fluxo de ar pelas portas de exaustão traseiras. Para compensar, as aberturas de ventilação foram cortadas na moldura e a distância até os dissipadores de calor traseiros foi alargada. Como essa folga maior aumenta a profundidade do chassi e torna a dobradiça mais suscetível à pressão para baixo, uma mola mais rígida é usada para aumentar a resistência.
Os exaustores traseiros e as aletas do dissipador de calor são moldados para direcionar o ar para cima, para longe da moldura, e para baixo, em direção às aberturas cortadas nele. Mais duas tomadas alinham os flancos, e todas as quatro são preenchidas com aletas de cobre ultrafinas de 0,15 mm. O perfil delgado permite maior densidade e menor resistência ao ar do que as aletas típicas que têm o dobro da espessura. Existem 209 aletas do dissipador de calor, totalizando 68.868 mm2 de área de superfície. Eles são alimentados por energia térmica, com uma rede de cinco tubos de calor que cobrem a CPU, GPU e VRM, responsáveis por alimentá-los.
A poeira e outras partículas são inevitavelmente sugadas para os ventiladores dos notebooks, mas o resfriamento com autolimpeza evita o acúmulo que pode comprometer o desempenho e a estabilidade com o tempo. Ele usa túneis antipoeira para capturar partículas e direcioná-las para fora da parte traseira do chassi. Como os túneis de tamanho normal ocupam espaço do ventilador, o G14 apresenta túneis mais curtos que abrem espaço para o mesmo tamanho de ventoinha usado nos modelos Zephyrus de 15 polegadas. Esse design personalizado oferece maior fluxo de ar, ao mesmo tempo que mantém uma boa ejeção de poeira, atingindo um equilíbrio melhor para este tamanho de máquina.
Até mesmo as ventoinhas n-Blade são ajustadas para otimizar a acústica no chassi superpequeno. Eles são feitos de um polímero de cristal líquido especial que permite que essas lâminas ultrafinas mantenham sua forma em RPMs elevados. Ao invés de usar 83 pás idênticas, as ventoinhas de n-Blade, no Zephyrus G14, usam 81 pás com comprimento entre 50 mm e 51,2 mm. A borda externa irregular reduz o ruído causado pela turbulência, sem afetar, adversamente, o fluxo de ar e ajuda o G14 a manter o ruído abaixo de 45 dB no modo Turbo.
As velocidades da ventoinha são controladas por um algoritmo inteligente que responde, automaticamente, às mudanças de temperatura. Três modos operacionais habilmente ajustados permitem que os usuários se adaptem, rapidamente, a diferentes cenários usando um atalho de teclado conveniente, enquanto os perfis de cenário alternam perfeitamente entre os modos com base nas preferências definidas pelo usuário, para jogos e aplicativos individuais. Com a velocidade e as frequências de ventoinha mais altas, o modo turbo é o melhor para desempenho máximo. O modo de desempenho atinge um equilíbrio melhor para jogos, enquanto o modo silencioso vai além para reduzir a acústica enquanto são realizados trabalhos mais leves e entretenimento.
A ROG criou o primeiro notebook gamer capaz de ser alimentado por entrada DC ou USB-C, e a tecnologia é perfeita para o portátil Zephyrus G14. Com suporte USB Power Delivery , ele pode lidar com trabalho mais leve, alimentado por um adaptador Tipo C de até 65 W, que é muito menor do que a unidade de 180W, necessária para liberar a GPU.
Se a bateria ficar fraca, o carregamento Tipo-C permite aos usuários estender sua vida, em qualquer lugar, e trabalhar mais onde quer que esteja. Enquanto o Zephyrus G14 está conectado para uma recarga completa, a alimentação USB flui na direção oposta, oferecendo suporte de carregamento rápido capaz de fornecer até 3A para smartphones e outros dispositivos compatíveis.
A porta Tipo-C com USB Power Delivery também é capaz de conectar um monitor externo via DisplayPort 1.4. A porta HDMI 2.0b torna mais fácil jogar ou assistir filmes em monitores e TVs 4K. Há muita conectividade para dispositivos externos por meio de uma porta secundária Tipo-C focada na funcionalidade USB, além de duas portas Tipo-A para equipamentos adicionais. Não são necessários dongles.
O Zephyrus G14 amplia a rede sem fio com conectividade Intel Wi-Fi 6 (Gig+), também conhecida como 802.11ax. Quando emparelhado com um roteador compatível, o Wi-Fi 6 (Gig+) aumenta a largura de banda da interface de pico em até 2,4 Gbps e melhora a eficiência em espaços cheios. Ele, também, reduz a latência, o que significa menos atraso para atividades confidenciais, como jogos online, e expande a capacidade de upstream, o que fornece mais largura de banda para streaming ao vivo.
Apesar das dimensões menores do chassi, o teclado segue as sugestões de notebooks gamers Zephyrus maiores. Os interruptores de tecla com a tecnologia ROG Overstroke atuam no início do curso para uma entrada mais rápida e responsiva, enquanto a tecnologia N-key rollover garante que cada pressionamento seja registrado, mesmo ao inserir várias teclas ao mesmo tempo. As teclas espaçadas imitam os layouts dos computadores de mesa para permitir que os usuários acionem comandos de função, de forma mais intuitiva, e acessem itens essenciais como volume e mudo do microfone instantaneamente com teclas de atalho dedicadas.
Um salto à frente do som surround, Dolby Atmos traz áudio em movimento que flui acima e ao redor dos usuários, com voz mais nítida e maior profundidade, para uma ampla gama de experiências de áudio, e pode, até mesmo, fornecer uma vantagem competitiva para os jogadores. No Zephyrus G14, o Dolby Atmos aprimora a imersão espacial ao oferecer uma experiência de áudio inovadora com som, que move todos os usuários em um espaço tridimensional, seja ouvindo através de fones de ouvido ou alto-falantes embutidos.
O Dolby Atmos também cria um realismo de tirar o fôlego com som otimizado para mais detalhes e volume maximizado, sem distorção dos alto-falantes integrados do G14. Dois tweeters, posicionados acima do teclado, emitem sons de alta frequência diretamente para o usuário, enquanto dois woofers, abaixo deles, oferecem graves profundos amplificados pelo design ErgoLift. Esta configuração de quatro alto-falantes oferece áudio perfeitamente balanceado em todo o espectro. Com essas tecnologias, os usuários podem aumentar o volume de filmes, músicas e jogos, sem perder a clareza ou os detalhes.
O ASUS ROG Zephyrus G14 estará disponível na Loja ASUS a partir de 28 de outubro por R$24.299,00.
Esquenta Black Friday ASUS - Mantendo a tradição de oferecer promoções especiais aos seus consumidores,…
ROG Zephyrus G16 - Hoje eu vou te mostrar um notebook gamer que supera qualquer…
ASUS Zenbook S 14 - Você está pronto para elevar sua experiência de computação a…
Data de lançamento da linha ROG Phone 9 - A ASUS Republic of Gamers (ROG)…
ASUS Zenbook S 14 - Primeiro notebook com Intel Core Ultra Serie 2 no Brasil…
Benefícios da certificação militar - Os consumidores buscam, cada vez mais, aparelhos duráveis, seja para…
Esse website usa cookies