O Windows 11 está disponível oficialmente para computadores compatíveis. A atualização é gratuita e traz algumas novidades interessantes – das quais falaremos nesse post. Também ensinaremos aqui como achar a versão final do sistema operacional da Microsoft para instalar no PC.
A interface do Windows 11, ou seja, o visual que o usuário vê logo de início, teve uma boa mudança comparada ao Windows 10. Por padrão, os botões Iniciar, Busca e Documentos, por exemplo, estarão centralizados na parte inferior da tela, onde fica a barra de tarefas. O menu Iniciar também ganhou uma repaginada, parecendo um launcher de aplicativos mais limpo.
No geral, todo o sistema ganhou um ar mais “clean”, com novos temas para personalização e um aplicativo Configurações totalmente redesenhado, com um design baseado em elementos da linguagem Fluent da Microsoft. Aplicativos pré-instalados no Windows 11, como o Paint, a Calculadora e o Relógio, também foram atualizados com um visual mais moderno e novas funções.
Para quem não gostar dos ícones centralizados, é possível recolocá-los na lateral esquerda neste mesmo app de Configurações. E o Windows 11 traz novos temas de contraste e uma interface atualizada para a tela de seleção de filtros de cor.
Outras mudanças perceptíveis são o novo painel de Widgets e novas opções de distribuição de tela no Windows 11. O sistema operacional agora exibe diferentes opções de layout quando o usuário posiciona o cursor do mouse no botão Maximizar. A quantidade de opções varia dependendo do monitor.
Já os Widgets permitem que o usuário acesse informações como a previsão do tempo, trânsito, notícias e até Entretenimento, que destaca conteúdo da Microsoft Store, em algumas regiões . Os usuários podem adicionar e remover widgets facilmente. Além disso, o aplicativo Chat do Microsoft Teams, que tem um ícone fixo na barra de tarefas por padrão.
Outro serviço que ganhou um novo visual é a Microsoft Store. Agora ela oferece um mecanismo de pesquisa e biblioteca atualizada. A Microsoft Store foi aberta para mais desenvolvedores e também oferece mais apps para desktop, como o navegador Opera, Progressive Web Apps (PWAs) como o editor de vídeos Clipchamp e lojas de terceiros como a Epic Games Store.
O suporte para aplicativos do Android, mencionado pela Microsoft quando o sistema foi apresentado em junho, não está disponível agora. Ele será introduzido em 2022.
O Windows 11 introduz algumas novidades especificamente para quem joga. Ele vem com o aplicativo Xbox pré-instalado e permite que o usuário baixe e jogue os mais de 100 jogos disponíveis como parte do Xbox Game Pass. Mas esse serviço precisa ser assinado.
O suporte para o recurso DirectStorage, que utiliza SSDs NVMe e GPUs com suporte para DirectX 12 para acelerar o carregamento de jogos compatíveis, também está presente. E o Auto HDR, também presente nos consoles Xbox Series X e Xbox Series S, habilita automaticamente o HDR em jogos sem suporte – mas o monitor usado pelo usuário precisa ter suporte ao HDR.
O Windows 11 requer um computador equipado com um dos processadores suportados oficialmente, pelo menos 64GB de espaço livre em disco, 4GB de memória RAM, o chip TPM (Trusted Platform Module) 2.0 e suporte para Inicialização Segura (Secure Boot). Já o Windows 11 Home também precisa estar conectado à internet para concluir o processo de instalação.
Os usuários podem verificar se seus PCs são suportados ou não pelo Windows 11 utilizando a ferramenta Verificação de Integridade do PC (PC Health Check) da Microsoft.
Outra maneira é entrar na aba de atualizações disponíveis do seu sistema Windows da seguinte forma:
Abaixo disso, também deve existir um aviso de “Atualização de recursos para Windows 10, versão 21H1”. É a partir dali que você fará a atualização do seu PC para o Windows 11. Você terá a opção de Baixar e Instalar ou ver o que está incluso no upgrade.
Para mais informações e dicas como essa, acompanhe o ASUS Fanáticos nas redes sociais e também no Youtube!
Esquenta Black Friday ASUS - Mantendo a tradição de oferecer promoções especiais aos seus consumidores,…
ROG Zephyrus G16 - Hoje eu vou te mostrar um notebook gamer que supera qualquer…
ASUS Zenbook S 14 - Você está pronto para elevar sua experiência de computação a…
Data de lançamento da linha ROG Phone 9 - A ASUS Republic of Gamers (ROG)…
ASUS Zenbook S 14 - Primeiro notebook com Intel Core Ultra Serie 2 no Brasil…
Benefícios da certificação militar - Os consumidores buscam, cada vez mais, aparelhos duráveis, seja para…
Esse website usa cookies
Ver comentários
Tenho um zenbook há 5 dias e ele atualizou o Windows hj. Após todo o processo, a screenpad nao está mais funcionando como touch screen. Ela funciona como touchpad e como tela adicional apenas com mouse. Se alguém tiver passado por isso e souber resolver ficaria muito agradecido.
Faz o seguinte, salva seus dados, formata o notebook e baixa os drivers no próprio site da ASUS!
Olá, atualizei meu windows na quarta e o screenpad parou de funcionar. Havia recebido meu Zenbook 14 no sábado dia 23/10. Não sei como resolver.
Você tentou restaurar aos padrões de fábrica?