Lançado oficialmente no Brasil durante o ASUS OnBoard 3, o novo ZenFone 3 Zoom surpreende ao vir com duas câmeras traseiras e bateria de 5000mAh. Estamos com o aparelho desde o evento de anúncio e agora você pode conferir abaixo a análise que fizemos do aparelho. Acomode-se e aperte o play!
A câmera do Zenfone 3 Zoom traz vários recursos. O principal, sem dúvida, é a combinação de duas câmeras traseiras de 12 megapixels. Uma é a principal e a outra é a responsável pelo zoom. A principal traz uma lente grande angular, que captura mais do ambiente, e abertura de f/1.7. Pra quem não entende muito sobre de abertura, quanto menor for o número, maior é a abertura. E quanto maior a abertura, mais luz consegue ser capturada pelo sensor da câmera. Então aqui a gente já tem uma característica que permite fazer fotos melhores em ambientes com baixa luminosidade. Para se ter uma comparação, normalmente os smartphones têm abertura de f/2.2 ou 2.0.
Mas além da abertura, a câmera traz também lente de seis elementos e um sensor da Sony que auxiliam nesse processo de capturar mais luz. Esse sensor possui pixels de 1,4 micrômetros (ou microns, como tbm são chamados), bem maiores que o normal. E sendo maiores, eles captam mais luz. O Zenfone sempre fez fotos muito boas nessa situação com o modo pouca luz, que é um recurso do software. Mas agora, com o zenfone 3 zoom, essa é uma característica que está presente também no hardware, no módulo da câmera, além do software. E o resultado fica muito bom, como vocês podem ver nessa imagem em pouca luz que eu fiz com o aparelho.
Bom, eu falei, então, da câmera principal. A outra câmera é responsável por entregar o zoom óptico de 2,3 vezes. Isso é muito legal, porque eu consigo aproximar de algo que tá mais ou menos longe, e a foto sai como se eu estivesse próximo do objeto, porque a qualidade é a mesma, olha só esses exemplos que eu tenho aqui:
Outro detalhe que eu reparei na câmera do Zenfone 3 zoom , é a velocidade que o aparelho foca numa imagem. É muito rápido. A tecnologia por trás disso é chamada de autofoco tritech plus. Ela é capaz de focar em apenas 3 centésimos de segundo. Durante o uso eu consegui perceber que o foco acontece muito rápido mesmo. Assim não tem perigo de tirar uma foto desfocada, algo que costuma acontecer em outros aparelhos quando você fotografa com pressa, pra não perder algo. E além de ter se mostrado bem rápido, ele também consegue manter o foco em objetos que estão se movimentando. Assim a gente não precisa refazer o foco quando o objeto que você quer fotografar se move.+
Outro ponto que eu preciso destacar é a estabilização da câmera do Zenfone 3 zoom. Ela surpreendeu. Eu coloquei o aparelho da ASUS lado a lado com o Moto Z Play pra nós termos uma ideia. Assista à análise e repare como o Zenfone 3 zoom estabiliza a imagem e dá uma sensação muito mais suave no deslocamento. Não fica tremida. Além disso, o zenfone 3 zoom consegue gravar vídeos até na resolução 4K. Outra possibilidade, também, é filmar em Full HD a 60 frames por segundo.
Essa estabilização usada na hora de gravar vídeos é a eletrônica. Mas o Zenfone 3 zoom traz também estabilização óptica, pra fotografar, e funciona muito bem. Ao fotografar com o zenfone 3 zoom as fotos não saíram tremidas ou borradas, já que esse sistema funciona compensando o movimento natural das mãos.
Uma novidade da linha zenfone que vem com esse modelo aqui é a possibilidade de capturar fotos em formato RAW no modo manual, que é um formato cru, digamos assim. Ele não tem compressão ou perda de qualidade e mantém todos os dados da foto sem qualquer alteração. Vai ser possível tirar fotos nesse formato assim que o aparelho receber a versão 7.0 do android, a nougat.
Além disso, o modo manual permite alternar entre as duas lentes, alterando assim a distância focal. Ele permite que a gente escolha se quer fotografar com a grande angular de 25mm, pegando mais do ambiente, ou com a câmera zoom de 59mm, pra aproximar mais de um objeto, focando nele e não em toda a cena.
A primeira impressão ao pegar o Zenfone 3 Zoom na mão é a sua leveza. Pra um aparelho de 5,5” polegadas, ele é bem leve, pesando apenas 170 gramas. E também é fino, com 7,9 milímetros. Essas medidas dão uma pegada segura e confortável ao aparelho.
O acabamento dele é de qualidade, em metal que vai de borda a borda do aparelho. Ele também possui essas linhas metálicas na parte de cima e de baixo da parte traseira, ao redor da câmera e do leitor de digitais que dão um aspecto mais sofisticado ao aparelho. Essa linha também contorna a parte da frente do aparelho. Na lateral temos os botões de volume e desligar, e na outra o slot pra cartão sim e micro SD. Lembrando que ao utilizar micro SD, o slot pro segundo cartão sim fica comprometido.
Na parte superior temos apenas esse furinho aqui, que deve ser um microfone, e na parte inferior temos alto-falante, entrada USB tipo-c e conector pra fone de ouvido.
A cor que eu recebi aqui pra testes é a preta, mas o Zenfone 3 zoom também vai estar disponível nas cores prata e rose gold. Eu cheguei a ficar com o zenfone 3 zoom prata por um tempo e ele é muito bonito também.
A tela do Zenfone 3 zoom tem cinco polegadas e meia e resolução Full HD. E uma novidade desse modelo é o painel AMOLED, que entrega cores mais fieis, com alto contraste além de consumir menos energia que outros tipos de tela, já que os pixels só acendem quando necessário. Além disso, o brilho também é alto, com 500 nits. Isso significa que ao usar o smartphone sob a luz do sol, por exemplo, é possível visualizar bem o conteúdo da tela.
Para proteção da tela, o Zenfone 3 zoom traz vidro Gorilla Glass 5 no formato 2.5D. É a proteção Gorilla Glass mais recente disponível no mercado, e ela possui uma curvatura nas bordas que dá uma proteção maior em caso de queda e batidas.
O Zoom vem equipado com o mesmo processador do Zenfone 3. É um snapdragon 625 de oito núcleos que entrega alto desempenho ao rodar jogos e aplicativos mais pesados. Durante o uso, não se percebe nenhum tipo de travamento ou lentidão. E mesmo entregando alto desempenho, ele consome menos energia que as gerações passadas desse processador graças à estrutura FinFET sob a qual ele foi desenvolvido e arquitetura de 10nm.
O processador gráfico também é o Adreno 506. Além dos jogos rodarem rapidamente, sem travamentos, a qualidade gráfica deles também é muito boa graças a esse chip. Podemos comparar, inclusive, à qualidade que nós vemos em computadores desktop.
Na parte de memória RAM, o Zenfone 3 zoom está disponível em versões de 3 ou 4GB. Essa versão que eu tenho aqui é de 4GB e a transição entre aplicativos se mostrou muito rápida, assim como a inicialização deles.
O alto-falante do Zenfone 3 zoom também entrega alto desempenho. O volume é alto, os tons graves são bem definidos e a distorção do áudio é mínima. Uma coisa legal é que o zenfone 3 zoom é compatível com áudio Hi-Res – um formato de baixa perda. Isso quer dizer que é o formato digital mais próximo da gravação original.
Outro aspecto legal do audio é que ele é compatível com a tecnologia DTS Headphone X 7.1, que cria uma experiência virtual de 7 canais de áudio. Na prática, você tem uma experiência de que o som está vindo de diversos lugares. Fica algo mais realista, imersivo. É bem legal.
Com uma bateria de 5000mAh, o Zenfone 3 zoom entrega autonomia de até dois dias em uso moderado e de um dia inteiro de uso intenso. Em dias que eu usei apenas redes sociais pra dar uma checada nas notificações, whatsapp e aplicativo de músicas, a bateria durou dois dias tranquilo. Já nos dias em que, além disso tudo, eu também joguei bastante, eu tirei o celular da tomada de manhã e só precisei recarregar na manhã do outro dia. Ele aguentou bem o tranco.
Outra possibilidade dessa bateria que eu acho muito legal é o que a ASUS chama de Carregamento Reverso. Eu posso usar o zenfone 3 zoom como um carregador portátil pra outros dispositivos. Pra isso, é só ter um cabo OTG. Numa ponta, você tem a entrada USB Tipo-c e na outra uma USB que a gente chama de “fêmea”, na qual vai ser conectado o outro aparelho. Conexão feita, o zenfone 3 zoom vai transferir parte da energia da sua bateria pro outro aparelho. É bem legal. Dá para salvar um amigo numa emergência!!!
O leitor de digitais do Zenfone 3 zoom funciona muito bem. Ele lê a digital rapidamente e é capaz de reconhecer até 5 dedos, em 360º. Então não importa como eu coloque meu dedo, que ele vai ler. Com ele eu consigo desbloquear o aparelho rapidamente e é possível usar em outros apps que pedem senha, como apps de banco, por exemplo. Aos poucos, mais e mais aplicativos estão trazendo a biometria como uma opção à senha de números.
E o zenfone 3 zoom permite configurar o sensor de digitais pra executar outras funções também. É possível atender chamadas, abrir a câmera e tirar fotos dando alguns toques no leitor. Então ele não fica limitado a desbloquear o aparelho e autenticar em apps. Tem outras funções também.
O ZenFone 3 Zoom vem equipado com Android Marshmallow, com garantia de atualização para o Android Nougat, e interface exclusiva da ASUS, a ZenUI 3.0. Essa interface traz alguns recursos que deixam a usabilidade do sistema mais prática. Uma delas é o ZenMotion, que permite desbloquear e bloquear a tela com dois toques. É ideal pra quando o zenfone está em cima da mesa, por exemplo, e você não tem acesso ao leitor de digitais. Além disso, esse recurso permite utilizar gestos com a tela desligada para acionar alguns comandos. Como fazer um C pra abrir a câmera, W para o navegador. Você escolhe o que cada comando faz nas configurações.
Além disso, o Zenfone vem com dois recursos bem legais, que vale a pena citar. Um deles é o Game Genie, que faz gravação local ou transmissão online de gameplays. É uma ferramenta bem legal, que funciona muito bem e permite transmitir tanto no youtube quanto no twitch. E outra é o ASUS Mobile Manager, um aplicativo que te ajuda a gerenciar o zenfone. Ele permite escolher perfis de uso de bateria, limpar apps indesejados, limpar a memória e até armazenamento. É uma ferramenta bacana pra você ter um diagnóstico, digamos assim, do seu zenfone e a partir daí executar comandos que melhoram o desempenho do aparelho.
Vamos agora ao preço do aparelho. O Zenfone 3 zoom está sendo vendido na loja online da ASUS nas versões de 32, 64 e 128GB por a partir de R$1899. É um valor bastante competitivo, com uma boa relação entre custo e benefício.
Esquenta Black Friday ASUS - Mantendo a tradição de oferecer promoções especiais aos seus consumidores,…
ROG Zephyrus G16 - Hoje eu vou te mostrar um notebook gamer que supera qualquer…
ASUS Zenbook S 14 - Você está pronto para elevar sua experiência de computação a…
Data de lançamento da linha ROG Phone 9 - A ASUS Republic of Gamers (ROG)…
ASUS Zenbook S 14 - Primeiro notebook com Intel Core Ultra Serie 2 no Brasil…
Benefícios da certificação militar - Os consumidores buscam, cada vez mais, aparelhos duráveis, seja para…
Esse website usa cookies