Dica de Fanáticos: como tirar fotos de comidas com a câmera do ZenFone

Dica de Fanáticos: como tirar fotos de comidas com a câmera do ZenFone

Foto de comida é o novo preto. Muita gente quer mostrar seus dotes culinários nas redes sociais ou ostentar aquele prato bonito que vai comer no restaurante. Mas de nada adianta o prato ser todo trabalhado se a foto não for bem tirada. Por isso, no post de hoje, vamos te mostrar como usar a câmera PIxelMaster do ZenFone pra deixar seus pratos ainda mais atrativos.

1 – Esqueça o flash

Nada arruína mais as fotos de comida do que a luz forte e dura do flash. Basta olhar os exemplos abaixo. A diferença entre um prato de aparência natural e um completamente mal ajustado e sem graça depende bastante do uso do flash.

A primeira foto, com flash. A segunda, sem. Bem melhor, né?

Tá, mas e se o ambiente não for bem iluminado? Não tem problema. Você pode usar o modo Pouca Luz do ZenFone para compensar a falta de claridade do ambiente.

2 – Mantenha o brilho sob controle

Se a situação for oposta à anterior e você estiver em um local muito iluminado, um ajuste na exposição pode te ajudar. Ao acessar o Modo Manual da câmera do ZenFone, é possível controlar a exposição da foto no ícone EV. Quanto menor a exposição, mais escura vai ficar a foto.

3 – Deixe as fotos com uma cor mais atraente

A maioria das fotos de comida vai ficar melhor em uma tonalidade mais quente, salvo algumas raras exceções, como ao fotografar mirtilo, por exemplo, algo que nunca vi :P. Mas se for um prato de macarrão, ou mesmo um churrasco, que possuem variações de amarelo, laranja e vermelho, deixar a imagem em tons mais quentes vai realçar a cor, dando um aspecto mais interessante. Pra fazer isso, é só mexer no Balanço de Branco, no ícone WB, disponível também no Modo Manual. Quanto maior o valor, mais quente será a tonalidade. Quanto menor, mais fria.

4 – Destaque a comida, desfoque o resto

Um dos melhores truques nas fotos desse tipo é focar em parte da comida do prato ou borrar a bagunça do restante da mesa. É só controlar a distância focal, também disponível no Modo Manual da câmera do ZenFone, ou no modo Profundidade de Campo. Ao usar esse recurso, tenha certeza de que está segurando firme o aparelho. Se você tem mãos trêmulas, apoie o ZenFone em algum lugar antes de capturar a foto.

Vá ajustando até focar e borrar o que você deseja

5 – Tente um ângulo diferente

Fotografia de comida não depende somente das técnicas e habilidades do fotógrafo, mas também da criatividade. A maioria das pessoas simplesmente pega o smartphone, aponta pro prato e tira a foto. Tudo bem, pode ser legal, mas elas tendem a ser chatas. Que tal inovar um pouco? Tire cinco segundos pra analisar seu prato e pensar um outro ângulo que valorize mais a sua foto. Depois de seguir nossas dicas, bom apetite.

Exemplo de uma foto chata e clichê de sushi

Exemplo de foto mais criativa

Artigo publicado originalmente no blog da ZenUI.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

comments

Share this: