Dica de Fanáticos: como tirar fotos em Preto e Branco

Dica de Fanáticos: como tirar fotos em Preto e Branco

Fotografias em preto e branco continuam sendo uma maneira clássica de capturar aquele momento único. Ao abstrair as demais cores, você pode direcionar a atenção para outros detalhes, como a forma, textura e composição da sua imagem. Mas como disse a Ticiana Porto no terceiro episódio do nosso curso Capturando o Momento, fotos em preto e branco também precisam ser bem pensadas. Por isso, neste post, vamos dar algumas dicas pra te ajudar a fotografar nessa escala monocromática.

Para fazer suas fotos em preto e branco, basta acessar os modos da câmera do ZenFone, ir em Efeitos e selecionar “Escala de Cinza”.

Fique atento aos contrastes

A princípio, pode ser difícil desenvolver um olhar para o contraste que não seja baseado na cor. Não fique muito apegado ao que você descreveria como vibrante, porque toda a força de tons vibrantes desaparece ou se mescla em fotos preto e branco. Para que o objeto fique nítido, é preciso observar o contraste do que está ao redor.

Por exemplo, uma flor roxa e um céu azul terão a mesma escala de cinza na foto. Por isso, o ideal é mudar a perspectiva e trocar o céu pelo chão, por exemplo. Aí o fundo provavelmente terá um contraste diferente, destacando a flor.

Tente evitar objetos que possuam uma única cor. Entre o preto e branco existem muitas escalas de cinza. Essa mudança de gradação nas cores da superfície dos objetos se mantém em fotos preto e branco.

Foque em texturas e padrões

As cores são fundamentais para a nossa familiarização com objetos. Ao reduzirmos essas cores para o preto e branco, podemos apreciar melhor as texturas e padrões de uma imagem.

Mesmo um objeto que não chama a atenção pela cor, como uma grade de bueiro, por exemplo, possui texturas que variam do seco e enferrujado a molhado e liso, sem mencionar o padrão da grade em si. A simetria que ela costuma ter é uma boa opção pra fotos também. Em fotografias preto e branco, algo simples como uma grade de bueiro pode oferecer uma gama de oportunidades, portanto, fique de olho nesses detalhes.

Tire fotos em HDR

Já que estamos falando em detalhes, as fotos em HDR capturam todos os detalhes em diferentes níveis de exposição. Se essa é uma opção importante para fotos coloridas, é mais importante ainda para fotos em preto e branco quando se deseja capturar todas as sutilezas e não perder nada, tanto na parte escura quanto na mais clara da imagem. Não é possível usar o HDR com o modo efeitos do ZenFone. Portanto, edite a foto após a captura para transformá-la em preto e branco.

Mexa na exposição da foto

Se você está usando o modo manual do ZenFone para fotografar, dê uma mexidinha na exposição, no ícone EV. Aumente ou diminua a exposição pra ter certeza de que não está perdendo nenhum detalhe escondido na imagem. É um recurso que pode não ser muito prático em fotos que são mais escuras que claras, mesmo assim, um objeto mais claro pode se destacar em um fundo escuro e pode ter seus detalhes acentuados em baixa exposição, por exemplo.

Brinque com as curvas de tonalidade

Depois de tirar a foto, abra a imagem e toque no ícone de varinha mágica no canto inferior direito. Essa opção vai abrir o editor nativo de fotos. Toque no botão +/- e deslize até a opção “Curvas”. Ali você terá um gráfico onde poderá mudar a tonalidade das cores da foto. Ao tocar em “RGB”, na parte de baixo, você poderá alterar a tonalidade das cores vermelho, verde e azul separadamente e torná-las mais vibrantes, destacando-as, ou menos vibrantes.

Note que, aqui neste mesmo editor, você tem um filtro de preto e brando à disposição. Outra forma de transformar uma imagem em preto e branco é selecionar a opção Saturação e levá-la a -100.

Comentários

comments

Share this: