ASUS BrasilNovidadesSmartphoneTestes FanáticosVideo

Teste Fanático: ASUS ZenFone 3

O ZenFone 3 chegou! O aparelho foi lançado oficialmente pela ASUS no Brasil e já temos a análise do novo smartphone pra vocês. Acomode-se e aperte o play.

 

Design

O design do Zenfone 3 passou por uma grande mudança. Agora, os círculos concêntricos estão na parte de trás do aparelho, deixando o Zenfone 3 mais bonito. E tanto a traseira quanto a parte da frente são protegidas pelo vidro Gorilla Glass 2.5D. Esse vidro vem com uma leve curvatura nas extremidades que protege as bordas e deixa o aparelho ainda mais resistente. Sabe aquela história de que quando o aparelho cai de quina no chão é mais fácil que a tela quebre? Então, a ideia do gorilla glass 2.5D é evitar que isso aconteça, com essa curvatura nas bordas. Mas mesmo assim, é sempre bom ressaltar que o aparelho não fica imune a quedas, ok? Então o mínimo de cuidado é sempre bom, até pra não maltratar o design que tá bonitão.
zenfone-3-camera

E o processo de construção do Zenfone 3 é bem interessante. Essa parte que a gente vê aqui em volta do smartphone é a parte externa de uma peça única de metal que foi lapidada até ganhar forma e servir de base pro Zenfone 3. Pra fazer o acabamento, essa parte passa por um processo de jateamento, que raspa a superfície do metal e, depois, ela passa também por um processo anticorrosivo que cria uma camada protetora na peça. Todas essas etapas explicam bem o que nós vemos ao usar o Zenfone 3. O metal é resistente e não descasca.
E outro detalhe que ajuda a deixar o aparelho mais bonito é o acabamento em diamond-cut em ambos os lados da moldura e nos anéis da câmera e do leitor de digitais.
Nós temos aqui, ainda, a entrada pra fone de ouvido na parte de cima, os botões de volume e desligar na lateral e, embaixo, o alto-falante e a entrada pro cabo USB tipo-C.

USB tipo-c e leitor de digitais

Falando no USB tipo-C, ele é uma das grandes novidades do Zenfone 3. O diferencial dessa nova entrada é que ela é reversível e permite conectar em qualquer posição. A gente não corre mais o risco de colocar do lado errado. Além disso, o USB tipo-C é 10x mais rápido que o padrão USB 2.0 convencional. Então a transferência de arquivo e de energia, vai ser mais rápida.
zenfone-3-entrada-usb usb-tipo-c
E a segunda novidade é o leitor de impressão digital na parte de trás do Zenfone 3 que se mostrou muito eficiente. Ele desbloqueia o aparelho de forma fácil e rápida e é capaz de reconhecer até cinco dedos em 360°. E ele não serve só pra desbloquear o aparelho. O sensor funciona também com outros aplicativos que pedem senha, como apps de bancos por exemplo. Além disso, você pode configurar para abrir a câmera quando tocar duas vezes seguidas.
zenfone-detalhe-circulos

Tela

Vamos falar agora sobre a tela do Zenfone 3. Antes de tudo, é bom lembrar que o Zenfone 3 está disponível em tamanhos de 5,5 e 5,2 polegadas. Esse que eu tenho aqui é o de 5,5. Nós temos aqui uma tela LED Super IPS com resolução Full HD e brilho de até 600 nits. Esse conjunto de especificações entrega imagens de altíssima qualidade em cores, nitidez e luminosidade. Além disso, ela traz um filtro de luz azul que ajuda a reduzir o cansaço dos olhos e proporciona uma experiência mais confortável ao usar o aparelho.
zenfone-3-aberta-3
Então você pode usar o Zenfone 3 pra assistir a filmes por bastante tempo, jogar, usar as redes sociais e ter a certeza de que você vai ver tudo com muita nitidez, contraste… enfim, tudo na mais alta qualidade. Um teste legal que fizemos foi o uso em locais abertos, e ele se saiu muito bem, o conteúdo pode ser visto tranquilamente mesmo sob a luz do sol.
Uma característica que dá pra reparar de cara é que as bordas ficaram muito mais finas. A tela ocupa quase toda a parte frontal do aparelho. Em números, de acordo com as especificações do aparelho, a tela ocupa 77,3% aqui dessa parte frontal. Isso é bem legal, pois assim o ZenFone 3 tem uma tela grande, mas com um corpo menor! E a gente sabe que um aparelho menor fica mais confortável de segurar.

Câmera

Pra fotografar e filmar, o Zenfone 3 vem com câmera traseira de 16 megapixels. Essa câmera possui lente de seis elementos protegida por cristal safira pra que ela não arranhe e isso acabe interferindo na sua foto. E ela vem equipada com a tecnologia PixelMaster 3.0, que traz recursos bem interessantes pra melhorar a experiência de fotografar.
Uma delas é a tecnologia Autofoco Tritech. Ela é a responsável por fazer com que o foco da câmera seja bem rápido. A ASUS diz que esse foco acontece em cerca de 3 centésimos de segundo. E, de fato, é tão rápido que a gente nem percebe. O Zenfone 3 traz também foco laser que tem 3x mais alcance que a geração anterior. E usando essas tecnologias ele é capaz de entregar um autofoco contínuo, ou seja, ela consegue manter o foco mesmo em objetos distantes ou em movimento. Assim você não precisa fazer o foco de novo, cada vez que algo se move.
O Zenfone 3 também traz estabilização óptica e eletrônica pra evitar que as imagens saiam tremidas ou borradas. A estabilização óptica vai ser acionada ao fotografar. Ela traz um sistema de 4 eixos que detecta os movimentos e compensa aquela tremidinha que a mão dá enquanto você fotografa com outros 4 eixos. Então a gente tem aqui a compensação em oito direções.
E a estabilização eletrônica vai ser utilizada na hora de filmar. Com três eixos e compensação em seis direções, ela ignora bordas do vídeo que são criadas pelo movimento natural das mãos e mantém o centro do vídeo estável.
Falando nisso, o Zenfone 3 consegue filmar na resolução 4K, que é o equivalente a quatro vezes a resolução Full HD. Mas nessa resolução, eu percebi aqui, que não é possível filmar com estabilização eletrônica. Ela pode ser ativada até a resolução Full HD, a 30 frames por segundo.
A câmera do Zenfone 3 também traz os modos tradicionais de fotografia que já vimos nos outros modelos da linha. MAS eles estão aprimorados. Já que a câmera agora é de 16 megapixels, o modo Super Resolução consegue tirar fotos de até 64 megapixels. A gente tem também o HDR que exibe, agora, a imagem em tempo real e funciona, inclusive, em vídeos. Esse modo tem um botão fixo aqui na interface da câmera pra ficar mais fácil de acionar, desativar ou deixar no automático. Além disso, nos modos da câmera a gente tem o modo HDR Pro, que é ainda mais aprimorado, porém não pode ser usado com o modo manual, nem em vídeos.
E temos ainda o modo Pouca Luz que permite tirar fotos nítidas mesmo no escuro e agora, na terceira geração, com o auxílio da estabilização óptica.
Outra tecnologia presente aqui é chamada de Deep-Trench Isolation. Ela está incorporada no sensor da Sony que equipa a câmera do Zenfone 3. O que essa tecnologia faz é evitar que a luz capturada por um pixel interfira nos outros, evitando que as cores se misturem, sabe? Isso aumenta a fidelidade daquilo que a gente tá fotografando.
Tá, mas e as fotos, como ficam? O Zenfone 3 entrega de imagens com cores bem realistas, alto contraste e brilho. E é possível capturar o mínimo detalhe de uma foto. Tudo fica bem nítido, sem aquela aparência pixelada. E se você quiser arriscar a criar fotos como um profissional,pode usar o modo manual pra controlar cada detalhe da foto, como o foco, ISO, balanço de branco.

O modo manual permite também fazer longa exposição e criar imagens no estilo light painting. É comum vermos imagens desse tipo do trânsito, e aí ficam só as luzinhas do carro, ou do céu, e aí vemos o rastro das estrelas. O resultado fica muito legal.
E na hora de tirar selfies, o ZenFone 3 vem com câmera frontal de 8 megapixels e lente grande angular de 84º. Assim dá pra pegar mais do ambiente a sua volta.

Desempenho

Vamos falar agora sobre o desempenho do Zenfone 3. O processador desse aparelho aqui é o Snapdragon 625 de oito núcleos e frequência de 2GHz, da Qualcomm. Aliás, o Zenfone 3 foi um dos primeiros do mundo a ser apresentado com esse processador. Ele entrega alta performance em jogos e aplicativos mais pesados. Em nossos testes, o aparelho não apresentou lentidão nem travamentos. O que ajuda no alto desempenho é a construção desse chip. Ele vem com uma estrutura nova, chamada FinFET, de 14 nanômetros. Ela aumenta o desempenho em 50%, consumindo 35% menos energia.
A GPU do aparelho é uma Adreno 506. Então além de jogos sem travamentos, o visual deles vai ser muito bom, com uma boa qualidade gráfica. Ela é comparável à obtida em computadores desktops. Isso porque esse processador gráfico é capaz de reproduzir imagens complexas e realistas e tem suporte às APIs DirectX 12 e OpenGL 3.1.
O modelo que eu tenho aqui possui 4GB de memória RAM. Mas há versões com 3GB também. Essa memória RAM permite a rápida transição entre aplicativos e faz com que a inicialização deles também seja mais rápida. Então você não vai perder tempo esperando pra que as coisas funcionem no Zenfone 3.
zenfone-3-memoria-ram
Rápida também é a velocidade de conexão com a internet. Pra usar a rede wireless, o Zenfone 3 traz a tecnologia Wi-Fi 802.11ac. Essa tecnologia entrega velocidade de até 433Mbps. Além disso, ela permite conectar nas frequências de 2,4GHz e 5GHz.
Na hora de usar a rede de dados, o ZenFone 3 suporta a rede 4G. E ambos os slots são compatíveis com a tecnologia, então vai ser possível utilizar a rede 4G nos dois chips SIM. Mas vale destacar que não ao mesmo tempo, ok? Você pode alternar entre um chip e outro.
Falando nisso, algo que é bom vocês terem em mente, é que se você usar cartão microSD no Zenfone 3, ele vai utilizar um slot do cartão SIM. Então você escolhe entre dois chips SIM ou um SIM e outro microSD.
Na parte de multimídia, o Zenfone 3 traz alto-falante com cinco camadas magnéticas. Esse alto-falante entrega áudio com um volume muito bom e com tons graves e agudos bem equilibrados.
E ele entrega um volume bem alto também. Pra isso, o Zenfone 3 possui um amplificador NPX Smart que dá um impulso de 9 volts pra aumentar o ganho de potência da saída de som. O aumento no volume é de cerca de 400%.
Além disso, a qualidade do som é muito próxima ao original no formato analógico. O alto-falante do Zenfone 3 vem com a tecnologia High Resolution, que entrega qualidade 4 vezes maior que a de um CD. Aí dá pra ouvir o mais fino detalhe da música.

ZenUI 3.0

O ZenFone 3 vem com Android Marshmallow e A interface ZenUI 3.0. Além de manter as várias opções de customização de temas, ela traz algumas novidades em relação à versão anterior. Agora é possível usar uma tela de desbloqueio animada de acordo com a previsão do tempo e o fundo da interface está desfocado pra priorizar algumas informações e apps. Tem também o Game Genie, que é uma ferramenta pra transmitir gameplays ao vivo pelo youtube ou twitch. Ele faz isso de forma muito prática e fácil.
game-genie
Outro aplicativo muito legal que vem com o Zenfone 3 é o Mobile Manager, da ASUS. Com ele é possível escolher perfis de uso de bateria, limpar apps indesejados, limpar a memória e até armazenamento. E um recurso legal, também, é pedir pra ele escanear seu sistema pra indicar algumas configurações que vão melhorar o desempenho do aparelho.
Um recurso já conhecido que também vem com o Zenfone 3 é o ZenMotion, que permite ligar e desligar a tela com dois toques e também usar gestos com a tela desligada como atalho para alguns recursos. É só ativar essa opção nas configurações.
Para abrir a câmera, por exemplo, basta fazer um C na tela. Para fazer uma ligação, um V, entre outros. E esses atalhos podem ser personalizados.
O Zenfone 3 está disponível em versões com 32 ou 64GB de armazenamento e permite a utilização de cartão micro SD de até 2TB. Ele pode ser encontrado na loja online da ASUS nas cores gold, branco e preto safira, que é esse que eu tenho aqui. Pra saber o que vem na caixa do Zenfone 3, confira o nosso unboxing do aparelho.

Posts relacionados
ASUS Brasil

ASUS aposta em notebook com IA no estande da Computex 2025

ASUS BrasilNovidades

ASUS ROG lança primeiros notebooks gamer com placas de vídeo RTX 5000

ASUS BrasilDicas de Fanáticos

5 motivos para você comprar o ASUS Zenbook A14

ASUS BrasilDicas de Fanáticos

Notebook com tela OLED eleva sua produtividade criativa!