Meus queridos, hoje eu quero conversar com vocês sobre notebooks com tela OLED.
Eu estou bem animado para falar das novas telas ASUS Lumina OLED, elas são uma verdadeira revolução em telas de notebook. Com certeza, essas telas trazem a melhor experiência visual com cores vivas e muitos detalhes nas imagens, isso porque, elas foram projetadas para profissionais, gamers e entusiastas de entretenimento. Além disso as telas ASUS Lumina OLED oferecem a mais alta qualidade de imagem e precisão de cores, com a certificação Pantone® e a classificação Delta E < 1, isso tudo eu quero trazer para vocês nesse post.
1º Motivo: Pretos verdadeiros
Quando você está acostumado com uma tela LCD LED padrão e começa a usar uma tela OLED, a primeira coisa que você nota é a profundidade do preto. Isso porque, em uma tela LCD LED, qualquer tipo de imagem ou cor sempre é retroiluminada por uma luz de fundo, inclusive quando não temos imagem nenhuma, como é o caso dos tons pretos. Você pode olhar ai no seu monitor LCD LED quando está assistindo uma série ou filme com cenas à noite e percebe que dá pra enxergar todo painel iluminado, mesmo onde não tem o que ser mostrado. Já na tela ASUS Lumina OLED, não existe essa luz de fundo, isso porque cada pixel emite sua própria luz individualmente, fazendo com que, nas regiões onde temos o preto, os pixels estão desligados, trazendo o preto mais profundo possível. Isso traz uma relação de contraste de 1.000.000:1 e oferece imagens nítidas e cristalinas mesmo em cenas escuras.
E para garantir essa qualidade que eu estou te falando, as telas ASUS Lumina OLED possuem o certificado Vesa DisplayHDR True Black que garante esse preto profundo e visuais incríveis com HDR.
2º Motivo: Cores realistas
Se você busca uma tela com o maior alcance de cores, com certeza uma tela OLED é o que você precisa. As telas ASUS LUMINA OLED alcançam 100% do espectro de cores DCI-P3, seguindo o padrão de cores do cinema, o que entrega mais fidelidade às cores do conteúdo original, isso significa cores mais ricas e vivas do que o padrão de cores sRGB, que é frequentemente usado em telas LCD LED. Além disso, as telas ASUS LUMINA OLED possuem certificação PANTONE, que garante uma excelente precisão de cores para qualquer tipo de conteúdo, seja você um fotógrafo que não pode errar a correção de cor, ou aquela pessoa que busca a melhor experiência visual quando estiver assistindo suas séries ou filmes.
3º Motivo: Detalhes mesmo em baixo nível de brilho
Os notebooks ASUS LUMINA OLED mantêm uma gama de cores 100% DCI-P3 em níveis de brilho alto e baixo, enquanto em um notebook LCD, a gama de cores é reduzida drasticamente, PRINCIPALMENTE em níveis de brilho baixos. Com um brilho baixo, os notebook LCD têm alcance apenas de 11% do DCI-P3, enquanto os notebooks com tela ASUS LUMINA OLED mantêm uma gama de cores 100% DCI-P3 em qualquer nível de brilho de tela.
Isso acontece também com os detalhes e a qualidade das cores, que geralmente diminuem drasticamente à medida que o brilho é reduzido nas telas LCD. Mas os notebooks com tela ASUS Lumina OLED são capazes de mostrar grandes detalhes em configurações de brilho mais baixas devido ao seu alto contraste e sua capacidade de manter uma ampla gama de cores com baixo brilho. Quando olhamos para o volume de cores 3D, que adiciona iluminação à gama de cores 2D tradicional, podemos ver que as telas ASUS Lumina OLED têm um volume de cores cerca de 60% maior, oferecendo melhor desempenho de cores em qualquer nível de brilho.
Por exemplo, no ambiente da sala de estar (geralmente iluminado a cerca de 100 lux), você só precisa de 177 nits de brilho em uma tela ASUS Lumina OLED; enquanto uma tela LCD padrão exigiria da mesma imagem cerca de 400 nits de brilho. E ainda, nos níveis de brilho mais baixos necessários, há menos luz azul nociva emitida pelas telas.
4º Motivo: Redução de 70% na emissão de luz azul
A luz azul é conhecida por causar desconforto visual e prejudicar a qualidade do sono. No entanto, devido à natureza dos materiais orgânicos especiais de iluminação em uma tela OLED, os notebooks com ASUS LUMINA OLED emitem 70% menos luz azul, que é prejudicial. E ainda tem a certificação TÜV Rheinland e SGS, que garantem níveis incrivelmente baixo de emissão de luzes prejudiciais. Importante destacar que em função da nova tecnologia das telas ASUS LUMINA OLED, a mudança de espectro não significa que há a necessidade de comprometer a precisão das cores, ao contrário do que ocorre com os filtros de luz azul nas telas tradicionais. Além de prejudicial aos olhos e atrapalhar o sono, o espectro de luz azul provoca cansaço, reduzindo a sua produtividade.
5º Motivo: Experiencia visual suave!
A ASUS criou a primeira tela OLED do mundo com taxa de atualização de 120 Hz, com tempo de resposta de 0,2 ms que oferece mais suavidade nas imagens e qualidade para qualquer conteúdo, sejam eles jogos, criação, trabalho diário e entretenimento.
Começando pelo tempo de resposta. Para você entender, esse é o tempo necessário para substituir uma imagem por outra: quanto mais rápido o tempo, melhor é a reprodução do movimento. Em uma tela OLED, essa transição leva apenas 0,2 ms, 50 vezes mais rápido do que notebooks com tela LCD que pode levar 10 ms ou mais. Isso faz muita diferença, pois as cores e imagens na tela OLED ficam mais precisas na maior parte do tempo em que um quadro é exibido, enquanto as mesmas no LCD podem ficar borradas durante o processo de transição. Além disso, garante cenas de ação mais suaves e rápidas, jogabilidade de baixa latência e detalhes sutis, como rolagem de texto sem desfoque.
Outro detalhe interessante é que uma tela OLED da ASUS de 120 Hz e 0,2 ms é mais rápida que uma tela LCD IPS de 165 Hz e 3 ms, isso porque ela reduz o efeito fantasma a um nível indiscernível. Simplificando, isso significa que até os visuais em movimento rápido são mais suaves do que o LCD tradicional.
Para você entender como isso é possível, a tela LCD leva precisamente 6,06 ms para atualizar cada quadro, mas leva mais 3 ms de tempo de resposta para processar as cores corretas. Isso é um total de 9,06 ms para carregar totalmente uma imagem. Uma tela LCD de 144 Hz / 12,5 ms demora ainda mais, em 19,44 ms para mostrar o quadro final completo de cada imagem. Graças à sua resposta de velocidade extremamente rápida, um display OLED de 120 Hz e 0,2 ms leva apenas 8,5 ms para processar essa mesma imagem que eu mencionei, tornando ainda mais rápido que uma tela LCD de 165 Hz e 3 ms.
Conclusão
E antes de finalizar os 5 motivos para você comprar um notebook com tela OLED, eu quero trazer uma informação muito importante.
Algumas pessoas ficam preocupadas com o uso da tela OLED por conta do temível Burn-in, para você que não sabe o que eu estou falando, o burn-in acontece em telas OLED mais antigas, onde, imagens que ficam muito tempo estáticas na tela podem causar uma mancha com o tempo, porém, os notebooks ASUS LUMINA OLED vêm com um mecanismo de proteção OLED exclusivo da ASUS que comprovadamente conserva sua tela OLED. Para evitar isso, quando o notebook ASUS fica inativo por mais de 30 minutos, um protetor de tela especialmente projetado entra em ação. Isso reduz significativamente a chance de queima, garantindo que todos os pixels sejam iluminados e escurecidos igualmente, trazendo mais qualidade e durabilidade para a tela.
Além disso, todo o poder de uma tela OLED também é realçada pelo windows 11, que facilita muito o seu dia a dia com ações automáticas, te ajudando a concluir seu trabalho mesmo quando estiver muito atarefado. E todas essas vantagens do preto verdadeiro ficam em destaque nos temas escuros do próprio Windows 11, que por padrão, ajudam ainda mais a tecnologia OLED. Fora isso, o sistema está bem bonito e fácil de usar, permitindo que você faça o seu melhor trabalho.
Pessoal, esses foram os 5 motivos para vocês comprarem um notebook com tela OLED!
Aliás, o notebook que usamos nesse post é o ASUS Vivobook S 16X OLED, um notebook com tela 4k OLED e processador Intel Core i7-12700H da 12ª geração de alto desempenho. Se você quiser saber mais sobre ele é só acessar o site da ASUS!
Eu te convenci que a tela OLED é a melhor experiência visual do mercado? Você ainda tem alguma dúvida sobre o OLED, ou já adquiriu um notebook com OLED e quer contar sua experiência pra gente? Deixe aqui nos comentários! Muito obrigado mais uma vez e até a próxima!