ASUS BrasilGames

Análise completa do ROG Ally

Análise completa do ROG Ally – Meus amigos hoje eu quero trazer para vocês a análise completa do primeiríssimo console portátil da ASUS, eu to falando do ROG Ally! Este console chega com as melhores configurações de hardware da categoria, equipado com um processador AMD Ryzen Z1 Extreme e uma tela Full HD de 120hz de taxa de atualização ele promete-entregar um alto desempenho até para os jogos triplo A. Vem comigo conhecer tudo sobre o novo ROG Ally!

Essa análise completinha também está disponível em vídeo, só assistir aqui e abaixo!

Primeiro console portátil da ASUS ROG

Para começar, eu quero mostrar para vocês como esse console é bonito e tem uma pegada super confortável, ele realmente foi projetado para passar horas a fio nas suas mãos durantes as suas partidas. Eu estou falando isso porque o ROG Ally é o primeiro console da ASUS ROG, ou seja, ele passou por muitos anos de desenvolvimento e protótipos, até chegar nesse produto final que nós temos em mãos. Eu até quero mostrar para vocês uma imagem, da Computex, a maior feira de tecnologia na Ásia, onde ASUS colocou em exposição vários protótipos do ROG Ally, deixando claro como esse projeto foi concebido e lapidado para termos a melhor experiência com um portátil. É bem interessante ver a evolução, né?

Design e conforto para os seus jogos

O novo ROG Ally possui várias formas de jogar:

  • Apoiado em uma mesa com um controle de xbox
  • Conectado a TV com mais pessoas jogando
  • Conectado a um monitor com teclado e mouse para aqueles mais profissionais
  • Ou no modo tradicional com o console em mãos para a melhor experiência portátil. 

Pensando nisso, o design desse console foi projetado para oferecer o melhor conforto nas mãos, por isso, ele pesa apenas 608 gramas, um ótimo peso para um console que vai ficar na sua mão por horas de jogatina. Esse peso foi possível graças ao chassi mais leve de alumínio. 

As laterais curvas do ROG Ally são moldadas para se ajustarem à forma natural na pegada do console. Inclusive, o design antiderrapante com textura ajuda na aderência do console nas mãos. Outro recurso que ajuda muito no conforto durante o uso do ROG Ally são os botões estarem na altura natural dos dedos para estarem sempre fácil de alcançar, no mesmo padrão dos controles de xbox. 

Os joysticks não são duros como em controles tradicionais, eles tem uma maleabilidade bem legal, mas acredito que isso seja mais um gosto pessoal. Vale a pena você pegar na mão e ver se te agrada. Além disso, eles podem ser personalizados e ajustados de acordo com o seu gosto. Em volta deles, nós temos uma iluminação RGB que deixa a interação com o console bem agradável e bonita e nas configurações, você pode escolher a intensidade dessa iluminação.

Os gatilhos na parte de cima, os botões L1 L2, R1 R2 tem bastante precisão para os jogos que precisam de agilidade no tiro, inclusive, você consegue determinar a pressão dos gatilhos para acionar de forma mais suave, apenas com um toque leve ou para acionar com mais profundidade de toque, apertando a alavanca do gatilho até o máximo. 

Na parte de trás, nós temos mais dois botões adicionais que funcionam como teclas macro, onde você pode mapear como botões específicos dentro do jogo ou criar atalhos personalizados dentro do sistema.

Para finalizar a parte dos botões e gatilhos, nós temos o D-Pad no formato de disco único, ele funciona bem e com bastante precisão. Mas acredito que também seja uma questão de gosto, do D-Pad estar com todos os botões em uma única peça ou em botões independentes. 

Tela e experiência multimídia

Agora, uma característica desse console que agrega muito na sua experiência de jogo, com certeza é a tela. O ROG Ally possui uma tela de 7” com resolução FullHD e taxa de atualização de 120hz, ou seja, você tem uma alta definição de imagem em um console portátil, com a velocidade necessária para todos os jogos, inclusive os competitivos que demandam uma taxa de atualização da tela mais alta para te garantir aquela vitória nas partidas. Aqui nós temos a tecnologia FreeSync que sincroniza a tela com o processador e permite com que a placa de vídeo gere os quadros necessários de acordo com a taxa de atualização, eliminando aquelas imagens cortadas que são geradas fora de sincronia com a tela. 

Como o ROG Ally foi pensado para ser levado para todo lado, a tela possui um brilho máximo de 500 nits, que mantém a nitidez e mais qualidade de imagem mesmo em ambientes mais claros. E a cobertura de 100% do espectro sRGB faz com que essa tela tenha um grande alcance de cores para qualquer tipo de jogo, desde os competitivos, até os triplo A com cenários contemplativos. 

E para proteger a tela, o ROG Ally vem equipado com um Corning® Gorilla® Glass Victus®, a proteção mais famosa para telas de smartphone, agora também no console da ASUS. Essa proteção faz com que a tela resiste a arranhões e quedas, sem prejudicar a sua experiência com os jogos, inclusive, nós temos o Corning® Gorilla® Glass DXC que reduz os reflexos da superfície e aumenta a durabilidade em mais de 40%.

O sistema de som é um show à parte, você realmente sente uma presença forte nos graves e no volume, trazendo a melhor experiência sonora possível. O som é estéreo com dois auto-falantes smart amp frontais e graças ao Dolby Atmos nós temos mais volume de som, sem distorções. 

A mesma tecnologia que incorpora os notebooks da ASUS, também está presente aqui, o cancelamento de ruído inteligente, baseado em IA, trabalha tanto nos áudios de entrada como de saída, filtrando qualquer barulho chato de fundo, que geralmente estão presentes no bate-papos por voz.

Eu sei que o conceito do ROG Ally é ser um console portátil, mas como ele usa o Windows 11, nós temos um mundo de possibilidade de uso, sendo um deles, o consumo de plataformas de streaming, ou seja, você pode usar seu ROG Ally paras assistir as suas séries e filmes do momento ou o ASUS Fanáticos aqui no Youtube!

O conjunto de hardware mais potente em um console portátil 

Eu disse pra vocês no começo do vídeo que o ROG Ally é o console portátil mais potente do mercado. Isso tudo ao conjunto poderosíssimo de hardware que deixa muito notebook no chinelo (E olha que ele nem é da categoria dos notebooks). 

Pra início de conversa, esse carinha aqui vem equipado com um processador AMD Ryzen Z1 Extreme, o processador mais forte do mercado para o segmento de consoles portáteis. Ele conta com 8 núcleos físicos e 16 threads, além de ser construído na arquitetura Zen 4 e em uma litografia de 4 nm, sendo impulsionado pelos gráficos RDNA 3. Isso faz o ROG Ally alcançar 8,6 teraflops de potência. A nível de comparação um PlayStation 5 tem 10,3 teraflops, enquanto o Xbox Series X com 12 teraflops, ou seja, o ROG Ally tem potência de processamento próximo aos consoles da geração atual. 

Aaaaa, antes que eu esqueça, os consoles portáteis que brigam nessa categoria, como Steam Deck e Nintendo Switch, alcançam 1,6 teraflops e 0,4 teraflops respectivamente. Para você ter uma noção da força que o ROG Ally tem em comparação com outros consoles. O que eu quero trazer com essas informações e comparativos é que o ROG Ally consegue carregar até os jogos mais pesados tranquilamente, seja um jogo indie mais leve ou um jogo triplo A como um Shadow Of Tomb Raider, Horizon Zero Dawn ou um CyberPunk 2077.

Aliado a esse processador, o ROG Ally acompanha 16GB de memória RAM LPDDR5 em canal duplo a 6.400Mhz e um SSD de 512GB no PCIe 4.0. E se você quiser aumentar ainda mais essa memória de armazenamento, o ROG Ally é compatível com expansão via MicroSD  de até 312 mb/s  que possui alta velocidade de gravação.

O que traz toda a velocidade necessária para abertura dos jogos e acesso aos dados. E as características que ajudam em todo esse desempenho nos jogos, com certeza são as tecnologias de upscaling, como FidelityFX™ Super Resolution e Radeon™ Super Resolution, que podem aumentar os FPS nos jogos através de inteligência artificial. 

E para finalizar esses dados técnicos sobre o desempenho do ROG Ally, o sistema permite com que você escolha o modo de funcionamento de energia, gerenciando a potência do processador e consumo de energia para cada tipo de jogo ou ambiente de jogo. Por exemplo: Você pode escolher entre três modos de operação diferentes: 10W no Modo Silencioso, 15W no Modo de Desempenho e 25W no Modo Turbo (ou 30W quando conectado ao cabo de energia AC). Assim você decide se quer as maiores taxas de FPS e qualidade com o console na tomada ou deixando no modo mais equilibrado para  ter  mais duração de bateria.

A bateria tem capacidade para 2H de jogatina ou 6H de reprodução de vídeo, a minha indicação é jogar conectado a tomada para ter esse desempenho máximo do processador, mas se você precisar carregar o ROG Ally, ele conta com um sistema de carregamento rápido. Com 30min de carga você consegue de 0% a 50% de bateria. 

A conexão é feita pelo Wi-Fi 6E que oferece 4 vezes mais capacidade de rede e latência 75% menor do que o Wi-Fi 6, permitindo que o Ally transmita vídeos, acesse serviços de jogos na nuvem e faça downloads de forma mais estável. Além disso ele possui conexão via bluetooth para conectar mais controles, mouse ou teclados sem fio, te entregando muitas possibilidades de jogar. 

Sistema de refrigeração

O ROG Ally utiliza o novo sistema térmico Zero Gravity,  ele foi projetado para você jogar em qualquer lugar e em qualquer posição. Só pra você entender, as soluções térmicas tradicionais usam da gravidade para ajudar a dissipar o calor do sistema, como vemos em sistema de watercooler em desktops. Já o ROG Ally usa um dissipador exclusivo construído com uma malha que aumenta a pressão em mais de 15%, isso permite que o fluxo de dissipação do calor aconteça mesmo com o console de cabeça pra baixo.

E mesmo o ROG Ally sendo um console de mão, ele utiliza dois ventiladores que permitem um melhor resfriamento em velocidades mais lentas, ou seja, mantendo o ruído bem baixo, mesmo com o desempenho no máximo. Os ventiladores possuem aletas bem finas, coisa de 0,1mm, isso faz com que caibam mais aletas, cerca de 102 aletas, que trabalham de forma mais eficiente.

Benchmark e desempenho em jogos

Agora aquela parte super importante, que vai te ajudar a saber se o ROG Ally é o console portátil definitivo para os seus jogos. 

Só para nível de comparação, nós rodamos o cinebench e o geekbench no console, esses dois testes de benchmark são utilizados para testar o poder de processamento em números dos processadores de notebooks que passam aqui pelo canal!

Sistema

Gente, agora vamos falar sobre o sistema do ROG Ally, aquele que carrega a alma do dispositivo. O ROG Ally utiliza o Windows 11 como sistema base-e roda uma versão própria do Armoury Crate, já conhecido dos notebooks gamer da marca, essa versão chama Armoury Crate SE e está todo redesenhado para funcionar da melhor maneira com com controles do próprio console. 

Quando você inicia o console, a primeira tela que aparece é a tela de login do Windows, aqui nós já temos o primeiro benefício de utilizar essa plataforma, o Windows Hello. No botão de liga e desliga nós temos um leitor de digitais, que vai fazer a segurança do seu console.

Logo depois do login, a primeira tela é a tradicional do Windows com menu iniciar e tudo, porém, logo em seguida, de forma automática, nós temos o Armoury Crate SE em ação, que abre toda interface personalizada para acessar toda sua biblioteca de jogos.

Aqui nós temos o grande diferencial do ROG Ally, diferentemente do concorrentes mais conhecidos como o Steamdeck que só usa a loja da Steam, ou o Nintendo Switch que se limita a sua loja de jogos compatíveis e jogos proprietários, o ROG Ally permite o acesso a todas as lojas de jogos disponíveis no proprio Windows, ou seja, você não precisa comprar os jogos que você mais gosta novamente para poder utilizar esse novo console, basta apenas logar a sua conta na loja onde você já tem o jogo comprado, baixar e jogar. Por exemplo, aqui nós temos a Stem, Epic Games, Xbox Cloud, Battle.Net e muitos outros serviços e lojas de jogos. Inclusive, o ROG Ally tem um benefício exclusivo, você ganha 3 meses de Xbox Game Pass Ultimate a partir da ativação do console. Então, mesmo que você não tenha nenhum jogo comprado em nenhuma loja, você já pode ligar o console e aproveitar os melhores títulos disponíveis na plataforma da Microsoft. 

E mexer nesse sistema é bem fácil e intuitivo, clicando nesse botão a direita nós temos o menu de atalhos com controle de volume de som e brilho da tela, resolução da tela, ativação do FSR para dar aquele upscaling nos jogos, modo de desempenho que eu comentei com vcs sobre o hardware do ROG Ally e vários outros recursos, inclusive, um modo de verificar na tela em tempo real, mostrando como o console está performando nos jogos dentre outros recursos. 

Na interface do console, nós temos os jogos mais acessados em ordem de uso, na aba ao lado as lojas conectadas e as suas contas e por último as configurações mais avançadas para você o ROG Ally do jeitinho que você gosta. 

E por acaso se você fechar o Armoury Crate SE e cair na tela do Windows, não precisa se preocupar, porque aqui nós temos um botão que abre e fecha automaticamente toda essa interface. 

Preço e disponibilidade

E aí, o que vocês acharam do ROG Ally? Ele faz jus a experiência gamer que você tá buscando? Cara, particularmente esse novo console da ASUS me quebrou, nunca imaginaria que fosse possível esse nível de desempenho em um console portátil. O novo console portátil da ASUS está disponível a partir de 20\07\2023 por R$6.299,10 à vista. Corre lá e garanta o seu!

Posts relacionados
ASUS Brasil

ASUS VIVOBOOK S 15 - ANÁLISE COMPLETA

ASUS Brasil

Novos notebooks ASUS com processadores Intel Core Ultra Serie 2

ASUS Brasil

Dia do Gamer: guia de notebooks para cada tipo de jogador

ASUS Brasil

ASUS Zenbook S 16 - O primeiro do Brasil com o novo AMD Ryzen A.I

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *