NovidadesSmartphoneTestes FanáticosVideo

Teste Fanático: ROG Phone 5s

A ASUS acaba de lançar no Brasil a nova linha ROG Phone 5 e entre eles está o ROG Phone 5S. Neste post você vai conhecer tudo sobre o novo smartphone para jogos da ASUS. A versão que nós temos aqui é a com 12GB de RAM e 128GB de armazenamento.

Construção, design e corpo

Em relação ao ROG Phone 3, o corpo da linha ROG Phone 5 foi totalmente redesenhado, por dentro e por fora. O corpo do ROG Phone 5S é igual ao do ROG Phone 5. Toda a base do aparelho é construída em alumínio resistente e você vê parte desse alumínio nas laterais do smartphone. O smartphone também traz um novo layout dos componentes internos, que coloca o processador no centro do aparelho. Foi possível fazer isso porque a ASUS dividiu a bateria em duas células. Assim, o processador fica entre elas e bem abaixo do sistema de refrigeração. A câmara de vapor, responsável pela dissipação do calor, tá maior, o que aumenta a sua eficiência.

Por fora, o novo ROG Phone traz um design pontilhado atrás, com o logo da ROG em RGB. É possível alterar a iluminação desse logo no Armoury Crate, que é um software exclusivo da ASUS. Lá tem vários estilos de iluminação e cores pra você escolher. Essa traseira é protegida por vidro Gorilla Glass 3, o que dá esse aspecto premium ao aparelho. Na parte de baixo o aparelho traz de volta a conexão pra fone de ouvido e uma entrada pra carregador USB tipo-C // na lateral direita traz os botões de volume, desligar e os airtriggers //, na lateral esquerda traz outra entrada para carregador, também USB tipo-C, o slot pra cartão SIM e o conector de acessórios. Além disso, por todo o corpo, é possível ver onde estão os detalhes para as antenas e os microfones. Os microfones são esses furinhos.

Tela

A tela do ROG Phone 5S é de 6,78 polegadas com taxa de atualização de até 144Hz. Essa característica faz com que a tela atualize mais rapidamente os gráficos, em apenas 1ms, e faz com que as imagens sejam mais fluidas, sem aquele efeito fantasma. Tudo fica muito nítido, sem borrados e distorções. Isso faz com que a experiência ao jogar seja ainda melhor, visualizando muito bem os mínimos detalhes. Inclusive sob a luz do sol, já que a tela do aparelho tem brilho de 800 nits.

Essa tela é AMOLED. E graças a isso, ela entrega cores mais vivas e um preto bem definido. Além disso, tem precisão de cores Delta-E menor que 1. Isso significa que as cores são as mais precisas possíveis, melhorando a experiência visual de um jogo. Ela também traz a tecnologia HDR Always-on que faz com que as imagens entreguem profundidade de cores e contrastes mais imersivos. Em conjunto com o suporte a cores HDR10+, ela faz com que a gente consiga ver melhor em áreas escuras ou com sombra enquanto joga. Se tiver algum jogador inimigo camperando em uma área dessas, você vai conseguir vê-lo melhor.

Outra característica muito importante ao jogar é o tempo de resposta entre tocar a tela e a tela entender o comando. Faz toda a diferença em jogos e quanto menor o tempo, melhor. O tempo de resposta do ROG Phone 5s é de apenas 24 milissegundos. Mesmo que você e o seu inimigo deem o comando ao mesmo tempo, o seu vai ser mais rápido com o ROG Phone 5s, já que o aparelho entende o toque mais rápido.

E para garantir que a tela tenha a proteção mais recente a quedas e batidas, a ASUS incorporou a tecnologia Gorilla Glass Victus ao aparelho. A cada nova geração dessa tecnologia, mais resistente a tela fica. É aqui na tela também que está o leitor de digitais. E o desbloqueio é muito eficiente e rápido.

Os AirTriggers são característicos da linha ROG Phone. Eles fazem parte desse design que foi pensado pra oferecer a melhor experiência possível ao jogar. Na lateral do aparelho estão dois AirTriggers que oferecem controles muito precisos e com diferentes possibilidades de toques e movimentos. Mas a linha ROG Phone 5 foi além. Além desses dois botões ultrassônicos nas laterais, o novo AeroActive Cooler 5 também traz dois físicos. Com mais controles, a jogatina fica muito mais ágil.

Bateria e Carregamento

Mais ágil e por muito tempo. Isso porque a bateria monstruosa de 6000mAh permite jogar por até mais de nove horas direto no ROG Phone 5. Dividida em duas células de 3000mAh, ela traz vários benefícios. O primeiro é a possibilidade de colocar os componentes como processador, memória ram e armazenamento no meio do aparelho, melhorando a refrigeração deles. O segundo é um aumento na vida útil, pois com duas baterias, foi possível mudar fisicamente a entrada de energia delas. Ao invés de carregar pelas laterais – como é o usual em baterias comuns – a bateria do ROG Phone 5 recarrega do meio pra fora. Além disso, as duas células são carregadas ao mesmo tempo, o que diminui os ciclos totais delas, e não aquecem tanto ao recarregar, já que elas dividem a quantidade de calor. 

E o aparelho ainda vem com otimizações de software que permitem economizar bastante energia, garantindo que a autonomia seja ainda maior. Eu destaco aqui o modo “ultra durável”. Ele estende o tempo de duração da bateria ao colocar o processador e a GPU para rodar em baixa frequência, travar a tela em 60Hz, diminuir a sensibilidade ao toque e manter o mínimo possível de atividades em segundo plano.

E se engana quem pensa que por ser de alta capacidade, a bateria demora pra recarregar. O aparelho vem com a tecnologia de carregamento direto ROG HyperCharge, que tem seu circuito de carregamento no adaptador de tomada que vem na caixa do aparelho.

O que vem com o ROG Phone 5s é de 30W, mas é possível comprar separadamente o adaptador de 65W, para que o carregamento seja ainda mais rápido. O ROG HyperCharge proporciona ao smartphone tempos de carregamento mais curtos e seguros. É possível dar uma carga completa em apenas 51 minutos.

E pra poder recarregar o ROG Phone 5 enquanto você joga, o aparelho traz uma entrada pra carregador na lateral. Assim, a parte inferior fica livre pra apoiar as mãos e a experiência durante a jogatina fica mais confortável. Então o ROG Phone 5 possui duas entradas USB Tipo-C. Além da que fica na parte inferior, tem também essa aqui na lateral.

O carregador também vem com a tecnologia Power Delivery, que permite recarregar dispositivos maiores pela porta USB Tipo-C, como a nova linha de ZenBooks que a ASUS lançou este ano por aqui (apontar pro card). Assim, com um carregador só você carrega tanto seu celular quanto seu computador.

SOM

O ROG Phone 5 vem com um novo sistema de áudio ROG GameFX. Pensado para quem joga, esse sistema foi posicionado na parte da frente do aparelho, para que as mãos não tapem a saída de som. São dois alto-falantes potentes de 7 elementos magnéticos que oferecem um som estéreo perceptível. É muito difícil de conseguir essa percepção em um smartphone, mas o ROG Phone 5 consegue. Esses alto-falantes fizeram o ROG Phone 5 ficar em primeiro lugar no ranking de áudio do DXOMARK.

Eles trazem uma tecnologia de cancelamento de diafonia. Essa diafonia ocorre quando escutamos com o ouvido direito o som produzido pelo alto-falante esquerdo e vice-versa. Isso pode confundir ao jogar, porque você pode achar que o som está vindo de um lugar e na verdade tá vindo do outro. A tecnologia do ROG Phone 5 faz uma compensação pra evitar que isso aconteça e ajuda a entregar esse som estéreo mais preciso ao jogar sem fones de ouvido.

E pra garantir a comunicação de voz mais clara possível durante o jogo, o ROG Phone 5 está equipado com um conjunto de quatro microfones. Assim, se a mão ficar em cima de um microfone, ao menos outros três microfones estarão à disposição para capturar sua voz. E esses microfones possuem cancelamento de ruído, pra que o bate-papo em equipe não seja interrompido ou atrapalhado por algum barulho de fundo.

E o ROG Phone 5 traz de volta a entrada para fone e microfone de 3,5mm. Essa conexão tem um chipzinho dedicado, chamado DAC, para converter o som digital em analógico, entregando qualidade sonora superior, fiel ao som original, exatamente como foi gravado.

DESEMPENHO

O ROG Phone 5S  vem com o processador Qualcomm Snapdragon 888+. Esse processador é superrápido e entrega uma performance estável, sem reduzir o desempenho durante o uso. Em relação ao Snapdragon 888, o processador do ROG Phone 5s entrega mais 190MHz na velocidade de processamento da CPU e 33% a mais no processamento de Inteligência Artificial.

Em nossos testes, o aparelho  não teve nenhum problema com Throttling, que é aquela desacelerada na performance, normalmente causado por superaquecimento. O desempenho se manteve sempre na sua capacidade máxima quando exigido.Rápidos também são os gráficos, graças à GPU Adreno 660. A experiência gráfica é incrível e você consegue visualizar os mínimos detalhes de um jogo, inclusive daqueles mais frenéticos que atualizam rapidamente as imagens.

A abertura dos jogos e transição entre eles também vai ser muito rápida, pois o ROG Phone 5S vem com opções de 8 e 12GB  de memória RAM LPDDR5. Eu tenho aqui a de 12GB. Toda a experiência de uso é muuuito rápida, sem qualquer travamento ou lentidão.

E não para por aí. O armazenamento do ROG Phone 5 também é ultrarrápido. Com a tecnologia UFS 3.1, ele tem capacidade de leitura e gravação muito mais rápida que smartphones convencionais. Assim a gente não perde tempo esperando pra acessar determinado jogo na memória. O ROG Phone 5 traz armazenamento de 128 e 256GB.

Rápida também é a conexão com a internet. O ROG Phone 5 tem um sistema de multiantena que minimiza o atraso e garante uma conectividade sólida na rede wireless. São três antenas distribuídas pelo corpo do aparelho para oferecer o máximo rendimento de Wi-Fi ao jogar, minimizando o atraso e fornecendo a melhor experiência de conexão. E quando a rede wireless apresentar instabilidade, a tecnologia HyperFusion usa a rede de dados pra estabilizar a conexão com a internet. O ROG Phone 5 também traz suporte ao novo padrão de internet sem fio WiFi 6. Isso significa que, além de ser compatível com as frequências de 2,4 e 5GHz, esse novo padrão também suporta a frequência de 6GHz.

O aparelho também tem suporte à rede 5G para as bandas que estarão disponíveis no Brasil.

Tanto poder de processamento requer um sistema de refrigeração eficiente. E o ROG Phone 5  tem. O smartphone gamer da ASUS traz a exclusiva tecnologia GameCool 5 que possui uma câmara de vapor 3D que manda o calor pra longe e permite extrair o máximo desempenho do smartphone. Com esse novo design da bateria, dividida em duas células, o processador está no meio do aparelho, bem abaixo do sistema de resfriamento e exatamente onde atua o novo AeroActive Cooler 5. Ou seja, a refrigeração dos componentes ficou muito mais eficiente.

SOFTWARES

Todos os aspectos do ROG Phone foram projetados para você mergulhar nos seus jogos, começando com os aplicativos ROG Armoury Crate e ROG Game Genie. O Armoury Crate é o centro de comando e controle da experiência de jogo, onde você pode navegar e executar todos os jogos instalados. É possível, inclusive, definir perfis de desempenho, gráficos, velocidade da tela e até a iluminação do Aura Sync para cada um dos jogos.

E o Game Genie ajuda você a obter a melhor experiência de jogo no seu ROG Phone 5 e é executado automaticamente quando você inicia um jogo. Sua barra de ferramentas pode ser acessada a qualquer momento para otimizar o desempenho, desativar as notificações e mensagens, bloquear o brilho, exibir informações sobre jogos e dispositivos, personalizar os AirTriggers e muito mais!

O ROG Phone 5 traz algumas novidades bem legais dentro desses softwares. Vou destacar três deles aqui: um é o Modo Batedor, que inverte as cores em determinados jogos pra visualizar melhor os inimigos. Outro é chamado de feedback háptico, ou tátil, baseado em efeitos sonoros. Você seleciona determinada opção do jogo que vai te entregar essa resposta e aí o aparelho vibra sempre que ela for ativada. É similar ao encontrado em controles do playstation 5. E outra é a possibilidade de colocar na tela botões de acesso rápido para algum recurso, como captura de tela ou até mesmo esse modo batedor que eu falei pra vocês.

O novo ROG Phone 5 também tem a certificação das plataformas de jogo Stadia e Unity. Isso significa que o aparelho tem hardware compatível pra rodar os jogos dessas plataformas. Ter essa compatibilidade nativa garante uma disponibilidade mais acelerada dos jogos para o ROG Phone e aumenta o desempenho desses jogos.

Acessórios

Junto com a linha ROG Phone 5, a ASUS anunciou também o AeroActive Cooler 5. Ele age exatamente em cima do processador, diminuindo em até 10ºC a temperatura do chip e em até 15ºC a temperatura da superfície do smartphone. Além disso, o novo AeroActive Cooler traz dois botões físicos que podem ser usados como controles ao jogar. O acessório já vem incluso na caixa do ROG Phone 5S Pro ou pode ser comprado separadamente na loja da ASUS.

Esses softwares e acessórios levam a experiência gamer do ROG Phone 5  a um outro nível.

Câmeras

O ROG Phone 5S  é o melhor smartphone pra jogar, isso você já viu né? E as câmeras não poderiam estar em outro patamar.

O ROG Phone 5  traz um sistema de câmera tripla equipado com o sensor IMX686, que é o mais avançado da Sony para fotografia em dispositivos móveis. A câmera principal é de 64 megapixels e o sensor conta com o auxílio da abertura de f/1.8 pra capturar mais luz e deixar as imagens mais iluminadas. A câmera do ROG Phone 5 consegue entregar alta definição da imagem para visualizar melhor os detalhes de uma foto ao dar zoom. Assim é possível fazer o recorte em uma foto e ainda ter uma imagem de alta qualidade.

Alta qualidade sem perder o foco. Isso porque a câmera do ROG Phone 5  possui auto-foco por detecção de fase semelhante ao encontrado em câmeras DSLR. A câmera foca com precisão em centésimos de segundo e entrega fotos mais nítidas e focadas, mesmo ao capturar objetos em movimento.

Na hora de filmar, o ROG Phone 5 permite gravar vídeos em até 8K a 30 frames por segundo ou 4K a 60 frames por segundo. É muita qualidade! E os recursos de software incluem um modo de vídeo profissional, bem como funções de zoom livre, filtro de vento e foco acústico para destacar determinada fonte de som do vídeo. Aqui no canal nós já mostramos como fazer vídeos profissionais com esse modo, é só conferir aqui no card.

Para capturar mais do ambiente, a câmera secundária do ROG Phone 5 é uma ultra-grande angular de 125º e 13 megapixels. E ela vem equipada com uma tecnologia que corrige aquelas distorções causadas por lentes grande angular. A imagem fica natural, como se você tivesse tirado a foto de uma distância bem maior.

E a terceira câmera é uma macro, para tirar fotos a uma curta distância de objetos bem pequenos. Assim você pode explorar um outro ângulo ao fotografar.

Na parte da frente, o ROG Phone 5 tem uma câmera de 24 megapixels. É uma câmera de alta resolução que entrega alta qualidade de imagem para selfies e transmissões ao vivo enquanto você joga.

CONCLUSÃO

Como vocês puderam ver, o ROG Phone 5S mostra que a nova versão do smartphone gamer da ASUS mais uma vez mostrou a que veio e provou ser o mais poderoso smartphone gamer do mercado. Além de trazer o melhor hardware, com tela e processador de ponta, traz também inovações que facilitam muito a experiência ao jogar. O ROG Phone 5s já está sendo vendido na Loja ASUS por a partir de R$6.119,10 à vista. Agora conte pra nós o que você achou do novo ROG Phone 5s.

Posts relacionados
NovidadesSmartphoneVideo

Saiba como instalar o Aeroactive Cooler 5 corretamente!

HardwareNotebookNovidadesVideo

Saiba que notebook ASUS dar para o seu filho nesse DIA DAS CRIANÇAS!

ASUS BrasilNovidades

ASUS concorre ao Prêmio Reclame AQUI 2021 - Saiba onde votar!

NotebookNovidadesTech

Windows 11 é lançado oficialmente - saiba como baixar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *