Se você está procurando um ótimo notebook gamer, nesse post vamos te mostrar um novo notebook para jogos que a ASUS lançou no Brasil recentemente. Veja o nosso Teste Fanático do ASUS ROG Strix G15.

Desempenho

Este aqui é o novo ASUS ROG Strix G15, um notebook para quem busca alto desempenho ao jogar. Ele vem equipado com a mais nova geração de processadores AMD Ryzen 7 6800H. Esse processador possui 8 núcleos e 16 threads.

Para acompanhar o processador, o Strix G15 traz 16GB de memória RAM super rápida. Nós estamos falando de uma memória RAM DDR5 com velocidade de 4800MHz. Isso significa que as atividades e jogos são executados com rapidez.

Teste Fanático: ROG Strix G15

E pra poder jogar com altíssima qualidade gráfica, a placa de vídeo desse notebook é uma Geforce RTX 3060, da Nvidia. Com esse notebook, você pode rodar qualquer jogo nas configurações altas sem se preocupar com quedas de FPS ou travamentos, desfrutando de gráficos realistas e imersivos.

Resultado em jogos

Nós testamos três jogos aqui para mostrar pra vocês esse desempenho. No Call of Duty Warzone, o mais pesado deles, foi possível jogar acima de 120 frames por segundo em Full HD. Quem conhece o jogo sabe que ele demanda bastante do hardware, então conseguir e manter essa taxa de quadros é algo muito bom.

Teste Fanático: ROG Strix G15

Outro jogo que rodamos foi o Fortnite, também em Full HD. E o ROG Strix G15 conseguiu rodar entre 140 e 150 fps tranquilamente. Foi no Fortnite também que testamos o Ray Tracing. Ray tracing é aquela tecnologia que possibilita efeitos mais reais de luz e sombreamento. É um recurso muito legal, que melhora a imersão no jogo e deixa, claro, ele mais bonito. E a taxa de quadros com o Ray Tracing ativado se mantém estável acima de 70 frames por segundo, ou seja, qualidade tranquila para você jogar.

Teste Fanático: ROG Strix G15
Teste Fanático: ROG Strix G15

Outro jogo que eu rodei aqui foi o Rainbow Six Siege, que é mais leve. Nele, foi possível chegar a mais de 200 fps.

Teste Fanático: ROG Strix G15

O Strix G15 ainda traz uma tecnologia que melhora o desempenho gráfico. É a tecnologia MUX Switch. Ela permite a comunicação direta da placa de vídeo com a tela, assim o roteamento de quadros não precisa passar pelo gráfico integrado antes de chegar à tela, como é o usual em notebooks. Isso reduz a latência e pode aumentar o desempenho da GPU em até 15%. Em Call of Duty, a taxa de quadros saltou de 120 pra 140/150 fps. É um ganho muito bom.

Refrigeração

Para manter o sistema bem refrigerado e evitar perda de performance, este notebook conta com o ROG Intelligent Cooling, um sistema de refrigeração capaz de manter a temperatura do processador 16 graus menor que os sistemas convencionais, graças ao uso de Metal Líquido. Além disso, o notebook conta com 4 saídas de ar e ventoinhas Arc Flow Fans com 84 lâminas que dissipam de maneira eficiente o calor gerado pelos componentes.

E o notebook traz um software exclusivo muito legal para controlar e personalizar o sistema de refrigeração. Ele tem três modos para você escolher: o modo desempenho, o modo turbo e o modo silencioso.

E esses modos, claro, influenciam a taxa de quadros ao jogar. No modo turbo, o COD fica entre 130 e 140 fps, sem aquele recurso MUX Switch ativado. No modo silencioso, que faz com que as ventoinhas sejam mais silenciosas, a taxa fica estável a 60 frames por segundo.

Para o armazenamento desses jogos e demais programas, o ROG Strix G15 traz um SSD PCIe 4.0 de 512GB. Um SSD traz várias vantagens em relação ao tradicional HD. Primeiramente, o SSD não possui partes que se movem durante o funcionamento. Então ele é totalmente silencioso. Isso faz, também, com que ele seja menor, mais leve e consuma menos energia. Outra vantagem é o tempo de acesso reduzido aos dados, o que faz com que ele seja muito mais rápido na hora de inicializar o sistema ou abrir aplicativos.

Rápida também é a conexão com a internet. O notebook vem com Wi-Fi 6E, o mais recente padrão de internet sem fio. Então com ele é possível navegar na internet e baixar arquivos com mais rapidez. Além disso, o ROG Strix G15 traz Bluetooth 5.2, para que você possa conectar periféricos sem fio com tranquilidade.

Se você optar por ouvir música ou assistir a um filme sem fones de ouvido, o notebook traz dois alto-falantes com tecnologia de amplificação inteligente que entregam som de altíssima qualidade. Eles ainda trazem a tecnologia Dolby Atmos, com efeitos sonoros bastante imersivos e intensos. E ainda têm certificação Hi-Res, garantindo som de alta resolução. O microfone embutido tem cancelamento de ruído, para que apenas a sua voz seja capturada ao conversar durante a jogatina.

Bateria

A bateria do notebook é de 90Wh. Em nossos testes no PC Mark 10, ela durou mais de 8h em atividades normais do dia-a-dia, navegando na internet, mexendo em planilhas do excel. E na hora de recarregar, ele traz carregamento rápido que leva a bateria de 0 a 50% em apenas 30 minutos.

Ao jogar na bateria, o notebook consegue manter a alta taxa de quadros. Enquanto o normal em outros notebooks é que a taxa caia praticamente pela metade, no ROG Strix G15, ela se mantém na mesma média de fps. COD, que estava rodando a 120fps com o notebook na tomada, roda nessa mesma taxa só na bateria. É muito legal.

Outra vantagem do ROG Strix G15 é que ele permite dar um upgrade no armazenamento e na memória RAM. Então se, em algum momento, você lotar ele de jogos e quiser também, mais RAM, é possível fazer essa melhoria no notebook. 

Tela e Design

A tela do Strix G15 está à altura do poder de processamento. O notebook vem com uma tela capaz de atingir uma taxa de atualização de 165Hz. Isso significa que são mostradas 165 imagens a cada segundo. Já pensou? Essa característica faz com que a gente tenha mais informação em um intervalo menor de tempo. 

O tempo de resposta da tela é de apenas 3 milissegundos. Então depois que a imagem é gerada, você a visualiza muito mais rápido. Então a frequência da tela e o tempo de resposta nos dão uma vantagem competitiva ao poder reagir mais rápido assim que a gente visualiza um inimigo.

Essa tela tem resolução WQHD, de 2560 por 1440 pixels, na proporção 16:9. É uma resolução incrível para uma tela de 15,6 polegadas. Normalmente, os notebooks de 15 polegadas que nós vemos por aí possuem resolução Full HD, que é inferior.

Com essa alta resolução, a tela já entrega imagens de altíssima qualidade. Mas o Strix G15 ainda vem com suporte a HDR Dolby Vision e a 100% das cores DCI-P3, gerando uma qualidade de imagem excepcional e reprodução muito mais fluida.

As imagens são mais fluidas e sem aquele efeito fantasma. Tudo fica muito nítido, sem borrados e distorções. Isso faz com que a experiência ao jogar seja ainda melhor, visualizando muito bem os mínimos detalhes. E é possível visualizar tudo de qualquer ângulo, sem perder a qualidade e sem alteração de cores.

As bordas da tela são super finas nas laterais e na parte superior, o que deixa a experiência bastante imersiva. Com a tela ocupando praticamente todo o espaço disponível, o Strix G15 se torna bastante compacto para um notebook gamer. Considerando todo o hardware e poder desse notebook, ele pesa apenas dois quilos e trezentos gramas com espessura máxima de 2,72 centímetros. Além disso, ele mede 35,4 centímetros de comprimento e 25,9 centímetros de largura. Então o ROG Strix G15 é um notebook que roda qualquer jogo e pode ser levado para qualquer lugar tranquilamente.

Todo o corpo do notebook é muito robusto e traz detalhes que todo gamer gosta. O teclado retroiluminado tem luzes de LED que mudam de cor e na parte de baixo tem uma barra de iluminação Aura Sync que acompanha esse padrão. Você pode escolher para que tanto o teclado quanto essa barra mudem de cor de acordo com o que está na tela. Fica um efeito muito bonito. Na tampa o logo da ROG também ilumina.

Teste Fanático: ROG Strix G15

O teclado tem curso de 1,9 milímetro, então você sente que está pressionando as teclas. Isso é imprescindível para um notebook gamer, porque você sabe que o comando foi dado. As teclas WASD estão destacadas com uma transparência para facilitar a identificação delas ao jogar, principalmente no escuro. E um recurso muito legal do Strix G15 é que ele traz o teclado numérico no touchpad. É só tocar na parte superior direita do touchpad para ativar.

Na parte de conexões, o ROG Strix G15 traz duas portas USB tipo-C. Inclusive através delas é possível recarregar o notebook também com carregador Power Delivery. Ele traz ainda uma saída HDMI, entrada para cabo de rede, entrada para carregador, duas portas USB 3.2 tipo-A e uma entrada para fone de ouvido.

Teste Fanático: ROG Strix G15

O ROG Strix G15 já vem com Windows 11 Home, pra você tirar proveito do mais recente sistema operacional da Microsoft. O notebook já está sendo vendido na loja da ASUS por R$13.999, com desconto de 10% se você pagar à vista com pix. E tem mais! Quem comprar o ROG Strix G15 ganha de graça o jogo Elden Ring, o principal lançamento da indústria de jogos do ano.

Você pode comprar esse notebook poderoso clicando aqui.

Posts relacionados
ASUS BrasilASUS GlobalGamesNotebook

ASUS ROG anuncia novos produtos em evento virtual

NotebookNovidadesSmartphone

Android 13 é oficialmente anunciado pelo Google. Confira as novidades!

ASUS BrasilASUS GlobalNotebookNovidadesVideo

Conheça a nova linha ASUS Vivobook 2022

ASUS BrasilASUS GlobalNotebookNovidadesVideo

Conheça a nova linha ASUS Zenbook 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vale a leitura
Notebook gamer ASUS ROG Strix G15 chega ao Brasil