Teste Fanático: conheça tudo sobre o novo ZenFone 6

Teste Fanático: conheça tudo sobre o novo ZenFone 6

A ASUS lançou oficialmente no Brasil o novo ZenFone 6. E o aparelho chega ao mercado nacional com uma série de reconhecimentos. Levou prêmio de inovação, foi considerado o smartphone com a melhor câmera frontal e dividiu o pódio como o celular mais rápido do mundo junto com o ROG Phone 2, também lançado aqui no Brasil. O ZenFone 6 é um aparelho com muita moral, resultado de um design inovador e hardware potente. Ele une um conjunto de câmeras incrível, tela com bordas super finas, alto poder de processamento e bateria de 5000mAh. Nós vamos te apresentar tudo sobre esse aparelho agora, no nosso Teste Fanático.

CÂMERA FLIP ZENFONE 6

A grande inovação do ZenFone 6, claro, é a sua câmera flip que pode ser usada tanto como câmera traseira quanto como câmera frontal. São duas câmeras acopladas a um módulo superresistente. Esse módulo é construído com uma liga de metal líquido. A ASUS escolheu esse material porque ele é 20% mais leve e 4 vezes mais resistente que o aço inoxidável.

E a engenharia por trás desse flip é algo surpreendente. Nós temos aqui dentro um motor em miniatura que possui várias engrenagens para entregar um movimento rápido e com alta precisão. Assim, quando a câmera frontal é acionada, o módulo instantaneamente faz o movimento, sem qualquer atraso. Além disso, esse motor trabalha com estágios, o que permite colocar a câmera flip em vários ângulos, nos dando inúmeras possibilidades:

  • Um botão na interface da câmera permite fazer o controle do módulo para escolher o melhor ângulo da foto ou vídeo.
  • Ao tirar fotos panorâmicas, o módulo faz todo o movimento pra você, garantindo que a foto saia perfeita. Assim é possível capturar rapidamente toda aquela paisagem de tirar o fôlego ou um prédio mais alto. Já que graças ao flip, você pode fazer essa foto maior tanto na horizontal, quanto na vertical.
  • Outra possibilidade desse módulo é ativar o rastreador de movimento. Ao definir um objeto do seu vídeo como elemento principal, toda vez que ele se mover o módulo da câmera também se move pra mantê-lo sempre enquadrado.

Mesmo sendo tão resistente, o módulo possui um sensor gravitacional que consegue perceber se o smartphone está caindo. Caso o módulo esteja aberto, ele fecha rapidamente pra evitar qualquer dano ao mecanismo. Se cair de menos de um metro, o módulo fecha para um ângulo seguro. Se a queda for de mais de um metro e 25 centímetros, o módulo fecha completamente.

Além do sensor gravitacional, a câmera flip do ZenFone 6 também usa outros dois sensores pra deixar a experiência do usuário mais conveniente e proteger o módulo. O sensor de proximidade detecta quando nós estamos falando ao telefone e evita o acionamento por acidente do módulo. E o giroscópio detecta se o aparelho está em cima de uma mesa, por exemplo, e impede o movimento do módulo pra não forçar o mecanismo. Tudo isso pra dar mais segurança e fazer a câmera flip durar ainda mais.

E esse módulo flip acopla duas câmeras, como vocês já sabem. A câmera principal é de 48 megapixels e vem equipada com o sensor mais poderoso da Sony, o IMX586. Esse sensor vem com a tecnologia Quad Bayer que age em duas frentes: ao fotografar em situações com pouca luz e para melhorar a definição de uma imagem. No primeiro caso, essa tecnologia transforma os dados de quatro pixels da mesma cor em um único pixel grande de alta qualidade, resultando em uma imagem de 12 megapixels. O sensor conta com o auxílio da abertura de f/1.79 pra conseguir capturar mais luz e deixar as imagens mais iluminadas.

Agora em uma situação ideal de luz, essa tecnologia Quad Bayer utiliza todos os 48 megapixels para aumentar a definição da imagem e permite visualizar melhor os detalhes de uma foto ao dar zoom. Então é possível fazer o recorte em uma foto e ainda ter uma imagem de alta qualidade.

Alta qualidade sem perder o foco. Isso porque a câmera do ZenFone 6 possui auto-foco por detecção de fase semelhante ao encontrado em câmeras DSLR. A câmera foca com precisão e faz isso muito rápido. As fotos ficam nítidas e focadas, mesmo ao capturar objetos em movimento. Essa precisão no foco é alcançada utilizando um raio infravermelho que detecta a distância entre o ZenFone 6 e o elemento da foto.

O modo HDR+ faz com que as fotos tiradas com o ZenFone 6 fiquem incríveis, exibindo todos os detalhes da imagem, mesmo aqueles em áreas com sombra. Em vez de tirar uma foto, o ZenFone 6 tira várias fotos e combina todas elas em uma imagem final com todos os elementos nítidos, iluminados e com as cores fiéis.

Com o modo Super Noite, o ZenFone 6 tira fotos de alta qualidade à noite. Ao combinar várias capturas com diferentes níveis de exposição, esse modo consegue entregar o mais fino detalhe, com cores mais vivas e fieis à realidade. Cores essas que normalmente são perdidas ao fotografar à noite.

O ZenFone 6 consegue gravar vídeos em até 4K a 60 frames por segundo, resultando não somente num vídeo de alta qualidade, mas também muito fluido e rico em detalhes. Tudo isso com estabilização de imagem. Ou seja, as imagens não ficam tremidas e borradas.

Para capturar mais do ambiente, a câmera secundária do ZenFone 6 é de 125º, capaz de entregar um ângulo de visão até 200% maior que câmeras tradicionais. E ela vem equipada com uma tecnologia que corrige aquelas distorções causadas por lentes grande angular. A imagem fica natural, como se você tivesse tirado a foto de uma distância bem maior.

E toda a qualidade que nós temos ao fotografar paisagens, nós vamos ter também ao tirar selfies. Já que outra possibilidade incrível dessa câmera do ZenFone 6 é rotacionar o módulo para usá-lo como câmera frontal. Esse módulo revolucionário fez o ZenFone 6 ser escolhido como o aparelho com uma das melhores câmeras frontais disponíveis atualmente. Seja para tirar selfies em 48 megapixels ou usar a grande angular para enquadrar mais amigos na selfie, o ZenFone 6 entrega a melhor combinação de câmeras.

TELA E DESIGN

O ZenFone 6 vem com uma tela NanoEdge de 6,4 polegadas incrível! Com as bordas super finas, ela ocupa praticamente toda a parte frontal do aparelho. Em números, ela ocupa 92% de toda a parte frontal entregando uma tela com proporção 19,5 por 9. E embora a tela seja maior, o corpo do ZenFone 6 continua do mesmo tamanho da geração anterior do ZenFone.

E como não foi necessário colocar um notch para a câmera frontal, não existe nenhum desperdício do espaço útil da tela. Ao jogar e assistir a vídeos, você vai visualizar todo o conteúdo e não vai perder nenhum detalhe. A tela está toda à disposição.

Com resolução Full HD+, a tela do ZenFone 6 entrega imagens de altíssima qualidade. Ela tem cobertura de 100% das cores DCI-P3, o que significa que as fotos e vídeos são vistos não só com todos os detalhes, mas também com cores reais, fiéis à realidade. E tudo é visto tranquilamente mesmo sob a luz forte do sol, já que a tela do ZenFone 6 tem brilho de 600 nits.

Para entregar uma resistência maior a arranhões e quedas, o novo ZenFone 6 vem com a tecnologia Gorilla Glass 6. Essa tecnologia foi desenvolvida para ajudar a proteger a tela de consecutivas quedas de até um metro.

A parte de trás do ZenFone 6 também está protegida. Ela vem com Gorilla Glass 3D, com as extremidades arredondadas, que além de entregar maior resistência às bordas, também tornam a pegada do aparelho mais confortável. Mas além de resistente, o novo ZenFone 6 também é luxuoso e nas cores Black e Silver.

E o que a gente vê aqui por fora é apenas uma parte de toda a complexidade de construção do ZenFone 6. Por dentro a ASUS redesenhou completamente os componentes pra aproveitar melhor o espaço disponível. Para poder abrigar a câmera flip e a bateria de grande capacidade, os engenheiros da ASUS criaram uma placa de circuito que possui duas camadas. Assim, foi possível deixar o espaço necessário para os demais componentes.

DESEMPENHO E BATERIA

O novo ZenFone 6 vem equipado com o processador Snapdragon 855. A geração desse processador é a mais potente disponível no momento e já colocou o ZenFone 6 no pódio de smartphones mais rápidos do mundo. Esse processador é fabricado num processo de 7 nanômetros. Mas o que isso significa?

Significa que quanto menor o número, menor é a distância entre os transistores que ficam dentro do processador. E como eles estão mais próximos, o tempo que leva pra uma informação ir de ponta a ponta é menor. Ela chega mais rápido, o que resulta em mais desempenho.

Traseira do novo ZenFone 6

Outro benefício da construção em 7 nanômetros é a economia de bateria. Ao mesmo tempo que o Snapdragon 855 processa informações mais rapidamente, o consumo de energia é menor, já que é necessário menos tempo pra fazer esse processamento. Isso faz com que o Snapdragon 855 tenha alto desempenho com a bateria durando mais.

Em relação à geração passada deste processador, o Snapdragon 855 entrega uma performance 45% maior. Ao jogar, a qualidade também é surpreendente. O Snapdragon 855 vem equipado com a GPU Adreno 640 que aumenta em 20% o processamento gráfico..

E para os usuários mais exigentes, que querem o aparelho sempre na sua melhor performance, o ZenFone 6 traz a tecnologia AI Boost. Ao ativar esse recurso já no menu de configurações rápidas, você vai ter mais desempenho pra rodar jogos e aplicativos mais pesados com rapidez. Com um toque, você turbina ainda mais o ZenFone 6.

E a memória RAM de 6 ou 8GB vai fazer com que abrir aplicativos e alternar entre eles seja muito rápido. Se você estiver no meio de um jogo e quiser checar uma notificação no instagram, por exemplo, você vai conseguir ir de um para o outro rapidamente e voltar sem perder tempo.

E o que já é rápido fica ainda melhor com a tecnologia Optiflex, que reduz o tempo de inicialização do aplicativo, deixando eles pré-carregados na memória RAM. É possível selecionar os apps que você deseja carregar ou deixar que o sistema faça a seleção automática, baseada no seu uso.

Armazenamento nunca vai ser um problema com o ZenFone 6. Isso porque ele vem com até 256GB para guardar suas fotos, vídeos e aplicativos sem se preocupar. É espaço que não acaba mais. Além da versão de 256GB, o ZenFone 6 também está disponível em versões com 64GB e 128GB

O desempenho sonoro do ZenFone 6 também é muito bom. O aparelho vem com dois alto-falantes estéreo que possuem bobinas de voz de metal e câmaras de som cuidadosamente projetadas. E dois amplificadores da NXP entregam um som mais alto enquanto protegem os alto-falantes de danos, garantindo o melhor desempenho por muito mais tempo.

Além disso, o som High Resolution entrega uma qualidade de áudio tão grande que será o mais próximo possível do original no seu formato mais puro, o analógico. A resolução do áudio é 4 vezes maior que a qualidade do CD, tornando possível ouvir o mais fino detalhe da música.

E a qualidade do áudio se mantém mesmo ao ouvir música com fones de ouvido graças à tecnologia Headphone X. Essa tecnologia revolucionária é capaz de sintetizar o som, criando uma experiência virtual de 7 canais de áudio, tornando o som ainda melhor com qualquer headphone para assistir a vídeos, ouvir músicas e se divertir com jogos.

E você vai desfrutar desses conteúdos por muito tempo, pois o ZenFone 6 vem com uma bateria monstruosa de 5000mAh. Com essa bateria não vai ser necessário andar com um carregador portátil ou procurar uma tomada o tempo todo. Isso porque ela é capaz de durar até dois dias de uso!

Na prática, será possível fazer até 33 horas de ligação e navegar direto por até 21 horas. Em standby, esse tempo pode ser de até 33 dias! E na hora de recarregar, a bateria do ZenFone 6 possui carregamento rápido Quick Charge 4.0, então você não vai precisar esperar muito por uma recarga completa. Além disso, com o auxílio de Inteligência Artificial e carregamento programável, é possível aumentar a vida útil e proteção da bateria.

Um dos fatores que afetam a vida útil da bateria é deixar o aparelho na tomada quando ele já está 100% carregado. O que a inteligência artificial do ZenFone 6 faz aqui é identificar momentos em que o aparelho está carregando e não está em uso. Como enquanto a gente dorme, por exemplo. Ao botar o celular pra carregar antes de dormir o aparelho vai carregar até 80% e identificar o momento que o usuário acorda, seja através do alarme configurado ou porque o aparelho já aprendeu a hora que você volta a mexer nele. Minutos antes disso acontecer, o ZenFone 6 volta a carregar para atingir os 100%.

ZENUI 6.0

A ASUS vem trabalhando pra sempre oferecer a melhor experiência de uso. Além de entregar um smartphone com componentes de alta qualidade, o sistema também é parte muito importante. O ZenFone 6 vem equipado com a ZenUI 6.0.

A nova versão da interface exclusiva da ASUS combina suavidade com velocidade. Mas o mais importante: é simples e fácil de usar. Ela foca no essencial, o que faz com que ela seja mais rápida e com menos distrações.

A experiência é como a do android pie puro, porém com algumas melhorias. A ASUS fez ajustes na interface pra facilitar, inclusive, o uso com uma mão só. Já que nós temos uma tela maior, alguns botões de ações e ícones foram reposicionados para que eles fiquem ao alcance dos dedos. Assim a usabilidade fica muito mais confortável.

Outra maneira de deixar o sistema mais confortável, principalmente para usar o ZenFone à noite, é ativar o modo escuro. Nesse modo, todo o sistema adota um aspecto escuro, sem emitir aquele brilho intenso do fundo branco.

Uma novidade tanto de funcionalidade, mas também de design da linha ZenFone, é o botão Smart Key na lateral, acima dos botões de volume. Esse botão serve para ativar o Google assistente, agilizando a maneira de interagir com ele. Por padrão, ao pressionar uma vez, você chama pelo assistente. Ao pressionar duas vezes, ele vai ser ativado mostrando suas atualizações pessoais, como agenda, previsão do tempo… E ao pressionar e segurar, você fala o que deseja e o google assistente já vai responder, como um walkie-talkie.

E esses comandos são totalmente customizáveis na ZenUI 6.0. Você pode usar esse botão como atalho para ativar outros recursos, ligar lanterna, abrir câmera, fazer uma captura de tela. São várias as opções.

A ZenUI 6.0 traz também o recurso de Escuta Particular. Sabe quando você vai ouvir um áudio e ele toca no alto-falante e todo mundo ouve? No ZenFone 6 isso não vai acontecer. Para proteger a nossa privacidade, ao reproduzir áudios do google assistente ou de outros aplicativos, isso vai acontecer na caixa de som que você leva até à orelha, e não no alto-falante.

Tem também o ajuste inteligente do volume ao receber ligações, chamadas em aplicativos de conversa ou ao ouvir músicas e assistir a filmes. O ZenFone 6 ajusta o volume do som em 7 níveis de acordo com o barulho do ambiente. Em um local silencioso, o volume é o mais baixo e conforme o barulho vai aumentando, o volume também aumenta. Assim você vai conseguir ouvir com clareza sua música ou vídeo e nunca mais vai perder uma chamada porque não ouviu o telefone tocar.

Você encontra ele na loja online da ASUS, em outros sites do varejo e nos pontos de venda da ASUS.

Comentários

comments

Share this: