NovidadesSmartphone

Android poderá receber recurso antirrastreamento

De acordo com o Bloomberg, a Google estaria estudando a possibilidade de implementar um novo recurso antirrastreamento no sistema operacional Android. O objetivo é permitir que os usuários escolham como os aplicativos coletarão seus dados. 

Internamente, a gigante estaria em processo de discussão para definir como pode limitar a coleta de dados e o rastreamento entre aplicativos no seu sistema operacional.  O objetivo final da Google com esse recurso antirrastreamento no Android seria equilibrar as demandas de consumidores, cada vez mais preocupados com a privacidade, e as necessidades de desenvolvedores e anunciantes, que precisam de informações para gerar anúncios mais eficientes na internet.

O The Alphabet Inc. conglomerado que possui várias empresas que foram relacionadas ou vinculadas ao Google, incluindo a própria Google,  está buscando contribuições dessas partes, semelhante à forma como está desenvolvendo um novo padrão de privacidade para navegação na web chamado Privacy Sandbox, que será a alternativa utilizada pelo Google. Como parte dessa solução, a empresa desenvolveu uma tecnologia chamada Federated Learning of Cohorts, que permite que os anunciantes tenham como alvo grupos de pessoas com interesses semelhantes, em vez de pessoas individualmente.

Outra possibilidade seria banir o uso de cookies de terceiros no Android, que coletam as informações dos usuários a partir de sites já acessados.

Imagem mostrando página de aplicativos do sistema Android em um smartphone ASUS.

De acordo com as informações publicadas, o desenvolvimento dessa solução antirrastreamento para Android ainda está em fase inicial, e não há data ou sequer garantia que de fato chegará até os usuários. Mas, caso chegue aos smartphones de fato, deve adotar uma abordagem parecida com o Privacy Sandbox.

Fontes “com conhecimento no assunto”, que pediram ao Bloomberg para não serem identificadas, dizem que este é o mais recente sinal de que a indústria da internet estaria trabalhando para fortalecer a privacidade dos usuários.

Posts relacionados
GamesHardwareNovidadesSmartphone

ROG Phone 5 é o mais rápido do mundo no Antutu

NovidadesSmartphone

Android 11 começa a chegar ao ZenFone 7!

Dicas de FanáticosNovidadesSmartphoneVideo

Como abrir aplicativos mais rápido no ZenFone

Dicas de FanáticosNotebookNovidadesTablet

Dica de Fanáticos: como usar a Leitura Avançada do Windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vale a leitura
Conheça as principais novidades do Android 11