Teste Fanático: ASUS VivoBook 15

Teste Fanático: ASUS VivoBook 15

O Vivobook 15 é um notebook da ASUS que serve tanto pra trabalhar e estudar, quanto pra se divertir com alguns jogos. Ele está disponível em três versões no Brasil: X512FA, X512FB e X512FJ. Eu vou falar sobre cada uma delas pra vocês, mas o que todas essas versões têm em comum: uma tela de 15,6” praticamente sem bordas e corpo com medidas reduzidas. O VivoBook 15 é fino e leve, pra você levar pra qualquer lugar. Mais sobre ele, você confere agora, no nosso Teste Fanático.

Tela e Design

O ASUS VivoBook 15 tem uma tela NanoEdge de 15,6 polegadas em um corpo similar ao de notebooks de 14 polegadas. Isso porque ela ocupa 88% da parte frontal do notebook, já que possui bordas finas de 5,7mm, e entrega imagens de altíssima qualidade. Mesmo com bordas tão finas, o notebook acomoda na parte superior da tela uma câmera HD pra fazer videochamadas com a família e amigos com alta qualidade de imagem.

As versões X512FA e FB, possuem tela com resolução HD e a versão X512FJ vem com resolução Full HD. Além de alta resolução, a tela entrega imagens com cores fieis e nítidas. E no modelo X512FJ, essas cores não se alteram mesmo se a gente olhar de um ângulo não muito convencional, já que a tela tem ângulo de visão de 178º.

Mesmo com uma tela grande de 15 polegadas, o Vivobook é extremamente compacto, graças às bordas finas da tela, e pode ser levado para qualquer lugar. Além disso, ele é fino e leve, pesando cerca de 1kg e 700 gramas. Então é ideal pra carregar sempre na mochila.

ASUS VivoBook 15 aberto em cima de uma mesa

E apesar de ser compacto, ele mantém uma característica que ajuda muito na produtividade: o teclado numérico. Então é um notebook completo, com tela grande, em um corpo reduzido. E o curso de movimento da tecla de 1,4mm garante uma experiência confortável e precisa ao digitar, porque você tem aquela resposta de que o comando na tecla foi dado. Essa também é uma característica importante ao jogar no notebook.

Ser compacto também não eliminou as conexões que a gente mais precisa. O Vivobook traz três portas USB: uma tipo-C, outra 3.1 e outra 2.0. Além disso, vem com saída HDMI e entrada pra fone de ouvido e cartão micro SD.

Pra quem é descolado e quer uma cor fora do convencional, mais colorida, a versão X512FA traz algumas opções bem legais. Tem coral, tem um azul escuro que eu, particularmente acho muuito bonito. Além, claro, das tradicionais cores prata metálico, cinza. Essas duas últimas também disponíveis para os outros modelos do vivobook 15.

Um detalhe muito legal de design do Vivobook 15 são as dobradiças dele. Ao abrir o notebook sobre uma superfície plana, ele se eleva ligeiramente. Além de ficar numa posição mais confortável, esse espaçamento entre notebook e a superfície permite a melhor circulação de ar e ajuda na refrigeração dos componentes internos. E se os componentes estão sempre refrigerados, o desempenho consegue se manter constante.

Bateria e Desempenho do ASUS VivoBook 15

Falando em desempenho, aqui nós também temos diferenças entre as três versões. Eu vou falar com calma pra você entender bem. O ASUS VivoBook 15 mais potente nesse quesito é o X512FJ. Você vai encontrar esse modelo com duas opções de processador: pode ser um Intel Core i5 ou i7. E esse modelo ainda vem com uma placa de vídeo dedicada: uma Geforce MX230, da Nvidia.

O X512FB também traz uma placa de vídeo. Essa placa é a MX110, também da Nvidia. E o processador é um Intel Core i5. Tanto o FJ quanto o FB possuem 8GB de memória RAM.

ASUS VivoBook X512FA na cor coral
VivoBook X512FA na cor coral

Já o X512FA vem com um processador Intel Core i5 e opções com 4 ou 8GB de memória RAM, fazendo com que a inicialização do sistema e abertura de aplicativos aconteça rapidamente. Pra armazenar arquivos, programas e jogos, todos os modelos do VivoBook 15 possuem 1TB de armazenamento.

Essas especificações já permitem trabalhar com edição de imagem e vídeos mais leves, até jogar Fortnite, LoL, Dota. Então se ele consegue fazer isso, para uso no dia a dia, na universidade ou trabalho, ele dá conta suficiente do recado.

A bateria acompanha esse desempenho e dura um dia inteiro. E ela vem com carregamento rápido que entrega 60% da bateria em 49 minutos. E para que isso aconteça com segurança, a ASUS desenvolveu uma tecnologia que monitora a bateria, protegendo-a de sobrecargas. Com isso, ela reduz a chance de danos à bateria e aumenta a vida útil em até 3 vezes.

Ao ouvir músicas nos alto-falantes do Vivobook, a qualidade de som é muito boa. Graças à tecnologia ASUS SonicMaster, que une hardware, software e ajustes precisos nas configurações de som, o áudio sai claro e rico em detalhes.

O ASUS VivoBook 15 está disponível na loja online da ASUS e em outros sites do varejo por a partir de R$2300, já com Windows 10 e licença vitalícia do sistema da Microsoft.

Se você é estudante e está em dúvida sobre qual notebook escolher, nosso post pode te ajudar nessa.

Comentários

Comentários

Compartilhar: