Dicas de FanáticosNovidadesSmartphoneVideo

Como fazer vídeos profissionais com o ZenFone 7!

Você já tira fotos incríveis com o seu ZenFone, mas quer dar um passo a mais e gravar vídeos como um profissional? Então esse post e vídeo chegam em boa hora, já que todos os recursos do modo Vídeo Pro do ZenFone 7 chegaram para que você capture momentos especiais como um verdadeiro cinegrafista!

O Modo Vídeo Pro do ZenFone 7 permite fazer ajustes profissionais na hora de filmar com seu ZenFone 7, bastante parecidos com o que encontramos em câmeras tradicionais. É possível mexer no ajuste de foco, na velocidade do obturador, no ISO, Exposição e Balanço de Branco – ferramentas que iremos apresentar a seguir. 

Foco Manual

O Foco Manual é bastante interessante se você for filmar em lugares com maior circulação de pessoas. A opção automática eventualmente pode detectar o rosto de outra pessoa que está passando e desfocar o objeto principal ou seu rosto. 

Essa ferramenta também se torna muito útil para registrar vídeos macro, ou seja, quando você quer aproximar bastante de um objeto muito pequeno e ele precisa, consequentemente, estar em foco.

Obturador e ISO

Ao lado do Foco Manual, você perceberá que existe um recurso “S”. Ele é o Shutter ou, em português, Obturador. Nas câmeras profissionais, este é um componente físico e ele é o responsável pela captura de luz. O fotógrafo controla o tempo que ele demora para abrir e fechar, e é nesse intervalo que ele captura a luz e a imagem. Nos celulares, quem faz o mesmo trabalho é o software da câmera. 

Esse controle é usado, principalmente, para fotografar e filmar objetos em movimento. A velocidade é medida em frações de segundo e quanto mais rápida, mais “congelado” o objeto fica. Na situação contrária, quanto mais lento estiver o obturador, mais borrado o objeto aparecerá no vídeo. Um exemplo comum desse tipo de configuração são aqueles vídeos de trânsito que mostram o rastro de luz dos carros.

Quanto mais rápida for a velocidade do obturador, mais escura ficará a imagem também, porém não se preocupe tanto. É aqui que entra o trabalho do ISO ou Sensibilidade fotográfica. Com ele, é possível “fornecer” um pouco mais de claridade ao vídeo. Mas aumentar demais o ISO vai granular a imagem, então é bom usar com precaução.

Exposição

Nas configurações de Exposição, você escolhe se a foto vai ter a compensação original, em zero, ou se ela será superexposta ou subexposta. Se for gravar em algum ambiente externo com muita alteração de luz do sol , por exemplo, é interessante deixar a compensação subexposta em um ponto ou dois pra evitar que em algum momento a luz estoure, ou seja, que existam áreas na sua foto onde um “clarão branco” substituirá a paisagem ou objetos. E caso o vídeo fique um pouco escuro por causa disso, você pode corrigir depois na edição.

Balanço de Branco

Outra opção que encontramos em câmeras profissionais e que está disponível no Modo Vídeo Pro do ZenFone 7 é o Balanço de Branco. Ele, por sua vez, interfere na cor dos objetos que serão gravados. Quando configurado corretamente, tudo fica o mais próximo possível das cores reais, independente da iluminação do ambiente.

Essa ferramenta te ajuda a escolher o melhor ajuste para o tipo de luz do ambiente ou estética que queira dar para o seu filme. Existem opções para locais com luzes incandescentes amareladas ou brancas, ambientes externos ensolarados ou ainda nublados.

HyperSteady e Zoom

Além das configurações citadas até aqui, o ZenFone 7 traz outras novidades para problemas que encontramos frequentemente na hora de gravar. Estabilização de vídeo, por exemplo, pode ser um incômodo em alguns aparelhos, mas não neste.

Além de trazer estabilização de imagem padrão, o ZenFone 7 permite estabilizar ainda mais o vídeo com a opção HyperSteady. É só tocar no ícone de “mãozinha” para ativar.

Tem também uma opção de zoom contínuo, com o qual você pode fazer uma aproximação suave, sem solavancos. Só é preciso selecionar o objeto em que quer dar o zoom e deslizar a barrinha até a velocidade que quiser, mantendo o botão pressionado. Pra usar esse recurso, o HyperSteady precisa estar desativado.

O áudio também é muito importante!

O Modo Vídeo Pro também traz um filtro que reduz o ruído de vento ao fazer filmagens externas e permite fazer a captura de áudio direcionada. Você pode escolher fazer essa gravação de áudio por atrás, na frente ou usar todos os microfones com o  3D surround. 

Outro recurso muito legal é o Mic Focus, que captura o áudio daquilo que você quiser. É só dar um zoom na fonte de áudio e o aparelho vai priorizar a captura do som emitido por essa fonte.  

Por fim, não se preocupe me decorar o funcionamento de cada uma dessas funções do modo Vídeo Pro. Quando você faz os ajustes, o ZenFone 7 já te mostra como ficará a imagem, para você fazer as alterações necessárias até chegar no estilo perfeito para os seus vídeos.

O ZenFone 7 está disponível para compra na loja ASUS. Abaixo, você pode conferir nosso Teste Fanático com o smartphone:

Posts relacionados
GamesHardwareNovidadesSmartphone

ROG Phone 5 é o mais rápido do mundo no Antutu

NovidadesSmartphone

Android 11 começa a chegar ao ZenFone 7!

Dicas de FanáticosNovidadesSmartphoneVideo

Como abrir aplicativos mais rápido no ZenFone

Dicas de FanáticosNotebookNovidadesTablet

Dica de Fanáticos: como usar a Leitura Avançada do Windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vale a leitura
ASUS lança o novo ZenFone 7 no Brasil