ASUS BrasilDicas de FanáticosHardwareNotebook

ASUS ROG Strix G16 – Análise

O ASUS ROG Strix G16 foi lançado dia 18 de Abril de 2023 e já temos em mãos para fazermos a nossa análise completa dessa super máquina! Ele é o mais novo notebook gamer da ASUS ROG com um Intel core i9 13980HX e uma placa de vídeo NVIDIA Geforce RTX 4060. Vem comigo que eu te mostro todo poder desse monstrão em um vídeo bem completinho no Youtube!

Poder de fogo do novo ASUS ROG Strix G16

Como você já deve imaginar, o novo ROG Strix G16 é um notebook com foco em jogos, né? Ele vem equipado com um processador Intel Core i9 (13980HX) da série HX com o mais  alto desempenho da 13ª geração,  esse processador possui 24 núcleos físicos e 32 núcleos lógicos, alcançando um clock de 5,6GHz com um TDP de 65W. Isso é muito coisa, quase um processador de desktop. Lembrando que dos 24 núcleos físicos desse modelo de processador, 8 núcleos são de alto desempenho que são ativados durante as tarefas pesadas, consumindo mais energia e 16 núcleos são de alta eficiência que ficam ativos durante tarefas mais leves, entregando um ótimo desempenho sem afetar a eficiência da bateria.

Com todo esse poder de processamento, o novo ROG Strix G16 fica cabeça a cabeça com computadores de mesa que possuem um alto desempenho, mesmo tendo um corpo bem mais enxuto. Então você deve imaginar que qualquer tipo de tarefa pesada como edição de vídeo e foto, renderização em 3D, e alta taxa de fps nos jogos não serão problemas aqui, né?

Um coisa interessante sobre o Intel core i9-13980HX é que esse processador faz parte da linha mais recente de processadores da intel, a série HX, que passa a existir agora a partir da 13ª geração, e possui desempenho ainda maior que a Série H, que até então era a série de maior desempenho para notebooks. 

E para ilustrar isso, eu fiz alguns testes de benchmark sintéticos para vocês terem uma noção em números, do quanto esse processador é potente. Eu usei o geekbench e cinebech para testar o desempenho no single-core e multi-core. Vamos aos resultados:

No Cinebench, o ROG Strix G16 bateu:

  • 2040 no single-core
  • 29.285 no multi-core 

Já no Geekbench, nós tivemos a seguinte pontuação:

  • 2013 no single-core
  • 19425 no multi-core

Pra vocês terem uma noção, em comparação com o último notebook gamer da linha ROG que passou pelas nossas mãos, o ROG Zephyrus M16 do ano passado, que conta com um Intel core i7-12700H e uma Geforce RTX 3060 ele pontuou no cinebench 1.710 no single-core e 14.880 no multi core. Tornando o novo ROG Strix G16 o dobro de potência em relação do multi-core se comparado ao  ROG Zephyrus M16.

Agora, para suportar esse processador, o novo Strix vem acompanhado de 16GB de memória RAM em canal duplo, onde as memórias podem ser substituídas e aumentadas com a tecnologia  DDR5 a uma velocidade de 4800Mhz, isso permite tempos de carregamento extremamente baixos para aplicativos pesados e jogos. Lembrando que, a memória RAM DDR5, é 50% mais rápida que a geração anterior. Além disso, conta com armazenamento de 512GB em SSD m2 com a tecnologia PCI® Express 4.0, a mais recente versão da plataforma que permite trocas de dados com velocidades de 7 GB/s, o que torna o acesso aos arquivos muito mais rápido que SSDs SATA mais comuns, evitando gargalo durante a jogatina ou na produtividade do dia a dia.

O notebook também traz uma placa de vídeo Geforce RTX 4060 com 8 GB de memória GDDR6, da NVIDIA. Esse modelo teve um salto significativo com relação a geração passada, a RTX 3060, onde tivemos um aumento no clock, de 1703 mhz para 2370mhz, o que traz mais velocidade a placa e um consumo mínimo de 35w em comparação aos 60w da 3060, o que traz maior otimização e eficiência energética sem perda de desempenho. Além das novas tecnologias embarcadas na nova serie 40, como: a 3ª geração de do ray tracing, 4ª geração dos tensor cores e o DLSS 3, fazendo com o que o ROG Strix G16 consiga entregar mais FPS em jogos de maneira mais otimizada do que a geração anterior. Além disso, ele entrega um TGP total da placa de vídeo de 140W, alcançando todo potencial das novas Geforce RTX da série 40.

O ROG Strix G16 é compatível com o MUX Switch + NVIDIA Advanced Optimus, essa tecnologia faz com que todo processamento gráfico passe diretamente para a placa de vídeo dedicada, pulando a placa de vídeo integrada do processador, fazendo com que o tempo de resposta seja menor e o desempenho em jogos, maior. E detalhe, tudo isso de forma automática e sem reinicializações, esse recurso pode acelerar os processos de renderização dos seus vídeos ou fotos e melhorar o desempenho das animações e modelagens em 3D. E para jogos competitivos, você pode alternar para um modo de GPU direto, o que reduz a latência em 22% e aumenta o desempenho em uma média de 9%. 

E para mostrar para vocês o desempenho dessa máquina em jogos, nós rodamos os testes de benchmark do Shadow of Tomb Raider e Horizon Zero Down. 

SHADOW OF TOMB RAIDER:

  • MÁXIMA: 133 FPS
  • ALTA: 149 FPS
  • MÉDIA: 155 FPS
  • BAIXA: 184 FPS
  • MÁXIMA COM DLSS3 no perfil balanceado: 183 FPS

HORIZON ZERO DAWN:

  • QUALIDADE SUPREMA: 119 FPS
  • ORIGINAL: 144 FPS
  • PRIORIZAR DESEMPENHO: 167 FPS

Sistema de refrigeração avançado do ASUS ROG Strix G16

E para manter esse desempenho constante, ROG Strix G16 possui um sistema de resfriamento avançado, começando pelo uso do metal líquido, que é 17x mais condutivo térmicamente e reduz em até 15 oC a temperatura do processador. Além disso, conta com ventiladores Arc Flow de 84 pás, que aumentam o fluxo de ar em 13% e filtros no sistema de ventilação, mantendo a sujeira e poeira longe dos ventiladores, fazendo com que o notebook fique mais frio por mais tempo.

Além disso, este notebook conta com um sistema inteligente de refrigeração, o ROG Intelligent Cooling. Ele inclui a tecnologia Tri-Fan, com 3 aberturas amplas de ventilação que ampliam o fluxo de ar. As saídas de ar também foram aumentadas permitindo a rápida dissipação de calor, enquanto as aletas de cobre de 0,1 mm apresentam alta eficiência térmica e reduzem drasticamente a resistência do ar.

Existem modos de ventilação que alteram automaticamente os modos de operação para otimizar o desempenho e a acústica para diferentes jogos e aplicativos. O modo Turbo usa a aceleração mais alta do ventilador e os clocks para manter a velocidade máxima, o modo Performance ajusta os clocks e o resfriamento para níveis mais baixos de ruído para jogos e o modo Silent funciona ainda mais silencioso, para trabalho e entretenimento mais leves. Assim, você pode personalizar os perfis de cenário para alternar facilmente os modos com base em suas preferências.

A bateria do  ROG Strix G16 é um show à parte, ela possui 4 células de íon de lítio de 90Wh. Essa bateria tem uma projeção de duração de cerca de 10h com reprodução de vídeo ou 11h para navegação na internet. Além disso, ele conta com uma fonte de 280W que carrega o notebook de 0% a 50% em 30 minutos, mais que o necessário para suprir toda a energia e manter o desempenho no máximo.

A melhor qualidade de tela para os seus jogos no ASUS ROG Strix G16

Já no assunto tela, nós temos uma tela incrível de 16” no formato 16:10, que possui mais altura de tela, para te entregar mais área útil de visualização, além de possuir bordas mais finas. Como o foco principal é o desempenho em jogos, a tela tem uma taxa de atualização de 165 Hz. Isso significa que as imagens ficam mais fluidas, ajudando a melhorar a visibilidade do inimigo durante o jogo. 

Mas se você busca um notebook para criação de conteúdo, o novo ROG Strix G16 traz uma tela de resolução Full HD+ com tecnologia IPS, essa tecnologia fornece alta precisão de cores em todos os  ângulos de visão, sem distorcer as cores como nas telas de notebooks mais simples. 

E para ampliar o seu nível de imersão, a tela possui alta qualidade de cores, com cobertura de 100% do espaço de cores do sRGB. Esse tipo de monitor oferece uma ampla gama de cores e permite que você veja filmes e outras mídias exatamente da maneira como deveriam ser.

A tela do ROG Strix G16  conta com a tecnologia G-Sync, que sincroniza a taxa de atualização da tela com a placa de vídeo, reduzindo lag, minimizando os engasgos e eliminando qualquer outro entrave para uma experiência visual imersiva e suave. O que garante o melhor desempenho em jogos.

Além disso, esse notebook possui as principais tecnologias da DOLBY, o Dolby Vision, que melhora a imagem reproduzida trazendo a visão mais precisa do conteúdo da maneira como ele foi elaborado, o que faz superior ao HDR padrão e com melhor equilíbrio de cores. E o Dolby Atmos, que traz a experiência do cinema para dentro do seu notebook, trazendo uma maior sensação de direcionamento do som e dando maior dimensão ao áudio, sendo melhor que um surround convencional.

Aproveitando que estamos falando do som, este notebook conta com o Smart Amp, uma tecnologia desenvolvida para alcançar até 2,8x mais volume de som, 3x mais potência nos sons graves e aumento de até 6.5 decibéis através do alcance dinâmico.

Se tem mais RGB, tem mais FPS

Agora, quando a gente olha para o ROG Strix G16, fica na cara que é um notebook gamer, olha quando RGB essa máquina tem! Para começar com esse teclado super chamativo todo em RGB e essas teclas com essa transparência suave que traz ainda mais charme para a máquina e lógico, como vocês podem ver, essa faixa RGB que passa na parte frontal da base do  notebook.

E o que mais se destaca durante a interação com o notebook, com certeza, é o teclado, principalmente por ser retroiluminado com 4 zonas de RGB que são completamente configuráveis através do Aura Sync! 

Nesse teclado, você pode utilizar comandos complexos em alta velocidade com a tecnologia N-key Rollover que garante que cada pressionamento seja registrado. Além disso, ele  possui 5 teclas programáveis onde você pode adaptá-las da melhor forma possível e otimizar seu uso do notebook. Sobre a construção dele, nós temos 2 mm de distanciamento entre as teclas, para garantir a melhor precisão de clique, 0,25mm de curvatura de tecla para uma digitação mais confortável e um teste de mais de 20 milhões de pressionamentos para garantir a vida útil do seu teclado. Além disso, as teclas direcionais ganharam um incremento de tamanho, para melhorar as suas jogatinas e o touchpad se tornou 10% mais amplo que o modelo do ROG Strix de 2022, para aumentar ainda mais a área útil de clique.

Todas as conexões que você precisa

Como o ROG Strix G16 é um dos melhores notebooks gamer da linha ASUS ROG, ele está preparado com as principais conexões. Do lado direito, ele conta com:

  • 2x USB 3.2 Gen2 Tipo A

E do lado direito, ele conta com:

  • A entrada para o carregador
  • Entrada de rede RJ45, para uma maior estabilidade de conexão cabeada.
  • Saída HDMI 2.1 compatível com monitores 4k a 120hz ou 8k a 60hz, além da compatibilidade com HDR10+, HDR dinâmico e eARC
  • 1x porta USB 3.2 Gen2 tipo C com tecnologia Thunderbolt 4 e suporte a DisplayPort
  • 1x porta USB 3.2 Gen2 tipo C
  • Além da entrada de fone/microfone de 3.5mm

Para as conexões sem fio, o ROG Strix G16 conta Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2. Garantindo a melhor conexão e velocidade possível.

Preço e disponibilidade

 E para finalizar o preço, agora que vocês já conheceram todo poder do novo ROG STRIX G16, vocês podem encontrar esse notebook disponível na loja da ASUS a partir de R$16.200,00 à vista.

Mas então, o que vocês acharam do novo ROG Strix G16?  Curtiram o desempenho do novo Intel Core i9 13980HX e da RTX 4060? Deixem aqui nos comentários as opiniões de vocês!

Posts relacionados
ASUS Brasil

ASUS VIVOBOOK S 15 - ANÁLISE COMPLETA

ASUS Brasil

Novos notebooks ASUS com processadores Intel Core Ultra Serie 2

ASUS Brasil

Dia do Gamer: guia de notebooks para cada tipo de jogador

ASUS Brasil

ASUS Zenbook S 16 - O primeiro do Brasil com o novo AMD Ryzen A.I

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *