ASUS BrasilNotebookTestes FanáticosVideo

ProArt Studiobook 16 OLED – Análise completa!

Imagina o notebook perfeito para quem trabalha com audiovisual ou criação de conteúdo? O ASUS ProArt Studiobook 16 OLED é a aposta da Asus para esse nicho de mercado. Vem com a gente para o nosso teste fanático conhecer todo potencial desssa máquina!

Nós fizemos o teste fanático do ProArt Studiobook 16 OLED em vídeo. Deixe seu comentário sobre o que achou desse novo notebook.

Tela

Vamos começar com um dos maiores destaques desse notebook, a tela. O ASUS ProArt Studiobook 16 OLED traz uma tela de proporção 16:10. Este é o primeiro notebook do mundo com uma tela de 16 polegadas OLED com resolução 4K e HDR. Uma tela OLED apresenta muito mais gama de cores e qualidade superior, o que entrega imagens com cores ultra-vívidas e nítidas. A prova disso é que essa tela tem validação PANTONE, para  garantir cores fieis à realidade.

O novo Studiobook também tem certificação DisplayHDR 500 True Black, que assegura níveis de contraste altíssimos e pretos profundos. Além disso, a tela entrega 100% de cores DCI-P3, garantindo que você vai ver imagens vivas e realistas.

Para fornecer precisão de cor, esta tela foi certificada pela Calman e tem um valor de precisão de cor Delta-E inferior a 2. O ProArt Studiobook 16 OLED também é equilibrado para seus olhos. Ele emite luz azul 70% mais baixa em comparação com os modelos LCD, além de ser certificado para cuidados com os olhos pela TÜV Rheinland. Assim, fica muito mais confortável utilizar o notebook à noite.

O ProArt Studiobook traz ainda a tecnologia exclusiva ASUS Splendid que ajusta os parâmetros de exibição da tela para garantir que você tenha o melhor desempenho de cor para qualquer tipo de conteúdo.

Para acompanhar essa tela incrível, o novo ProArt Studiobook possui um hardware bem potente.

Desempenho

O notebook vem equipado com um processador Intel Core i7  série H da 11ª geração. Esse “H”  significa que é um processador de mais desempenho que aqueles normalmente encontrados em notebooks comuns . Ele entrega altíssimo desempenho e  produtividade para trabalhar com softwares de edição de fotos e vídeos, e também para estudar e se divertir. Além disso, conta com 32GB de memória RAM DDR4 para abrir os programas e alternar entre eles mais rapidamente. Rápida também vai ser a inicialização do sistema e o acesso aos seus arquivos. Isso porque esse ProArt Studiobook traz armazenamento em SSD de 1TB, que é mais rápido que HDs normais e não vai ser um gargalo na produtividade, mesmo com arquivos muito grandes – perfeito para edição de vídeos e fotos pesadas.

O notebook também traz uma placa de vídeo Geforce RTX 3060, da Nvidia. Com ela, você tem alto desempenho gráfico ao trabalhar com imagens 3D, vídeos de alta resolução ou transmissões ao vivo. Essa placa de vídeo traz recursos avançados, incluindo a aceleração de Inteligência Artificial e memória de 6GB dedicada GDDR6, capazes de aumentar a potência da placa de 80W para 110W e ajustar a velocidade dos ventiladores do sistema conforme for necessário.

o ProArt Studiobook 16 OLED  também usa a tecnologia NVIDIA Max-Q com o recurso Dynamic Boost 2.0 baseado em Inteligência Artificial, gerenciando de forma inteligente a energia entre a GPU e a CPU para oferecer o máximo de desempenho enquanto você cria ou joga.

E para manter esse desempenho constante, o notebook vem com a tecnologia térmica ASUS IceCool Pro de dois ventiladores. Essa tecnologia permite que o processador e a placa de vídeo funcionem em um TDP total de até 140W no Modo Performance.

O sistema possui ventoinhas com 102 pás capazes de mandar para longe o calor. Essas pás das ventoinhas são feitas de um polímero de cristal líquido que faz com que elas sejam mais leves e mais finas que as ventoinhas comuns. Cada pá da ventoinha possui um design aerodinâmico curvado em 3D, permitindo que ela alcance uma melhor taxa de fluxo.

Outro modo que o ProArt Studiobook traz é o Modo Whisper 2.0 com tecnologia de ponta da NVIDIA, que oferece ainda mais controle sobre os ventiladores do notebook para que você possa equilibrar desempenho e acústica.

O ProArt Studiobook vem com tecnologia WiFi 6 dual-band e Bluetooth 5.2. Além disso, traz o recurso Asus WiFi SmartConnect, que gerencia as redes wifi para que ele sempre esteja conectado à rede que estiver com melhor sinal.

Bateria

O ProArt Studiobook traz uma bateria de íon de lítio de 4 células de 90Wh e um fonte de 240W. Além da conexão padrão para carregamento, tem suporte a USB-C Easy Charge. Isso significa que ele pode ser usado com carregadores USB-C padrão de 5 a 20 volts. O carregamento ultrarrápido é compatível com qualquer carregador certificado Power Delivery.

Áudio

O novo ASUS ProArt Studiobook entrega uma qualidade de áudio excelente. Os especialistas em áudio da Harman Kardon certificaram que o sistema de áudio atende aos padrões exigentes, enquanto a tecnologia DTS oferece uma incrível experiência de som multicanal, de qualquer tipo de conteúdo.

Já o amplificador inteligente de canal duplo, com supressão de distorção e aumento de volume, pode acionar os alto-falantes gêmeos no volume máximo possível, evitando danos de longo prazo às bobinas dos alto-falantes.

Com esse notebook, você pode desfrutar de um som poderoso e cristalino, que oferece entretenimento e comunicações muito mais imersivas.

Segurança integrada ao hardware do ProArt Studiobook

Eficiente também é o reconhecimento facial do ProArt Studiobook. Ele traz uma câmera infravermelho 3D HD capaz de reconhecer o seu rosto mesmo em ambientes escuros.

Em conjunto com a tecnologia Windows Hello, a câmera faz com que o login ao ligar o notebook seja rápido. Além disso, o notebook também pode ser acionado pela voz do nosso cliente através das assistentes de voz Cortana ou Alexa.

O notebook traz uma novidade bem legal no teclado: a tecla de ligar/desligar tem um leitor de digitais pra você fazer login no sistema mais rapidamente, sem precisar digitar a senha. Teclado esse que é retroiluminado, para que você possa produzir mesmo no escuro, além de dar uma estética muito linda pro notebook. 

ASUS Dial, o recurso exclusivo do novo ProArt Studiobook

Como esse é um notebook para profissionais criativos, ele traz o exclusivo ASUS Dial, um controlador físico que você pode usar para aumentar o tamanho do pincel, alterar a saturação, ajustar a opacidade da camada ou desfazer ações rapidamente.

Você escolhe o comando que quer executar ao usar este botão. Existem mais de 70 funções disponíveis para ajudar e facilitar o fluxo de trabalho. Ele é compatível com os aplicativos Photoshop, Premiere Pro, Lightroom Classic e After Effects.

Existe um software personalizado chamado ProArt Creator Hub, onde você pode escolher os atalhos para cada programa, mesmo para aqueles que não tem uma configuração predefinida, por exemplo, o Da Vinci Resolve ou Vegas Pro.

ProArt Studiobook 16 OLED

Outra ferramenta muito legal para quem trabalha com arte em 3D é o touchpad com três botões. O botão do meio pode ser usado para controlar algumas funções especiais de programas de edição, como panorama, rotação e órbita.

É possível usar o ASUS Dial em conjunto com esse terceiro botão do touchpad para executar algum comando e agilizar bastante a sua produtividade. Esse touchpad, inclusive, suporta até 1024 níveis de pressão pra que você possa usar uma caneta stylus para desenhar ou escrever.

Conexões para periféricos não faltam no ProArt Studiobook

Conexão para periféricos e outros dispositivos não faltam no novo Studiobook. Ele vem com uma USB 3.2 tipo-C, uma portas USB 3.2 tipo-A e uma saída HDMI 2.1 que permite a transmissão de vídeo em até 8K.

Além disso, traz uma porta USB tipo-C com tecnologia Thunderbolt 4 que faz transferência a uma velocidade de até 40Gbps. É muito rápido! Nessa porta é possível conectar um monitor 4K, por exemplo, ou até mesmo um dock com uma placa de vídeo externa. E ainda tem um leitor de cartão SD Express 7.0, conector de áudio de 3,5mm e entrada para cabo de rede Gigabit Ethernet.

Preço e disponibilidade!

O novo ProArt Studiobook 16 OLED já está sendo vendido na Loja da ASUS por R$22.499.

Posts relacionados
ASUS Brasil

Ofertas no site da ASUS para o dia dos pais!

ASUS BrasilDicas de Fanáticos

5 NOTEBOOKS PARA O DIA DOS PAIS

ASUS Brasil

ASUS TUF F15 - o melhor custo-benefício da ASUS!

ASUS BrasilDicas de FanáticosNotebookNovidades

ASUS Dial, o botão multitarefa que vai mudar a sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.