ASUS Brasil

Zenbook 14X OLED Space Edition – Análise completa

Nesse post nós trazemos o teste fanático do novo Zenbook 14X OLED Space Edition, uma versão super especial do Zenbook 14X OLED que comemora o 25° aniversário do primeiro notebook ASUS a ir par ao espaço.

Nós fizemos a análise em vídeo do Zenbook 14X OLED Space Edition em vídeo. Deixe seu comentário sobre o que achou desse novo notebook.

Porque uma versão especial?

Antes de qualquer coisa, eu gostaria de explicar um pouco sobre a história da ASUS com viagens espaciais, tema do evento de lançamento e dessa versão especial do Zenbook 14X OLED.

O Zenbook 14X OLED Space Edition foi inspirado na viagem espacial de 1998 que levou o primeiro notebook ASUS ao espaço. Esse notebook enviado à estação espacial permaneceu em funcionamento por 600 dias sem apresentar qualquer falha. E assim permaneceu até o seu retorno . Por isso, o Zenbook 14X OLED Space Edition é uma edição limitada que comemora o 25º aniversário do primeiro notebook ASUS enviado ao espaço.

Dado as seguintes explicações, vamos a análise!

Design super especial do Zenbook 14 X OLED Space Edition

O ZenBook  traz esse design futurista e inovador, por todo o corpo, ele traz detalhes circulares que remetem ao tema espacial. Além disso ele traz várias surpresas escondidas representadas em código Morse, coordenadas geográficas ou gráficos. 

A cor dele, inclusive, não é por acaso. A ASUS chama essa cor de Zero-G Titanium, inspirada no Titânio que é um material amplamente utilizado na construção de naves espaciais. O notebook é todo construído em metal sólido e resistente, em uma peça única de liga aeroespacial com padrão militar de resistência.

Para que o Zenbook seja compacto, mas ao mesmo tempo confortável para digitação, o teclado também ocupa praticamente todo o espaço disponível, indo de uma ponta a outra e proporcionando maior produtividade e conforto para as mãos. E pra facilitar ainda mais o uso no dia a dia, o teclado também é  retroiluminado, para que você possa produzir mesmo no escuro.

Lembra do Numberpad, o touchpad exclusivo da ASUS que pode ser usado também como teclado numérico? Ele também está presente neste notebook. Assim você terá uma experiência mais produtiva e eficiente ao digitar. É só tocar no ícone no canto superior direito do touchpad para ativar o recurso. Fazendo isso, os leds sob o touchpad acendem para que você possa ver os números.

E mesmo quando o Numberpad estiver ativo, é possível controlar o cursor sem problemas. O Zenbook consegue reconhecer o movimento dos dedos pra entender se você está digitando um número ou movimentando o cursor.

No design em geral, nós temos um recurso que já vimos em outros notebooks ASUS, a tecnologia ErgoLift, ela foi criada para resolver dois problemas ao mesmo tempo.. Essas dobradiças suspendem ligeiramente o notebook para que fique em uma inclinação perfeita. Além de tornar o teclado mais ergonômico, ainda ajuda o computador a ventilar melhor para manter o desempenho sempre constante e melhorar a qualidade de som.

Para as conexões, nós temos uma saída HDMI e uma porta USB 3.2 tipo A. Além disso, traz duas portas USB tipo-C com tecnologia Thunderbolt 4 que faz transferência a uma velocidade de até 40Gbps. Nessas portas é possível conectar um monitor 4K, por exemplo. E ainda tem um leitor de cartão microSD e conector de áudio de 3,5mm.

O Zenbook 14X OLED Space Edition é bastante compacto. Ele pesa apenas um quilo e quatrocentos gramas e tem pouco mais de um centímetro e meio de espessura.

Tela OLED que se destaca no Zenbook 14 X OLED Space Edition

O grande destaque desse notebook fica na tampa traseira, uma tela OLED de 3,5 polegadas, chamada ZenVision. Você escolhe o que quer exibir nela. Pode deixar um tema animado com o tema espacial, notificações inteligentes de hora, data ou status da bateria, além de colocar mensagens em texto personalizadas.

O Zenbook 14X OLED Space Edition tem uma tela NanoEdge de 14 polegadas incrível, com bordas ultrafinas. Isso faz com que a tela do notebook ocupe 92% da parte frontal. Com resolução 2.8K e brilho de 550 nits, você tem uma das melhores experiênvias possíveis com uma tela OLED.

Como o nome já indica, essa tela é OLED e apresenta muito mais gama de cores e qualidade superior, o que entrega imagens com cores ultra-vívidas e nítidas. A prova disso é que essa tela tem validação  PANTONE, que garante cores fieis à realidade. Além disso, o notebook traz as tecnologias exclusivas ASUS Splendid e ASUS Tru2life que ajustam os parâmetros de exibição da tela para garantir que você tenha o melhor desempenho de cor para qualquer tipo de conteúdo.

A tela do novo Zenbook também traz taxa de atualização de 90Hz, essa taxa de atualização acima dos 60hz normais, faz com que as imagens fiquem mais fluidas, dando a sensação de mais velocidade na animação do sistema e em todo conteúdo exibido, ela também conta com tempo de resposta de apenas 0,2 milissegundos.

Essa tela ainda mais brilhante, possui cobertura de 100% das cores DCI-P3, para garantir o equilíbrio de cores, trazendo imagens vivas e realistas. Com a tela ocupando praticamente todo o espaço disponível, o notebook se torna extremamente compacto.

Com um design todo diferenciado e uma tela de altíssima qualidade, o hardware não poderia fiazer de fora!

Desempenho e bateria

O novo Zenbook Space vem equipado com um processador Intel Core i7 Série H da 12ª geração. A série H é a de melhor desempenho dentre os processadores da Intel e mais poderosos que processadores de notebooks convencionais. A memória RAM é de até 16GB LPDDR5 com 6400MHz de velocidade, que entrega uma velocidade maior consumindo menos energia. Já o desempenho gráfico está garantido com os gráficos integrados Intel Iris Xe.

Outro ponto que foi potencializado foi a inicialização do sistema e o acesso aos seus arquivos. Isso porque o Zenbook 14X OLED Space Edition traz armazenamento em SSD de 512GB. E não é qualquer SSD. Nós estamos falando de um SSD ultrarrápido PCIe 4.0.

Para estar sempre conectado na maior velocidade possível, o novo Zenbook vem com tecnologia WiFi 6E dual-band.  Além disso, traz o recurso ASUS WiFi SmartConnect, que gerencia as redes wifi para que você sempre esteja conectado à rede que estiver com melhor sinal. Assim você pode andar pela casa e sempre ter a melhor conexão disponível. A velocidade chega até a 2.400Mbps.

E para manter esse desempenho constante, o notebook vem com a tecnologia térmica ASUS IceCool de dois ventiladores. O Zenbook 14X OLED Space Edition tem uma dissipação de calor excepcional através de tubos de calor de 6 mm e 8 mm e ventoinhas duplas de 87 lâminas, que aceleram eficientemente a transferência de calor. As pás das ventoinhas são feitas de um polímero de cristal líquido que faz com que elas sejam mais leves e mais finas que as ventoinhas comuns. Cada pá da ventoinha possui um design aerodinâmico curvado em 3D, permitindo que ela alcance uma melhor taxa de fluxo. Além disso, elas também entregam uma redução na vibração e ruído, tornando a experiência de uso mais silenciosa.

O novo Zenbook traz uma bateria de íon de lítio de 3 células de 63Wh, e uma fonte de  100W. Ele tem suporte a USB-C Easy Charge, o que significa que o Zenbook pode ser usado com carregadores USB-C padrão de 5 a 20 volts. O carregamento ultrarrápido é compatível com qualquer carregador certificado Power Delivery, incluindo o que vem com o notebook.

Áudio

Se você busca uma experiência de áudio extraordinária, o Zenbook 14X Space Edition entrega uma qualidade de áudio incomparável. Ele traz um sistema de som estéreo Dolby Atmos, certificado pelos especialistas em áudio da Harman Kardon. Graças ao seu amplificador inteligente, que pode fornecer até 350% mais volume do que um amplificador padrão, você pode desfrutar de um som poderoso e cristalino, oferecendo entretenimento e comunicações muito mais imersivas.

Segurança e sensores

Eficiente também é o reconhecimento facial do ZenBook. Ele traz uma câmera infravermelho 3D com resolução de HD capaz de reconhecer o seu rosto mesmo em ambientes escuros. E como ela faz uma leitura em três dimensões, pode ficar tranquilo porque não é possível enganar esse reconhecimento facial através de uma foto.

Em conjunto com a tecnologia Windows Hello , a câmera faz com que o login ao ligar o Zenbook Space seja rápido, assim como o despertar do notebook. Além disso, o Zenbook também pode ser acionado por  voz  através das assistentes  cortana ou alexa.

Além disso, o notebook traz uma novidade bem legal no teclado: a tecla de ligar/desligar tem um leitor de digitais para você fazer login no sistema mais rapidamente, sem precisar digitar a senha.

Preço e disponibilidade do Zenbook 14 X OLED Space Edition

O Zenbook 14X OLED Space Edition já vem com Windows 11, pra você tirar proveito do mais recente sistema operacional da Microsoft. O notebook já está sendo vendido na loja da ASUS por R$13.499, com desconto de 10% se você pagar à vista.

Posts relacionados
ASUS Brasil

Ofertas no site da ASUS para o dia dos pais!

ASUS BrasilDicas de Fanáticos

5 NOTEBOOKS PARA O DIA DOS PAIS

ASUS Brasil

ASUS TUF F15 - o melhor custo-benefício da ASUS!

ASUS BrasilDicas de FanáticosNotebookNovidades

ASUS Dial, o botão multitarefa que vai mudar a sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.