GamesNovidades

Ray Tracing? Entenda o que é o recurso tão falado nos games!

Nos últimos tempos, e principalmente com a chegada dos consoles de nova geração e placas de vídeo mais recentes, tem-se falado muito sobre Ray Tracing. Esse recurso virou elemento quase obrigatório nos jogos atuais e tem algumas vantagens gráficas bem interessantes – e nesse post vamos explicar direitinho o que ele é e o que faz.

O Ray tracing, ou Traçado de Raios em uma tradução literal, é um algoritmo que simula o trajeto real dos raios de luz nos jogos – ou seja, reflete o objeto certo no ângulo certo. Com ele, é possível recriar cenários com mais fidelidade, e usar uma iluminação e reflexos mais próximos do que nós vemos no mundo real. Alguns exemplos são janelas, espelhos, ambientes com focos de iluminação e sombra. 

Seu principal uso até então é em  games, dando mais profundidade nos gráficos, aumentando o grau de realismo, com conteúdos cada vez mais imersivos. E o seu uso ainda pode ser aplicado em vários outros setores de desenvolvimento gráfico e audiovisual. Temos o cinema também, que já utiliza essas técnicas.

Outro detalhe é que essa tecnologia não oferece iluminação e reflexos fixos ou pré-definidos. O diferencial do Ray Tracing é que ele calcula e oferece essa luz em tempo real, enquanto você joga. Se você mexer seu personagem na frente de algo reflexivo, esse objeto mostrará exatamente o que você fez naquele instante. Isso é possível através da Hierarquia de Volume Delimitadora, que é uma estrutura acelerada de dados que permite fazer esse traçado em uma cena em tempo real.

Outros processos necessários para essa tecnologia são os cálculos de intersecção dos raios com os triângulos – ou seja, no que a luz bate, o trajeto que ela faz e o que exatamente ela deve fazer depois disso- e a redução de ruídos chamada “de-noising”.

Como o suporte ao Ray Tracing já existe em praticamente todas as principais Engines utilizadas para desenvolver jogos, não são só as grandes empresas que podem usá-lo. Ele está disponível inclusive para quem quer desenvolver um jogo independente, e são várias técnicas que podem ser usadas individualmente ou em conjunto – depende do que o desenvolvedor vai querer.

Se você é um jogador que não abre mão da experiência RTX, os produtos ASUS e ASUS ROG com suporte à tecnologia podem ser encontrados na Loja ASUS. Alguns modelos de notebook recomendados incluem:

Posts relacionados
Dicas de FanáticosNotebookNovidadesSmartphoneVideo

Dica De Fanáticos: Como conectar o celular no PC de forma fácil e rápida!

Dicas de FanáticosNovidadesVideo

Dica de Fanáticos: como editar fotos no notebook sem baixar NADA!

Dicas de FanáticosNotebookNovidadesVideo

Dica de Fanáticos: como editar vídeos com o Microsoft Fotos

NotebookNovidadesTestes FanáticosVideo

ASUS Vivobook 15 K513: conheça tudo sobre o notebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vale a leitura
ROG Phone 5 é o mais rápido do mundo no Antutu