Dicas de FanáticosNovidadesSmartphoneVideo

Dica de Fanáticos: Como rotear internet do celular para outros dispositivos

O sistema operacional Android, que equipa os Zenfones, permite compartilhar / rotear a internet que você usa no seu celular com outros dispositivos. Com esse recurso, é possível compartilhar tanto a rede WiFi quanto seus dados móveis, seja por rede 3G, 4G e, futuramente. 5G. No vídeo acima, então, vamos te mostrar como rotear internet do seu celular.

Para que as pessoas se conectem à rede que você está roteando, basta usar uma senha ou ler um código QR. Já para ativar o roteador do celular e conectá-lo com outros aparelhos, é preciso ir em Configurações > Rede e Internet > Ponto de acesso e Tethering. Nesta tela, você vai ter algumas opções pra configurar:

  • Primeiro, você ativa o ponto de acesso Wi-Fi e toca em cima dessa opção. Você vai colocar o nome do ponto de acesso, que é o nome da rede que vai aparecer nos outros aparelhos. 
  • Embaixo tem a opção Ocultar SSID. Nela, você decide se quer ocultar a sua rede, para que ela não apareça para outros aparelhos. Ao ocultar, você também desconecta todos os dispositivos que já estão conectados através do seu celular.
  • Em Segurança, você deve deixar a opção padrão, que é essa WPA2-Personal – isso porque ela é a mais segura e geralmente compatível com todos os tipos de dispositivos. 
  • Abaixo disso, está o campo para você adicionar a senha da sua rede. É essa senha que você vai compartilhar com os seus amigos quando eles precisarem de internet.

Nesse menu, ainda tem a possibilidade de desativar a rede automaticamente depois de um tempo, e tem como selecionar também a banda do ponto de acesso. É possível escolher entre as bandas 2,4GHz, 5GHz ou ambos.

Qual a diferença entre as bandas de rede? 

A banda 2,4GHz é a mais comum. Ela é compatível com uma gama maior de dispositivos no geral. Em relação a banda de 5GHz, ela entrega uma velocidade um pouco menor, mas cobre um espaço maior. 

Já a de 5GHz é mais rápida, porém tem um alcance menor que a de 2,4GHz.

Conexão apenas com permissão  

Você também pode selecionar que somente aparelhos permitidos se conectem à rede do seu celular. Para conceder essa permissão, é necessário que o aparelho se conecte uma vez à sua rede. Assim que estiver conectado, vai aparecer uma opção para você, dono do aparelho roteador, adicionar um outro dispositivo e selecionar aquele que vai receber a permissão.

Você pode ainda verificar os aparelhos que estão conectados à rede do seu celular e renomeá-los, se quiser. Tem também a opção de ativar a compatibilidade com padrão WiFi 6, caso seu dispositivo tenha suporte a essa tecnologia.

Conexão via USB

Além de fazer a conexão via sinal Wi-Fi, é possível rotear a internet via cabo USB com um computador ou notebook, via bluetooth e até com um cabo USB com entrada para cabo de rede.

Rede configurada, é só você passar o nome dela e a senha para que seus amigos se conectem. No celular deles, eles vão fazer o processo como se estivessem se conectando a uma rede Wi-Fi normal.

Por fim, se você estiver conectado à rede WiFi e à rede de dados móveis ao mesmo tempo, a internet da sua rede WiFi vai ser compartilhada por padrão. Se você não quiser que isso aconteça, é só desativar a rede WiFi e ficar conectado apenas à rede 3G ou 4G para que o sinal dela seja roteado.

Para conferir outras dicas como essa, não deixe de acompanhar o ASUS Fanáticos no Youtube e nas redes sociais!

Posts relacionados
Dicas de FanáticosNotebookNovidadesVideo

Dica de Fanáticos: Como criar seu planner pessoal no Google Planilhas

NotebookNovidadesVideo

AIPT: Conheça a tecnologia ASUS que entrega 40% mais desempenho!

Dicas de FanáticosNovidadesVideo

Veja como usar seu celular como webcam com o Link to MyASUS!

ASUS GlobalNovidades

ASUS leva 37 prêmios no Red Dot Design Award 2021!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vale a leitura
Dica De Fanáticos: Como conectar o celular no PC de forma fácil e rápida!