Dicas de FanáticosSmartphoneVideo

Como fazer pagamentos pelo WhatsApp

O WhatsApp liberou definitivamente a função de pagamentos dentro do aplicativo, assim você pode transferir quantias de dinheiro para seus contatos de uma forma muito simples. É tão simples quanto enviar uma imagem. O serviço já tinha sido lançado por aqui no ano passado, mas na época o banco central suspendeu o recurso pra fazer uma avaliação e verificar se a ferramenta era segura e se obedecia a lei que rege o Sistema de Pagamentos Brasileiro. Após essa avaliação, o facebook recebeu sinal verde e em maio deste ano voltou a disponibilizar esse serviço.

Mas como funciona o pagamento por WhatsApp? De onde sai o dinheiro, pra onde vai?

Ao fazer pagamentos pelo WhatsApp, o dinheiro sai da sua conta no banco e vai pra conta do seu contato. É como uma transferência normal, como o DOC, TED ou Pix. Mas ao invés de você fazer isso dentro do aplicativo do banco, você faz pelo WhatsApp. Assim como no Pix, não há cobrança de taxa pra fazer essa transferência.

Por enquanto, para usuários comuns, é possível cadastrar apenas cartões de débito. A função crédito para essas transações interpessoais não está disponível. E pra poder usar o serviço, é necessário que sua conta seja de algumas dessas instituições bancárias:

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop: Visa

E como que você faz pra usar? Esse é um recurso que não está disponível pra todo mundo ainda – não ao menos até a publicação desse vídeo. É uma atualização que vai ser liberada em lotes. Pra verificar se o WhatsApp pagamentos já está disponível pra você, primeiro você verifica que está com a última versão do aplicativo, indo na playstore. Se aparecer a opção “abrir”, você já está com a última. Se não, vai aparecer o botão de atualizar.

Atualização feita, você abre o aplicativo e vai nos três pontinhos no canto superior direito. Se entre as opções aparecer a de “Pagamentos”, significa que o recurso está disponível pra você. Se não aparecer, continua neste post que eu vou te mostrar como forçar o WhatsApp a te mostrar essa opção.

Nessa opção Pagamentos você já pode fazer todas as configurações. Primeiro, será necessário concordar com os termos de serviço, depois disso você insere os dados do cartão, define uma senha para as transações e pode já ativar o uso do leitor de digitais no lugar da senha. Também vai ser necessário fazer um cadastro com nome e endereço completo. Depois disso, vai ser necessário confirmar o cartão através de um código que vais chegar por SMS ou através do aplicativo do seu banco.

Créditos: WhatsApp

Um parênteses aqui pra uma colocação muito importante

Nunca informe pra ninguém esses códigos de segurança que você recebe por SMS. Tem muita gente mal intencionada por aí que usa desses artifícios pra conseguir clonar seu WhatsApp, por exemplo. Então se alguém pedir qualquer código que você vai receber por mensagem, não informe. Nunca, em nenhuma hipótese.

Cartão confirmado, pronto. Você já vai poder fazer pagamentos pelo WhatsApp. Pra isso, é só abrir a conversa da pessoa que vai receber o dinheiro. Ir no clipezinho de anexo, selecionar a opção Pagamentos, digitar o valor – lembre-se de usar vírgula quando necessário, escrever uma mensagem e enviar. Bem simples.

Caso a opção de pagamentos por WhatsApp não tenha aparecido pra você, tem como forçar pra que ela apareça. Pra isso, você precisa encontrar um amigo que já tenha esse recurso. Aí você pede pra ele te enviar uma transferência de um valor qualquer. Como você vai precisar receber esse dinheiro, o WhatsApp vai liberar toda aquela configuração que eu já mostrei pra vocês, pra incluir número do cartão e afins. Depois disso, o dinheiro que você recebeu vai pra sua conta e você já vai poder usar esse recurso normalmente.

A ideia do Pagamentos no WhatsApp é facilitar a transferência de dinheiro entre pessoas, pra dividir aquela conta do bar, pra rachar a pizza do final de semana. Se o WhatsApp detectar que o uso está sendo feito de maneira comercial, fora do WhatsApp business, ele pode bloquear a conta do usuário. E tem um limite de transações possíveis.

Você pode enviar até R$1 mil por transação e receber até 20 transações por dia. Por mês, você pode movimentar um total de R$5 mil. Caso você atinja esse limite, não será possível enviar nem receber pagamentos. O seu banco também pode definir outros limites. Então vale a pena consultar antes de usar.

Se você tem receio com relação à segurança dos dados do seu cartão, o WhatsApp garante que os dados são protegidos por criptografia, conforme os requisitos do PCI, que é o Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão. E por diversas camadas de segurança. Pra manter a segurança das transações, nunca informe sua senha pra outras pessoas e ative a biometria do celular pra que apenas você possa autorizar o envio de dinheiro.

Se ficou com alguma dúvida, pode perguntar pra gente aqui nos comentários que nós vamos tentar te ajudar. Se gostou desse post, confira outras Dicas de Fanáticos.

Fonte: WhatsApp

Posts relacionados
Dicas de FanáticosNotebookNovidadesVideo

Dica de Fanáticos: Como criar seu planner pessoal no Google Planilhas

NotebookNovidadesVideo

AIPT: Conheça a tecnologia ASUS que entrega 40% mais desempenho!

Dicas de FanáticosNovidadesVideo

Veja como usar seu celular como webcam com o Link to MyASUS!

Dicas de FanáticosNovidadesSmartphoneVideo

Dica de Fanáticos: Como rotear internet do celular para outros dispositivos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *