ASUS BrasilDicas de FanáticosSmartphoneVideo

O que é a tecnologia DC Dimming que equipa os celulares da ASUS

Você sabia que as telas dos smartphones podem ser muito agressivas aos olhos? Principalmente à noite! Para isso, existe DC Dimming, uma tecnologia que equipa os celulares da ASUS para tornar o uso dos aparelhos cada vez mais seguro. Nesse post a gente te explica como ele funciona. 

Diminuir o brilho da tela parece inofensivo, né? Mas uma das técnicas mais usadas no mercado para diminuir o brilho é reduzir o tempo que o painel responsável por iluminar a tela fica ligado. Você nem percebe, mas ao fazer isso, ela fica apagando e acendendo por um intervalo de tempo. É como se ficasse piscando muito rápido. É isso que a gente chama de cintilação da tela. Ela é imperceptível a olho nu. Normalmente nós enxergamos essa cintilação nos vídeos que mostram telas de celular. Mas mesmo que você não perceba, essa cintilação cansa seus olhos, deixando a experiência de uso mais desconfortável a longo prazo. Cansa, principalmente, ao usar o celular à noite, com brilho reduzido. Em algumas pessoas, isso causa até dor de cabeça.

Pensando nisso, a ASUS inseriu em seus smartphones a tecnologia DC Dimming. Essa tecnologia elimina ou diminui muito a cintilação de tela. Sem cintilação, fica mais confortável usar o celular por bastante tempo.

Essa tecnologia muda a forma como o brilho é controlado no smartphone. São detalhes bem técnicos, mas vamos tentar te explicar da maneira mais fácil. A técnica mais tradicional até então é chamada de PWM Dimming. Ela reduz o brilho diminuindo a largura do pulso de luz. Essa imagem logo abaixo pode te ajudar a entender. Quando o brilho tá em 100%, o painel que ilumina a tela fica aceso o tempo todo. Quando você reduz o brilho para 50%, ele alterna entre ligado e desligado por um intervalo constante. Já em 25% de brilho, o tempo que o painel fica ligado a é maior que o tempo que fica aceso, por isso a cintilação fica mais evidente.

dc dimming explicação

Para corrigir isso, a tecnologia DC Dimming controla o brilho de outra forma. Em vez de diminuir a largura do pulso de luz, apagando e acendendo a tela, ela controla o brilho variando a energia fornecida ao circuito. Para ter mais brilho, fornece mais energia e para um brilho menor, menos energia. Na teoria é bem simples. Mas não é uma tecnologia amplamente utilizada porque essa alteração na energia fornecida à tela alterava as cores dela. Nos últimos anos, esse probleminha foi solucionado e agora já deve se tornar cada vez mais comum em smartphones. Os celulares da ASUS que possuem essa tecnologia DC Dimming são o Zenfone 7, os aparelhos da linha ROG Phone 5 e da linha Zenfone 8.

antes e depois dc dimming que equipa celulares asus

Para ativar o recurso você vai em Configurações > Tela > DC Dimming. Ele funciona apenas quando a taxa de atualização da tela estiver configurada em 60Hz.

dc dimming configuração dos celulares asus

Além dessa tecnologia, os aparelhos da ASUS vêm equipados com outros recursos para evitar desconforto durante o uso. Tem o Modo noturno, que deixa o aparelho numa cor âmbar. Isso facilita olhar pra tela ou ler com pouca luz, ajudando você a adormecer com mais facilidade. E também um modo que muda as cores da tela para preto e branco na hora de dormir, evitando distrações.

dc dimming que equipa celulares asus

Para conferir mais dicas como esta, confira a nossa playlist Dicas de Fanáticos em nosso canal no youtube, clicando aqui. Aproveite para se inscrever em nosso canal e  conferir outros vídeos sobre os produtos da ASUS!

Posts relacionados
Dicas de FanáticosGamesSmartphoneVideo

Gerencie seus jogos com o Armoury Crate do ROG Phone 5

ASUS BrasilDicas de FanáticosGamesSmartphoneVideo

Conheça tudo sobre o Game Genie do ROG Phone 5

ASUS BrasilDicas de FanáticosSmartphoneVideo

Zenfone 8 Flip: como salvar posições favoritas da câmera

ASUS BrasilASUS GlobalNotebook

Confira as novidades da ASUS ROG apresentadas na CES 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vale a leitura
Como aumentar o desempenho e a duração de bateria do ROG Phone 5s