NovidadesSmartphoneTestes FanáticosVideo

Conheça tudo sobre o novo Zenfone 8

A ASUS lançou no Brasil o novo Zenfone 8. O aparelho, que é grande em desempenho e compacto no tamanho, traz novidades muito legais. O novo smartphone da ASUS já está à venda na Loja ASUS por a partir de R$3.999,00. Confira tudo sobre ele em nosso Teste Fanático.

Design e Tela do Zenfone 8

O novo ASUS Zenfone 8 veio pra redefinir o design portátil. Isso porque ele foi projetado pra ser fácil de usar, mesmo com apenas uma mão. Ele traz uma tela de 5,9 polegadas. Aí você deve estar se perguntando por que a ASUS resolveu lançar um aparelho topo de linha compacto quando todo mundo lança smartphones maiores, né?

A ASUS chegou nesse tamanho depois de ouvir os consumidores e constatar que 67% dos entrevistados preferem uma tela menor que 6 polegadas. A empresa percebeu o crescimento vertiginoso do tamanho dos smartphones e questionou se isso era uma demanda dos usuários por telas maiores. Então, através de pesquisas de mercado, ela constatou que as pessoas optam pelos aparelhos maiores por conta do poder computacional e da autonomia de bateria, e não pelo benefício da tela.

E no mercado não haviam produtos compactos com poder computacional e autonomia de bateria do nível de topo de linha. Percebida essa lacuna no mercado de smartphones, a ASUS recorreu a novas pesquisas para entender qual seria o tamanho de smartphone ideal. Ela quis entender quais seriam as dimensões ideais em largura e altura do aparelho, de forma que fosse ergonômico e fácil de acessar os elementos na tela. E concluiu que o ideal seria um smartphone com até 150mm de altura e menos de 70mm de largura. Então, a partir disso, nasceu o desafio de colocar dentro de um corpo tão pequeno todo o poder computacional e autonomia de bateria de um smartphone topo de linha.

E como que a ASUS conseguiu colocar tudo isso dentro de um corpo super compacto? Redesenhando a placa-mãe. No Zenfone 7 e ROG Phone 5 ela já introduziu esse modelo, com uma placa-mãe de duas camadas. No ZenFone 8, esse projeto foi aperfeiçoado, adicionando uma terceira camada que otimiza as conexões entre as placas permitindo que mais componentes sejam distribuídos da melhor forma pela placa.

Com isso, a ASUS conseguiu entregar um aparelho topo de linha em um corpo reduzido. O Zenfone 8 tem apenas 148mm de altura e 68,5mm de largura.

A tela do Zenfone 8 é incrível, com taxa de atualização de 120Hz que exibe mais rapidamente os gráficos, em apenas 1ms. Isso faz com que a experiência ao jogar seja muito melhor. Além disso, as imagens são mais fluidas, sem aquele efeito fantasma. Tudo fica muito nítido, sem distorções. A tela do aparelho ainda traz suporte a cores HDR+ de 10 bits, entregando imagens com mais brilho e contraste. Essa tela é AMOLED e entrega cores mais vivas e um preto bem definido. Além disso, tem precisão Delta-E menor que 1 e cobertura de 115% das cores sRGB. Isso significa que as cores são as mais precisas possíveis, melhorando a experiência visual de um vídeo ou jogo.

A tela do Zenfone 8 também vem com a tecnologia DC-Dimming. Essa tecnologia reduz a cintilação de imagem em condições de pouca luz, deixando a experiência de uso mais confortável e evitando dores de cabeça e cansaço dos olhos.

E para visualizar muito bem o conteúdo da tela, mesmo sob a luz forte do sol, o Zenfone 8 traz brilho de 1100 nits. É uma quantidade nunca vista até então em um Zenfone. Sem recortes, essa tela traz a câmera frontal na lateral superior esquerda e o leitor de digitais abaixo dela.

O Zenfone 8 foi pensado pra ser fácil de usar, inclusive com apenas uma mão. Depois de muita pesquisa, testes e protótipos, a ASUS chegou nas dimensões perfeitas para o aparelho. Dimensões essas que garantem um maior alcance de tela no maior tamanho de tela possível.

E pra facilitar o acesso a áreas da tela mais difíceis de alcançar, o Zenfone 8 traz um novo modo de uma mão. Esse modo traz toda a parte de cima da tela pra baixo, permitindo que você alcance todo o conteúdo com apenas uma mão. Você define a altura de exibição dos apps e recursos nas configurações.

Tudo sobre o Zenfone 8: modo uma só mão do aparelho

O novo Zenfone 8 traz um design curvado premium, com acabamento em metal e vidro Gorilla Glass Victus. Essa é a tecnologia de proteção mais resistente disponível até o momento. Falando em resistência, este é o primeiro Zenfone com certificação IP68, o que assegura que o aparelho é resistente à água e poeira. Em testes, o aparelho resistiu até 30 minutos em 1 metro e meio de profundidade. É algo que muita gente pediu e agora tem.

Desempenho e bateria

O ASUS Zenfone 8 vem equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 888. Ele foi desenvolvido num processo de 5 nanômetros e traz compatibilidade com a rede 5G. É o processador mais rápido disponível no mercado. Em relação à geração passada desse processador, o 888 está até 25% mais rápido. Já o processamento gráfico está até 35% mais rápido que a geração anterior com a GPU Adreno 660. A experiência gráfica é incrível e é possível visualizar o mínimo detalhe de um jogo, inclusive daqueles mais frenéticos que atualizam rapidamente as imagens.

A abertura dos aplicativos e transição entre eles também vai ser muito rápida, pois o Zenfone 8 vem com até 8GB de memória RAM LPDDR5. Ela chega à velocidade de até 6400Mbps. Toda a experiência de uso é muuuito rápida, sem qualquer travamento ou lentidão. E o que já é rápido fica ainda melhor com a tecnologia Optiflex, que reduz o tempo de inicialização do aplicativo, deixando eles pré-carregados na memória RAM. É possível selecionar os apps que você deseja carregar ou deixar que o sistema faça a seleção automática, baseada no seu uso. Graças à tecnologia Optiflex, o tempo que um aplicativo demora pra abrir no Zenfone 8 é menor que em aparelhos da concorrência, como o Galaxy S21, por exemplo.

Tudo sobre o Zenfone 8: jogando PUBG Mobile no aparelho

Além disso, o armazenamento do Zenfone 8 também é ultrarrápido. Com a tecnologia UFS 3.1, ele tem capacidade de leitura e gravação muito mais rápida que smartphones convencionais. Assim a gente não perde tempo esperando pra acessar determinado aplicativo ou jogo na memória. O Zenfone 8 traz armazenamento de até 256GB.

Rápida também vai ser a conexão à internet. Além de trazer suporte às redes 5G que estarão disponíveis no Brasil, o Zenfone 8 também suporta a tecnologia WiFi6. Isso significa que esse novo padrão também é compatível com a frequência de 6GHz. Esse novo padrão permite uma conectividade mais estável e garante maior performance entre dispositivos compatíveis. Um dos grandes destaques é a oferta de uma quantidade maior de canais, evitando problemas de congestionamento.

O aparelho também traz suporte a bluetooth 5.1 pra transferência de arquivos mais rápidas e uma comunicação mais rápida e eficiente entre o celular e outros dispositivos bluetooth.

Apesar do tamanho compacto, o Zenfone 8 oferece uma excelente qualidade de áudio. Ele combina 2 alto-falantes estéreos Cirrus Logic de altíssima qualidade. Eles entregam maior imersão com sons graves. Outra novidade é o sistema AudioWizard que traz em seu sistema 4 perfis de sons e permite ainda a personalização de mais 10 equalizações, tudo isso em parceria com a Dirac, referência mundial em qualidade de áudio.

Pra que você possa usar o aparelho por bastante tempo, o Zenfone 8 traz bateria de 4000mAh. E o aparelho ainda vem com otimizações de software que permitem economizar energia, garantindo que a autonomia seja maior. Eu destaco aqui o modo “ultra durável”. Ele estende o tempo de duração da bateria ao colocar o processador e a GPU para rodar em baixa frequência, travar a tela em 60Hz, diminuir a sensibilidade ao toque e manter o mínimo possível de atividades em segundo plano.

E na hora de recarregar, a bateria do Zenfone 8 possui carregamento rápido Quick Charge 4.0, então não vai ser preciso esperar muito por uma recarga completa. O Zenfone 8 está disponível com a tecnologia de carregamento direto HyperCharge, que tem seu circuito de carregamento no adaptador de tomada de 30W. Ela proporciona ao Zenfone 8 tempos de carregamento mais curtos e seguros. A bateria vai de 0 a 60% em apenas 25 minutos.

Tudo sobre o Zenfone 8: modos de carregamento do aparelho

E pra prolongar a saúde da bateria, o sistema de carregamento do Zenfone 8 conta com diferentes opções de recarga. É possível selecionar um modo em que a bateria carrega lentamente, definir um horário de carregamento, e selecionar qual a porcentagem limite de carga que você quer dar no aparelho. Em conjunto com os modos de economia de energia, esse sistema entrega vida útil da bateria até duas vezes maior e uma economia de energia de até 67%.

Câmera do Zenfone 8

O Zenfone 8 vem com duas câmeras traseiras. A câmera principal é de 64 megapixels e vem equipada com o sensor mais poderoso da Sony, o IMX686. Esse sensor vem com a tecnologia Quad Bayer que age em duas frentes: ao fotografar em situações com pouca luz e para melhorar a definição de uma imagem. No primeiro caso, essa tecnologia transforma os dados de quatro pixels da mesma cor em um único pixel grande de alta qualidade, resultando em uma imagem de 16 megapixels mas com muito mais captação de luz. O sensor conta com o auxílio da abertura de f/1.8 da lente pra conseguir capturar mais luz e deixar as imagens mais iluminadas.

Agora em uma situação ideal de luz, essa tecnologia Quad Bayer permite utilizar todos os 64 megapixels da câmera, quando esta opção estiver selecionada nas configurações. Assim, a câmera do Zenfone 8 consegue entregar alta definição da imagem para visualizar melhor os detalhes de uma foto ao dar zoom. Com isso é possível fazer o recorte em uma foto e ainda ter uma imagem de alta qualidade, com todos os mínimos detalhes.

Alta qualidade sem perder o foco. Isso porque a câmera do Zenfone 8 possui auto-foco por detecção de fase semelhante ao encontrado em câmeras DSLR. A câmera foca com precisão em centésimos de segundo pra que as fotos saiam mais nítidas e focadas, mesmo ao capturar objetos em movimento. E o Zenfone 8 traz ajustes de foco e exposição independentes. Assim é possível definir o foco e manter a exposição ideal para o cenário de luz da foto.

Com o modo Noite, o Zenfone 8 vai tirar as melhores fotos em baixa luz que você já viu! Ao combinar várias capturas com diferentes níveis de exposição, o modo Noite consegue entregar o mais fino detalhe, com cores mais vivas e fiéis à realidade. Cores essas que normalmente são perdidas ao fotografar à noite e com detalhes que outros aparelhos não conseguem capturar.

Foto tirada à noite com o Zenfone 8

E para que as fotos fiquem mais nítidas em situação de pouca luz, o sensor da câmera do Zenfone 8, combinado com um algoritmo, consegue aumentar o brilho da imagem quando necessário. Com isso, as imagens saem com menos ruídos.

Outra novidade é o modo Documento, que transforma a câmera do aparelho em um scanner e salva esses arquivos em formato PDF. Todos esses modos podem ser editados e você escolhe quais vão aparecer na interface da câmera. Ah, e o Zenfone 8 também traz a possibilidade de colocar uma marca d’água personalizada nas suas fotos.

Com o novo smartphone da ASUS, também é possível gravar vídeos em até 8K a 24 frames por segundo ou 4K a 60 frames por segundo. O resultado é um vídeo de alta qualidade, muito fluido e rico em detalhes. Tudo isso com estabilização eletrônica, pra evitar imagens tremidas e borradas. E o aparelho traz configurações especiais para os vídeos. Tem o modo de HDR, pra deixar as imagens mais equilibradas, com as áreas com sombra mais visíveis e sem deixar as áreas claras estouradas. E ainda tem o modo Pro pra mexer nas configurações da câmera antes de filmar. Esse modo permite também outras opções muito legais. Tem a possibilidade de aumentar ainda mais a estabilidade do vídeo. Uma opção de zoom livre, que dá um zoom suave num objeto que você destaca. E esse objeto, ou pessoa, não precisa necessariamente estar centralizado. E umas opções de áudio também bem interessantes.

Tem um filtro que elimina o barulho do vento pra capturar a sua voz com mais clareza ao filmar // e o foco de microfone que acompanha o zoom do aparelho pra capturar o som daquele objeto no qual você deu o Zoom.

Para capturar mais do ambiente, a câmera secundária do Zenfone 8 é de 12MP e 113º, capaz de entregar um ângulo de visão maior que câmeras tradicionais. E ela vem equipada com uma tecnologia que corrige aquelas distorções causadas por lentes grande angular. A imagem fica natural, como se você tivesse tirado a foto de uma distância bem maior.

Equipada com um sensor da sony, o IMX363, essa câmera UltraWide entrega imagens brilhantes, nítidas e com auto-foco superrápido. Ela permite ainda fazer fotos macro, de objetos bem pequenos, a apenas 4cm de distância. Na hora de filmar, também é possível gravar vídeos em até 4K a 60 frames por segundo com essa câmera grande-angular.

Para tirar selfies e fazer chamadas de vídeo de alta qualidade, o Zenfone 8 vem equipado com uma câmera frontal de 12 megapixels e sensor Sony IMX663. Essa câmera também conta com auto-foco super rápido pra tirar fotos nítidas e sem borrões.

O Zenfone 8 já está sendo vendido na Loja ASUS por a partir de R$3.999 à vista. Garanta o seu!

Posts relacionados
Dicas de FanáticosSmartphoneVideo

Faça isso para economizar bateria e memória RAM do seu celular ASUS

Dicas de FanáticosSmartphoneVideo

Como aumentar o desempenho e a duração de bateria do ROG Phone 5s

NotebookSmartphone

Black Friday ASUS 2021: confira as principais ofertas

NotebookSmartphone

Confira as promoções da ASUS no Esquenta Black Friday

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *