NovidadesSmartphoneTestes FanáticosVideo

Teste Fanático: conheça o novo ASUS ZenFone 7

A ASUS lançou no Brasil o novo ZenFone 7. É o primeiro do mundo a trazer três câmeras frontais e traseiras. O smartphone consegue fazer isso graças ao módulo de câmera flip que foi aprimorado e está mais eficiente e poderoso. Muita gente questionou se o aparelho viria com esse módulo, achando que seria impossível colocar três câmeras nesse tipo de mecanismo. Mas a ASUS mostrou que é possível e manteve esse sistema. Confira tudo sobre o ZenFone 7 no nosso Teste Fanático.

Câmera Flip do ZenFone 7

Assim como no ZenFone 6, esse módulo também é construído com uma liga de metal líquido, que é mais leve e mais resistente que o aço inoxidável. O motor desse módulo tá 40% menor em relação ao ZenFone 6 e também mais silencioso. De acordo com a ASUS, ele permite fazer até 200.000 flips, o que seria cerca de 100 flips por dia por mais de cinco anos.

Assim como na geração passada, a ASUS implementou no módulo um sensor gravitacional que consegue perceber se o smartphone está caindo. Caso o módulo esteja aberto, ele fecha rapidamente pra evitar qualquer dano ao mecanismo. A câmera flip do ZenFone 7 também usa outros dois sensores que facilitam a nossa experiência ao usar o aparelho e ajudam a proteger o módulo. Tem o sensor de proximidade detecta quando estamos falando ao telefone e evita o acionamento por acidente do módulo. E o giroscópio detecta se o aparelho está em cima de uma mesa, por exemplo, e impede o movimento do módulo pra não forçar o mecanismo. Além disso, tem um novo sensor de ângulo que foi entrega um controle mais preciso da rotação.

Mas o mais legal desse módulo é que ele permite que a gente explore outras possibilidades de fotografia. Eu gosto muito de dar rolês sozinho e nem sempre tem alguém por perto pra tirar um foto minha em algum lugar. Com o ZenFone 7 eu posso deixar o módulo em cerca de 90º, como se fosse um tripé, apoiar o celular numa superfície, ativar o timing e deixar que ele tire a foto pra mim.

Um botão na interface da câmera permite fazer o controle do módulo para escolher o melhor ângulo da foto ou vídeo. Também é possível controlar pelo volume ou ajustar com a mão mesmo. E uma novidade do ZenFone 7 é a possibilidade de memorizar até três posições favoritas pra colocar a câmera no ângulo desejado mais rapidamente.

A câmera principal do ZenFone 7 é de 64 megapixels e vem equipada com o sensor mais poderoso da Sony, o IMX686. O sensor conta com o auxílio da abertura de f/1.8 da lente pra conseguir capturar mais luz e deixar as imagens mais iluminadas. Essa câmera possui também auto-foco por detecção de fase, que é uma tecnologia semelhante à encontrada em câmeras DSLR, por exemplo. A câmera foca com precisão em apenas 3 centésimos de segundo pra que as fotos saiam mais nítidas e focadas, mesmo ao capturar objetos em movimento. Essa precisão no foco é alcançada utilizando um raio infravermelho que detecta a distância entre o ZenFone 7 e o elemento da foto.

Uma novidade muito bacana é que o ZenFone 7 traz ajustes de foco e exposição independentes. Assim é possível definir o foco e manter a exposição ideal para o cenário de luz da foto. Também tem o modo Noite. Nesse modo, o ZenFone 7 consegue tirar excelentes fotos em baixa luz! Ele combina várias capturas com diferentes níveis de exposição, e entrega muito mais detalhe, com cores mais vivas e fieis à realidade. E para que as fotos e selfies fiquem mais nítidas em situação de pouca luz, o sensor da câmera do ZenFone 7, combinado com um algoritmo, consegue aumentar o brilho da imagem quando necessário. Com isso, as imagens saem com menos ruídos que na geração anterior.

Com o ZenFone 7, é possível gravar vídeos em até 8K a 30 frames por segundo ou 4K a 60 frames por segundo. É a primeira câmera selfie capaz de fazer isso. O resultado é um vídeo de alta qualidade, muito fluido e rico em detalhes. Tudo isso com estabilização eletrônica, pra evitar imagens tremidas e borradas.

E ainda tem o modo Pro pra mexer nas configurações da câmera antes de filmar. Esse modo permite também outras opções muito legais. Tem a possibilidade de aumentar ainda mais a estabilidade do vídeo. Uma opção de zoom livre, que dá um zoom suave num objeto que você destaca. E esse objeto, ou pessoa, não precisa necessariamente estar centralizado.

O ZenFone 7 também traz umas opções de áudio também bem interessantes. Tem um filtro que elimina o barulho do vento pra capturar a sua voz com mais clareza ao filmar e o foco de microfone que acompanha o zoom do aparelho pra capturar o som daquele objeto no qual você deu o Zoom.

Para capturar mais do ambiente, a câmera secundária do ZenFone 7 é de 12MP e 113º. E ela vem equipada com uma tecnologia que corrige aquelas distorções causadas por lentes grande angular. A imagem fica natural, como se você tivesse tirado a foto de uma distância bem maior. Equipada com um sensor da sony, o IMX363, essa câmera UltraWide entrega imagens brilhantes, nítidas e com auto-foco superrápido. Ela permite ainda fazer fotos macro, de objetos bem pequenos, a apenas 4cm de distância. Na hora de filmar, é possível gravar vídeos em até 4K a 60 frames por segundo com essa câmera Ultrawide.

Já a terceira câmera do ZenFone 7 é uma telefoto com com zoom óptico de 3X e Zoom digital de até 12X pra aproximar muito de uma imagem. E se você quiser trocar de câmera enquanto filma ou tira fotos, essa transição é feita suavemente entre as três câmeras.

Exemplo de fotos com as três câmeras do ZenFone 7
Fotos com câmera principal, ultrawide, telefoto com zoom de 3X e 12X

E toda a qualidade que nós temos ao fotografar paisagens, nós vamos ter também ao tirar selfies. Já que outra possibilidade bem legal dessa câmera do ZenFone 7 é rotacionar o módulo para usá-lo como câmera frontal. Esse módulo faz o ZenFone 7 ter uma das melhores câmeras frontais disponíveis atualmente. Seja para tirar selfies em 64 megapixels, usar a grande angular para enquadrar mais amigos na selfie ou a telefoto para dar zoom, o ZenFone 7 entrega a melhor combinação de câmeras.

Tela e Design do ZenFone 7

O ZenFone 7 vem com uma tela NanoEdge AMOLED de 6,67 polegadas! Ela tem as bordas super finas e ocupa 92% de toda a parte frontal. E como não foi necessário colocar um notch para a câmera frontal, não existe nenhum desperdício do espaço útil da tela. Ao jogar e assistir a vídeos, é possível visualizar todo o conteúdo sem perder nenhum detalhe. A tela está toda à disposição.

Com resolução Full HD+ e suporte a cores HDR10+, a tela do ZenFone 7 entrega imagens de altíssima qualidade. Ela tem cobertura de 100% das cores DCI-P3, então as fotos e vídeos são vistos não só com todos os detalhes, mas também com cores fiéis à realidade. E tudo é visto tranquilamente mesmo sob a luz forte do sol, já que a tela do ZenFone 7 tem brilho de 700 nits. Uma novidade é que essa tela tem taxa de atualização de 90Hz, exibindo mais rapidamente as imagens, em apenas 1ms. As imagens ficam mais fluidas, sem aquele efeito fantasma, mais nítidas e sem distorções. Para entregar uma resistência maior a arranhões e quedas, o novo ZenFone 7 vem com a tecnologia Gorilla Glass 6. Essa tecnologia foi desenvolvida para ajudar a proteger a tela de quedas e arranhões.

Tela do ZenFone 7

A parte de trás do ZenFone 7 também está protegida. Ela vem com Gorilla Glass 3D, com as extremidades arredondadas, que além de entregar maior resistência às bordas, também tornam a pegada do aparelho mais confortável. Na lateral do aparelho, o ZenFone 7 traz um novo botão inteligente que tem três funções. Ele pode ser usado como botão de ligar e desligar, como um botão configurável, pra abrir mais rapidamente algum recurso. E funciona também como leitor de digitais, então esse recurso tá agora na lateral do aparelho, e não atrás, o que deixou ainda mais rápido o seu acesso.

Desempenho e Bateria

O novo ZenFone 7 vem equipado com o processador Snapdragon 865 de oito-núcleos. A geração desse processador é a mais potente disponível no momento e a gente percebe isso ao usar o aparelho. Toda a usabilidade é rápida, não há gargalos ao jogar ou rodar aplicativos mais pesados. E a qualidade gráfica também é excelente, sendo possível visualizar todos os detalhes. O Snapdragon 865 vem equipado com a GPU Adreno 650 que aumenta em 10% o processamento gráfico em relação à geração passada.

A memória RAM de 6GB faz com que seja muito rápido abrir aplicativos e alternar entre eles. Se você estiver no meio de um jogo e quiser checar uma notificação no instagram, por exemplo, você vai conseguir ir de um para o outro rapidamente e voltar sem perder tempo. Essa memória com tecnologia de última geração está até 51% mais rápida que a geração anterior.

Rodando jogo no ZenFone 7

O ZenFone 7 traz 128GB de armazenamento interno, o que é bastante espaço pra um smartphone. Cabem muitos aplicativos, jogos, fotos e vídeos. É uma quantidade que você pode usar despreocupado, que vai demorar pra encher. E você pode ainda colocar um cartão microSD de até 2TB no ZenFone 7, pra ter ainda mais memória.

Esse armazenamento do aparelho vem com uma tecnologia chamada UFS 3.1, que armazena e permite acessar as informações armazenadas mais rapidamente. Assim a gente não perde tempo esperando pra usar determinado aplicativo na memória. Em relação à versão anterior, a UFS 3.1 está 15% mais rápida.

Rápida também é a conexão ao WiFi e à rede de dados. O aparelho traz as mais recentes tecnologias de conexão com a internet e entrega alta velocidade de navegação. E o ZenFone 7 já traz até compatibilidade com a rede 5G para as novas bandas que estarão disponíveis no Brasil.

E mesmo usando a internet o tempo todo, a bateria de 5000mAh vai durar tranquilamente um dia inteiro. Em uso um pouco mais leve, o aparelho chega a até dois dias. E na hora de recarregar, a bateria do ZenFone 7 possui carregamento rápido Quick Charge 4.0, então não é preciso esperar muito por uma recarga completa. Além disso, com o auxílio de Inteligência Artificial e carregamento programável, é possível aumentar a vida útil e proteção da bateria.

O ZenFone 7 vem com a ZenUI 7, que é a nova versão da interface exclusiva da ASUS. A cada versão ela fica mais simples, rápida e inteligente. A ZenUI 7 traz uma nova barra de configurações rápidas pra usar com apenas uma mão, novas opções de customização do sistema, pra alterar fonte, tema e formato dos ícones. Além de permitir alterar os estilo do botão de desligar e mexer nas animações do sistema sem precisar entrar nas configurações de desenvolvedor.

Como vocês puderam ver, o ZenFone 7 é um aparelho completo. Ele traz inovação, com três câmeras no módulo flip, um design premium e o que há de melhor em tecnologia de tela e desempenho. O aparelho já está sendo vendido na loja online da ASUS por a partir de R$5.399,00.

Prós

  • Câmera Flip
  • Tela
  • Design
  • Performance
  • Bateria

Contras

Garanta o seu ZenFone 7
Posts relacionados
GamesHardwareNovidadesSmartphone

ROG Phone 5 é o mais rápido do mundo no Antutu

NovidadesSmartphone

Android 11 começa a chegar ao ZenFone 7!

Dicas de FanáticosNovidadesSmartphoneVideo

Como abrir aplicativos mais rápido no ZenFone

Dicas de FanáticosNotebookNovidadesTablet

Dica de Fanáticos: como usar a Leitura Avançada do Windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *