Como fazer pagamentos com o ZenFone

Como fazer pagamentos com o ZenFone

Sabia que é possível fazer pagamentos com o ZenFone? Celulares equipados com NFC, como o ZenFone 5, 5Z e ZenFone 6, permitem que você use o aparelho em vez de seu cartão de débito ou crédito. Essa forma de pagamento é chamada de pagamento por aproximação, já que literalmente, você aproxima o celular da maquininha pra concluir a transação. Neste vídeo eu vou te mostrar como configurar seu celular pra fazer isso e como proceder na hora de fazer o pagamento.

Os ZenFones compatíveis já vêm com o aplicativo Google Pay instalado. É esse aplicativo que a gente vai usar pra cadastrar nosso cartão. Mas não é qualquer cartão que é compatível com o serviço. Aqui você pode verificar se o seu permite usar o pagamento por aproximação.

Cartão compatível, o procedimento é o seguinte: você abre o Google Pay, vai em Pagamento e toca no botão pra adicionar uma forma de pagamento. Aí é só seguir as instruções da tela. Você pode tirar uma foto do cartão para o app fazer a leitura dos dados ou pode inserir esses dados manualmente.

Depois de concluir a inclusão do cartão, alguns bancos podem solicitar que você faça a validação desse procedimento no caixa automático de uma agência, por questões de segurança. Se não for o caso do seu banco, feito isso seu cartão já vai estar habilitado. Aí é só usar.

Como fazer pagamentos com o ZenFone?

Pra usar, o estabelecimento precisa ter uma maquininha compatível com essa forma de pagamento por aproximação. Eu tenho usado há bastante tempo e não tem sido incomum encontrar locais que aceitem. Até o mercadinho aqui ao lado aceita. Mas é sempre bom verificar antes de deixar seu cartão em casa.

Na hora de pagar o procedimento é bem simples. Você precisa estar com o NFC ligado e com o celular desbloqueado. Aí você diz que vai pagar com o celular e o caixa do local só precisa pegar a maquininha, digitar o valor direto e selecionar a opção débito ou crédito. Depois disso, é só você aproximar o celular da maquininha e aguardar por um sinal. Costuma ser bem rápido.

Depois disso, no Google Pay você pode ir acompanhando todos os pagamentos que você fez com seu cartão. O aplicativo funciona como sua carteira digital e lá você pode cadastrar outros cartões e até cadastrar seus programas de milhas, por exemplo. Vale a pena dar uma explorada no aplicativo.

É seguro?

Se você se preocupa com a segurança dos seus dados, o Google garante que ele não passa as informações reais do seu cartão pra empresa. Em vez disso, o comerciante recebe um número criptografado específico. Se vale a minha experiência, tenho usado essa opção há mais de um ano e até hoje não tive problemas. Pelo contrário, quando saí de casa sem a intenção de usar o cartão, deixando a carteira em casa, e no fim acabei precisando de algo, o pagamento por celular já me salvou algumas vezes.

Comentários

Comentários

Compartilhar: