NotebookNovidadesTech

Windows 11 é lançado oficialmente – saiba como baixar!

O Windows 11 está disponível oficialmente para computadores compatíveis. A atualização é gratuita e traz algumas novidades interessantes – das quais falaremos nesse post. Também ensinaremos aqui como achar a versão final do sistema operacional da Microsoft para instalar no PC.

Interface

A interface do Windows 11, ou seja, o visual que o usuário vê logo de início, teve uma boa mudança comparada ao Windows 10. Por padrão, os botões Iniciar, Busca e Documentos, por exemplo, estarão centralizados na parte inferior da tela, onde fica a barra de tarefas. O menu Iniciar também ganhou uma repaginada, parecendo um launcher de aplicativos mais limpo. 

No geral, todo o sistema ganhou um ar mais “clean”, com novos temas para personalização e um aplicativo Configurações totalmente redesenhado, com um design baseado em elementos da linguagem Fluent da Microsoft. Aplicativos pré-instalados no Windows 11, como o Paint, a Calculadora e o Relógio, também foram atualizados com um visual mais moderno e novas funções.

Para quem não gostar dos ícones centralizados, é possível recolocá-los na lateral esquerda neste mesmo app de Configurações. E o Windows 11 traz novos temas de contraste e uma interface atualizada para a tela de seleção de filtros de cor. 

Widgets e Layout

Outras mudanças perceptíveis são o novo painel de Widgets e novas opções de distribuição de tela no Windows 11. O sistema operacional agora exibe diferentes opções de layout quando o usuário posiciona o cursor do mouse no botão Maximizar. A quantidade de opções varia dependendo do monitor. 

Já os Widgets permitem que o usuário acesse informações como a previsão do tempo, trânsito, notícias e até Entretenimento, que destaca conteúdo da Microsoft Store, em algumas regiões . Os usuários podem adicionar e remover widgets facilmente. Além disso, o aplicativo Chat do Microsoft Teams, que tem um ícone fixo na barra de tarefas por padrão.

Microsoft Store

Outro serviço que ganhou um novo visual é a Microsoft Store. Agora ela oferece um mecanismo de pesquisa e biblioteca atualizada. A Microsoft Store foi aberta para mais desenvolvedores e também oferece mais apps para desktop, como o navegador Opera, Progressive Web Apps (PWAs) como o editor de vídeos Clipchamp e lojas de terceiros como a Epic Games Store. 

O suporte para aplicativos do Android, mencionado pela Microsoft quando o sistema foi apresentado em junho, não está disponível agora. Ele será introduzido em 2022.

Games

O Windows 11 introduz algumas novidades especificamente para quem joga. Ele vem com o aplicativo Xbox pré-instalado e permite que o usuário baixe e jogue os mais de 100 jogos disponíveis como parte do Xbox Game Pass. Mas esse serviço precisa ser assinado.

O suporte para o recurso DirectStorage, que utiliza SSDs NVMe e GPUs com suporte para DirectX 12 para acelerar o carregamento de jogos compatíveis, também está presente. E o Auto HDR, também presente nos consoles Xbox Series X e Xbox Series S, habilita automaticamente o HDR em jogos sem suporte – mas o monitor usado pelo usuário precisa ter suporte ao HDR.

Como atualizar para o Windows 11?

O Windows 11 requer um computador equipado com um dos processadores suportados oficialmente, pelo menos 64GB de espaço livre em disco, 4GB de memória RAM, o chip TPM (Trusted Platform Module) 2.0 e suporte para Inicialização Segura (Secure Boot). Já o Windows 11 Home também precisa estar conectado à internet para concluir o processo de instalação.

Os usuários podem verificar se seus PCs são suportados ou não pelo Windows 11 utilizando a ferramenta Verificação de Integridade do PC (PC Health Check) da Microsoft.

Outra maneira é entrar na aba de atualizações disponíveis do seu sistema Windows da seguinte forma: 

  • Vá em Configurações > Atualização e Segurança.
  • Clique em Verificar se há atualizações.

Abaixo disso, também deve existir um aviso de “Atualização de recursos para Windows 10, versão 21H1”. É a partir dali que você fará a atualização do seu PC para o Windows 11. Você terá a opção de Baixar e Instalar ou ver o que está incluso no upgrade.


Para mais informações e dicas como essa, acompanhe o ASUS Fanáticos nas redes sociais e também no Youtube!

Posts relacionados
ASUS BrasilASUS GlobalNotebook

Confira as novidades da ASUS ROG apresentadas na CES 2022

ASUS BrasilASUS GlobalDicas de FanáticosNotebook

ASUS anuncia novos notebooks na CES 2022

ASUS BrasilDicas de FanáticosNotebookVideo

Usa o pacote Adobe? Então você precisa conhecer o Screenpad Plus!

ASUS BrasilDicas de FanáticosNotebook

Meu PC vai receber o Windows 11? Veja como descobrir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vale a leitura
Teste Fanático: Saiba tudo sobre o ROG Phone 5s Pro!